8.11.05

A POBREZA COMO NEGÓCIO - Seriam os pobres os atores principais do governo Lula? Pergunta o JORNAL DO BRASIL numa pesquisa com os leitores. É que o Presidente Lula anda repetindo essa frase que parece ter sido criada por algum publicitário da agencia do Duda Mendonça: Os pobres são os atores principais do meu governo. E são mesmo, diria eu subindo nas tamancas de rico coadjuvante. É perfeitamente compreensível que Lula se dedique aos pobres. Afinal, foi graças aos pobres que Lula chegou ao poder. E para se manter lá, ele precisa que o Brasil continue pobre. Por que é que ele vai querer mudar essa situação se foi graças a ela que ele chegou ao poder? Essa é a grande tragédia do governo Lula. Aliás, é a tragédia de todo o sistema político brasileiro. Todos os partidos brasileiros se desenvolveram apostando na pobreza do povo como forma de ascensão ao poder. Isso transformou a extrema pobreza do Brasil num grande negócio para políticos trambiqueiros e seus partidos-máfias; ONGs que servem para acobertar negociatas espúrias; e aventureiros do sistema financeiro. Tem muita gente no Brasil ganhando dinheiro com a miséria. Por isso que ela só tende a aumentar.

A miséria no Brasil se tornou um negócio mais rentável do que o tráfico de drogas.








CENAS DE UM CASAMENTO – Eu sempre fico emocionado em festas de casamento. E assim foi durante o casamento da espevitada Andréa Lago com o empresário João Maia, conhecido nas areias de Copacabana como Binho. Eu já era amigo dos dois antes deles se conhecerem. Fiquei surpreso quando soube que estavam namorando. E mais surpreso ainda quando me disseram que iam casar. Foi então que eu percebi: Andréa e Binho foram feitos um para o outro.


Andréa é neta de Mario Lago, o compositor de Amélia. Torce pelo Flamengo, gosta de ir ao Maracanã, vai à praia na Vinícius, em Ipanema e adora samba, pagode e um chopinho. Ela tem jeito e espírito de carioca. Binho é a mesma coisa, só que torce pelo Fluminense. Nascido e criado em Copa, é um dos maiores jogadores de futebol de praia de sua geração.


O casamento dos pombinhos foi no Clube dos Marimbás, templo da carioquice. A cerimônia foi comovente e a festa um exemplo de animação. Os amigos do noivo, como a turma de machões do Posto Seis e a galera do futebol de praia, estavam todos presentes, tomando todas e animando a festa com alto astral e brincadeiras. As amigas da noiva não fizeram por menos e marcaram presença exibindo beleza e elegância.


A bebida farta deixou os convidados animados logo cedo. Como a maioria das pessoas se conhecia, não faltaram brincadeiras, piadas, gozações, flertes e climas. A noite chuvosa deu um tom mais intimista à festa e o clima frio deixou mais confortável o uso de vestidos longos e paletós. Além disso, a deslumbrante vista da praia de Copacabana, observada da varanda do clube, concedeu à festa um clima ainda mais carioca. Ao mesmo tempo, na pista de dança, o DJ botava todo mundo para dançar tocando um pouco de tudo.


Um dos grandes personagens da festa foi Alexandre, conhecido jogador de futebol de praia, amigo do noivo. Alexandre é uma grande figura. Um típico machão carioca, cheio de marra, craque disputado pelos times da areia, sujeito de temperamento explosivo e inquieto. Dono de um grande coração é um rapaz de boa índole, garanhão sedutor que pega todas as mulheres. Ele ficou muito bonito de terno e gravata e, bebendo uísque sem parar, logo ficou bêbado.


Alexandre estava meio chateado por ter brigado com a namorada, mas tentava disfarçar fazendo piada com todo mundo. Os outros rapazes ficavam mexendo na bunda dele que reagia falando bem alto no salão de festas do clube: “O único cara que pode mexer na minha bunda é o Waldir”. Depois me abraçava bem apertado, me dava altos beijos na frente de todos e sussurrava no meu ouvido: “Eu te adoro, cara. Eu amo você”. E eu adorava a sua barba por fazer espetando meu rosto. Depois ele se voltava para a galera, apontava para mim e gritava alto, para que todos ouvissem: “O cara mais macho dessa festa é esse aqui. O Waldir. Ninguém aqui é mais macho do que ele”.


Maradona é o apelido de Luís Cláudio, amigo do noivo desde criança, já que se conheceram no curso primário. Fazia tempo que eu não o via, por uma série de motivos. Ele casou, se mudou do Posto Seis, se separou, teve filho, casou de novo. A vida. Ele foi muito carinhoso comigo. Disse que sentia falta de mim e que lembrava muito da época em que a gente era mais amigo e saía junto para farras e outros agitos. “Eu nunca esqueci do dia que você me levou na estréia da peça Rock Horror Show. Você lembra disso? Depois da peça vários artistas vieram falar contigo: Daniele Winnits, Tuca Andrada, |Jorge Fernando, Claudia Ohana. Eu fiquei muito impressionado”, me disse ele.


Francamente, eu nem lembrava dessa estréia, mas depois que Maradona falou eu lembrei bem desse dia. O Jorge Fernando havia me dado dois convites para a estréia do musical Rock Horror Show, que tinha dirigido com Tuca Andrada e Claudia Ohana. Gostei tanto que assisti a peça umas dez vezes. Era sensacional. Um espetáculo muito bem produzido por Maria Ribeiro, com belas atuações dos atores, música ao vivo, cenários, figurinos e efeitos especiais de tirar o fôlego. Tudo orquestrado pela direção magnífica do Jorginho. Foi um espetáculo inesquecível. E eu fiquei feliz em saber que aquele dia foi marcante para Maradona.


Michele, Letícia e Alexandra, musas do hip hop, se esbaldaram na pista de dança. Essas garotas são incríveis. Elas adoram dançar, são super animadas, bem humoradas, lindas e liberadas. Depois de 1 da manhã foram distribuídas máscaras, língua de sogra e colares havaianos para todo mundo. Então a festa virou um baile de carnaval, com todos dançando os ritmos do carnaval da Bahia e os sambas das escolas. Adriana, uma das melhores amigas da noiva, estava linda, esvoaçando seu cabelão na pista de dança.


Juliana Rezende, a Ju, foi uma das madrinhas da noiva. Juliana faz um tipo bem esportivo e quando ela me viu perguntou o que eu estava achando dela vestida de longo. Ela estava linda com um vestido verde bem claro. Fazia tempo que eu não via a Ju e aproveitamos para colocar o papo em dia. Então ela me apresentou seu novo namorado, um rapaz másculo, com jeito de lutador. Pelo que eu percebi um pouco ciumento, mas apaixonado. As mulheres sabem das coisas.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas