29.8.05

O POPSTAR DAS LETRAS - Eduardo Bueno não vê a hora do seu próximo livro A cruz, a coroa e a espada chegar as livrarias. Foram quatro anos de trabalho para tentar manter a mesma qualidade dos outros volumes da série Terra Brasilis, que conta de forma romanceada a história do Brasil.
O quarto livro é do caralho. É melhor que os outros três. Escrevi com calma para poder exercer o meu maquiavelismo. Estou satisfeito com o resultado e acho que os leitores vão se divertir muito.


Os leitores que sempre tiveram acesso a história do seu país contada através da ótica acadêmica dos livros de história ficaram encantados com a trilogia de Bueno. Assim ele se tornou uma figura popular, que faz palestras para até mil pessoas.
Nos últimos quatro anos Bueno também se dedicou a trabalhos paralelos. Publicou Nada pode ser maior, onde narra sua ardente paixão pelo Grêmio de Porto Alegre, seu time de futebol.
Eu escrevi esse livro para comprar briga. Queria briga com os torcedores do Flamengo, com os cronistas esportivos, com a torcida do Internacional, etc. Fiz de propósito. Escrevi que futebol-arte era coisa de viado, que só o Grêmio jogava como macho, essas coisas. Mas aconteceu o contrário do que previ. Acho que todo mundo gostou do texto e ninguém quis brigar comigo.


Bueno já foi cronista esportivo e acompanhou com muito carinho a trajetória do seu time. Não esquece o dia em que o Grêmio foi campeão mundial de clubes em Tóquio com dois gols do Renato Gaúcho, jogador por quem tem carinho especial.
O Renato Gaúcho, além de ser o melhor jogador do mundo, é o mais bonito, o mais gostoso, o mais sexy e o mais talentoso. É uma das pessoas que eu mais amo nesse mundo.


Por trás de seu humor quase adolescente e rebelde, e de seu temperamento debochado e irônico, Eduardo Bueno é um intelectual arguto e sofisticado, um estudioso dos beatniks, a geração perdida dos EUA do pós-guerra, que caíram na estrada tentando reconstruir a América através das drogas, do sexo livre e de muito jazz. Foi Bueno quem traduziu o clássico da literatura beatnik On the road, de Jack Kerouac, que em breve será filmado por Walter Salles.
On the road continua sendo um livro arrebatador. Quando lançado originalmente, os EUA, maior democracia do mundo, vivia um período de trevas, com o macartismo em pleno vigor. Hoje, a América esta outra vez envolta em sombras virtualmente ditatoriais. Isso só aumenta a atualidade do livro e o mantém como fonte de inspiração para todos aqueles que acham que a vida real se desenrola muito mais no acostamento do que na via expressa.


Em novembro Eduardo Bueno lança um livro que conta os 100 anos da avenida Rio Branco.
É um projeto muito bonito, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, que tem várias lojas na Rio Branco, e vai oferecer o livro como brinde aos seus clientes. Na verdade é um documentário em imagens, ilustrado com fotos de Fernando Bueno, meu irmão, que é um grande fotógrafo de publicidade. É um album comparativo com o de Marc Ferrez, que registrou a construção da avenida em fotos. Meu irmão clicou a Rio Branco do mesmo ângulo de Ferrez e faz uma impressionante comparação das imagens. Enquanto isso, eu conto histórias e causos que tiveram a avenida como palco. Do desfile das tropas brasileiras que foram a primeira guerra, até a marcha dos 100 mil, passando pela revolução de 30 e o próprio enterro do Barão de Rio Branco que reuniu tanta gente que a avenida acabou ganhando o nome do finado.


Apesar do forte sotaque gaúcho, seu espírito gozador e bem humorado se aproxima muito do jeito de ser do carioca. Sendo assim, no próximo verão Bueno vai poder exercer a porção carioca da sua personalidade, já que vai morar um ano no Rio de Janeiro, fazendo pesquisa para seu próximo livro que vai contar a história da França Antártica.
Vou trabalhar muito, mas, certamente, vou encontrar um tempinho para curtir o Rio. Quero tomar chope no Baixo Gávea, fugir dos tiroteios na Niemeyer, dançar gafieira na Lapa e jogar futevôlei com Renato Gaúcho em Ipanema.


(Texto da reportagem publicada no Jornal do Brasil)

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas