24.11.05

AMIZADE QUANDO QUEBRA É COMO PERNA DE CAVALO. NÃO CONSERTA NUNCA MAIS. - Essa frase maravilhosa consta do livro Seja feliz e faça os outros felizes, uma coletânea de crônicas do jornalista Antônio Maria, selecionadas por Joaquim Ferreira dos Santos. O livro é um primor. O humor predomina em todas as crônicas. E o último capítulo é dedicado a frases e afins do homem que compôs Ninguém me ama, um clássico da música dor-de-cotovelo. O que mais me impressionou no livro, entretanto, foi essa frase sobre a amizade. Eu nunca tinha parado para pensar nisso, mas é uma grande verdade. Fiquei o dia inteiro com essa frase na cabeça. Acho que foi uma das coisas mais tristes que já li em minha vida. Fiquei tão impressionado que faço questão de repeti-la como uma espécie de momento de sabedoria.

AMIZADE QUANDO QUEBRA É COMO PERNA DE CAVALO. NÃO CONSERTA NUNCA MAIS.








CONTROLE REMOTO – Assisti aos primeiros capítulos de BELÍSSIMA apenas para ver o show de Fernanda Montenegro e acabei totalmente envolvido pela novela. Estou adorando a história e a maneira como ela é contada pelo autor. A direção entende as intenções de Silvio de Abreu e traduz isso muito bem para o espectador. O elenco ajuda muito apresentando um show à parte. Mas é a grande dama Fernanda Montenegro quem dá um sabor especial à novela. Sua personagem, Bia Falcão, está fazendo tanto sucesso com o público que já teve o seu destino alterado. Inicialmente a malvada Bia iria ser assassinada no meio da novela. Mas a Globo já decidiu que ela fica até o final. Até porque Fernanda Montenegro está adorando atuar numa novela onde tudo gira em torno do carisma e dos interesses de sua personagem.


Além de BELÍSSIMA estou curtindo muito a reprise da minissérie SEX-APPEAL todos os domingos no canal Multishow. É no mesmo horário do Manhattan Connection, mas eu tenho optado por assistir SEX-APPEAL já que tenho achado o Manhattan muito chato. Definitivamente, Diogo Mainardi não dá! Ele está destruindo o programa. Ainda bem que o horário está oferecendo a fantástica opção de acompanhar essa deliciosa minissérie de Antônio Calmon.


Curiosamente BELÍSSIMA e SEX-APPEAL são histórias policiais que tem o fervilhante mundo da moda como pano de fundo. Evidentemente, as tramas são completamente diferentes. Mas ambas representam excelente diversão. Grandes atores, um belo texto e a direção colocada. Em comum entre as duas produções as presenças no elenco dos atores Lui Mendes e Camila Pitanga.


Foi em SEX-APPEAL que Lui e Camila foram lançados, junto com outros estreantes que acabaram fazendo carreira de sucesso na TV: Luana Piovani, Daniele Winnits e Carolina Dieckmann. Está sendo divertido rever o programa em capítulos semanais e perceber que, passados doze anos, ele continua instigante e atual. Outro nome comum entre as duas produções? Vinicius Vianna! O maravilhoso autor do livro Dedé Mamata, também conhecido como o maior pau da TV Globo.


Assistir SEX-APPEAL é uma oportunidade de matar as saudades do Rômulo Arantes, o belo Rômulo, que tão jovem morreu num acidente de avião. Ele esteve incrível no papel de Mauricinho, um playboy vaidoso que seduzia várias modelos. Sua personagem foi muito prejudicada na montagem final. É que, como Mauricinho era um narcisita do mundo da moda, suas falas eram recheadas de citações e referências a grifes estrangeiras. Então, depois que toda a minissérie tinha sido gravada, o departamento comercial da Globo reclamou, alegando que o programa estaria fazendo propaganda gratuita de marcas estrangeiras. Assim, cenas maravilhosas do Rômulo, em que ele elogiava seu jeans Banana Republic ou sua jaqueta Versace tiveram que ser cortadas. Sugestão: A Globo deveria lançar uma versão em DVD e incluir nos extras as cenas picotadas de Rômulo Arantes. O belo e saudoso Rômulo! Que saudade daquele sorriso!


Betty Lago fez cenas maravilhosas como a incrível Vic, uma produtora de moda afetada que tem um caso amoroso com Edgar, o Walmor Chagas. Aliás, os personagens do Walmor e da Cleyde Yáconis, um casal, dono de uma produtora de moda, foram inspirados em Luiz Carlos e Lucy Barreto. Uma homenagem do Calmon que os adora. Iara Jamra esteve muito divertida como a secretária trapalhona. Aliás, onde anda Iara Jamra?


Otávio Augusto arrasou como Caio, o fotógrafo gay que protegia Angel, a modelo adolescente que era perseguida pelo pai pedófilo. No início da minissérie havia uma cena em que aparecia um homem brincando com uma garotinha dentro da piscina. Mas essa cena foi cortada depois que saiu no jornal que a minissérie contava a história de uma modelo que tinha sido vítima de abuso sexual na infância. Abuso esse praticado pelo próprio pai. Nada a ver com a Xuxa!


Esse foi o ponto de partida da minissérie. Uma mãe flagra seu marido abusando sexualmente da própria filha, uma menina de seis, sete anos. Chocada com aquilo, depois de uma briga, ela acaba esfaqueando o marido. Julgando-o morto, pede ajuda a um amigo gay para se livrar do corpo e foge com a filha para fora do país. Quando volta ao Brasil, muitos anos depois, a menina já se tornou uma modelo famosa, muito jovem, que passa a ser perseguida pelo pai tarado. No texto original do programa o pai, Denis Carvalho, ligava para a filha, Luana Piovanni e dizia coisas tipo: eu quero te comer todinha. Mas esse pedaço também teve que ser cortado e o psicopata ficou apenas observando a filha adolescente pelo binóculo. Uma pena porque a minissérie abordava a pedofilia de uma forma contundente e adulta, mas o tema foi considerado muito polêmico e teve que ser suavizado. Mas isso não chegou a alterar o conteúdo do programa.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas