15.8.05

EU SOU A FAVOR DO IMPEACHMENT - Lula fez um discurso à nação, se disse enganado e pediu desculpas ao povo brasileiro. Como assim, pediu desculpas? Não tem desculpa, querido. Está pensando que somos otários? Como o operário padrão poderia não saber das falcatruas do PT? Afinal, Lula É o PT! Se ele não sabia o que acontecia com o seu partido, como é que ele pode saber o que acontece no Banco Central? Ou com seus Ministérios? O presidente da República é pilantra e incompetente. Com todo respeito, excelência...






CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO - Quem está se divertindo com o espetaculoso assalto ao Banco Central de Fortaleza pode aproveita a oprotunidade e assistir ao filme RIFIFI, que acabaou de ser lançado em DVD. É um sensacional film noir frances contando a história de um espetaculoso assalto a uma joalharia localizada na Place Vêndome, em Paris. É um filme apaixonante, dirigido por Jules Dassin, que soube aproveitar todaS as nuances do magnífico roteiro inspirado no livro homônimo de Auguste Le Breton. O filme mostra todo o planejamento, a preparação e a execução do assalto. Como os ladrões conseguem anular os alarmes da joalheria e como treinam cada passo antes de exceutar o plano.


Lançando em 1955, essa produção em preto e branco ganhou o prêmio de melhor direção no festival de Cannes e mostra os bastidores do submundo francês, quando quatro bandidos se reúnem para praticar o maior assalto à joalheria jamais realizado na Europa. Um é um gangster recém-saído da prisão. Outro é um bonitão especialista no uso de ferramentas. O terceiro é um italiano romântico que sabe como arrombar cofres. O último é um sujeito bonachão que organiza o grupo.


A seqüência do roubo à joalheria, um tour de force de quase 30 minutos, sem música e sem diálogos, é apontada por muitos críticos e historiadores como um dos grandes momentos da história do cinema.


BRINQUEDO PROIBIDO é outro clássico do cinema francês que acabou de sair em DVD, e eu tive a oportunidade de rever recentemente. A amizade de duas crianças vivendo no auge dos conflitos da segunda guerra é o mote desse singelo filme de René Clement, realizado em 1952 e que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Rene Clement foi um mago do cinema. Foram dirigidos por ele filmes como O passageiro da Chuva e O sol por testemunha.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas