25.6.05





Quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio.




PARIS EM CHAMAS - Ontem eu vi Tom Hanks e Audrey Tatou filmando O Codigo da Vinci, em frente ao Museu do Louvre. Eles estavam dentro de um Smart, um pequeno carro, muito popular em Paris, menor que um Fusca. Na frente do carro havia uma estrutura metalica onde uma camera estava acoplada. Como eu li o livro, sei exatamente a cena que eles estavam filmando. E o momento em que a jovem Sophie Neveau ajuda Robert Langdon a fugir do Museu, quando ele esta sendo interrogado pela policia. A cena foi filmada varias vezes, com a camera posicionada em diferentes angulos. Na frente do carro, depois atras, depois do lado. Apesar da estrutura montada em torno da filmagem, foi possivel ver os atores bem de perto. E havia uma luz especial dentro do automovel que deixava os atores bem iluminados.


A cena foi rodada na rue de Rivoli, bem em frente ao Museu. Varias ruas do centro de Paris foram interditadas para a realizacao do filme, o que provocou um imenso engarrafamento na sexta-feira a noite. Uma area ao lado do museu foi cercada e la haviam uns cinquenta veiculos que faziam parte da producao: caminhoes, trailers, vans e minivans. Um caminhao com um imenso guindaste foi posicionado em frente ao museu. No alto do guindaste uma estrutura com refletores iluminava toda a fachada do Louvre. Turistas, fanzocas e paparazzis se posicionavam alem das areas interditadas, tentando conseguir um melhor angulo para assistir as filmagens. Fotografos do Le Monde, Paris Match e Le Figaro nao paravam de fotografar os bastidores da filmagem que esta mobilizando Paris, neste animado verao europeu.


Apesar da estrutura gigantesca montada para o evento, o clima era bem relaxado e tranquilo. A equipe, os segurancas e os policiais envolvidos no trabalho eram muito simpaticos e pareciam estar adorando tudo aquilo. Eles nao perderam o bom humor nem quando dois adolescentes franceses, andando de patins, invadiram a rue de Rivoli bem no momento em que estava sendo rodada uma das sequencias. Na maior velocidade, os garotos invadiram a rua, conseguindo driblar os segurancas que tentaram dete-los. Em vez de ficarem irritados, todos riram muito, mesmo sabendo que a molecagem tenha atrasado o trabalho. C'est la vie, diriam os parisienses.






PARIS EM CHAMAS - Um sucesso a apresentacao da peca Mademoiselle Chanel, no Teatro Champs Elysees, na elegante avenue Montaigne, em Paris. Assisti ao espetaculo nesta quinta-feira, numa apresentacao apenas para convidados da Maison Chanel e da revista Elle. A diva Marilia Pera foi muito aplaudida por uma plateia predominantemente francesa. Foi uma experiencia curiosa assistir a esse espetaculo num teatro que fica quase do lado da Maison Chanel. Mesmo depois de ter assistido uma missa na Catedral de Notre Dame, visitado o Arco do Triunfo e passeado as margens do rio Sena, o que mais me impressionou foi a atuacao de Marilia Pera como Mademoiselle Chanel.


Esta quente na cidade. Ainda bem que pancadas de chuva desabam sobre Paris e refresca um pouco. Eu diria ate que refresca um pouco demais, pois a mudanca do calor para o frio torna-se muito brusca. C'est la vie. Tenho me divertido muito no "Baixo Saint Germain des Pres", um trecho do Boulevard Saint Germain onde fica o Cafe de Flore e o Les deux maggots, os cafes que eram frequentados por Sartre e Simone de Bouvoir. A praca ao lado dos cafes foi batizada de "Sartre-Bouvoir" em homenagem ao casal de escritores. A partir do final da tarde o lugar vira um ponto de encontro de artistas, intelectuais e gente descolada. Grande badalacao.


A igreja de Saint Sulpice e bem maior do que eu imaginei quando li O Codigo da Vinci. Fui visitar a igreja apenas por causa do livro e fiquei imaginando cada passo dos personagens la dentro. A chegada do vilao Silas que acredita estar escondido ali o segredo que move a historia. Olhando para o alto eu tentei imaginar a freira que o observa la de cima, no capitulo 22, ate ser assassinada pelo fanatico religioso. Quantas vezes Dan Brown, o autor, foi a igreja para poder situa-la no seu livro? O Codigo da Vinci continua sendo muito falado em Paris ja que, esta semana, comecaram as filmagens da adaptacao cinematografica na cidade, no Museu do Louvre, principal cenario dos acontecimentos do livro.


Emocionante mesmo foi assistir uma missa na Catedral de Notre Dame, passear pelo Marais, badalar na elegante avenue Champs Elysees e caminhar as margens do rio Sena. A temporada parisiense esta apenas comecando...


Amigos leitores, perdoem a acentuacao deste texto, ja que escrevo de Paris...

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas