13.12.05

FESTA NA FLORESTA – A piscina do Hotel Tropical tem ondas. Ondas enormes. Quase dá para surfar nas ondas provocadas por ar comprimido. Perto da piscina um aquário com tartarugas gigantes, pirarucus e tucunarés. Do outro lado um jardim zoológico. No meio de um imenso bosque jaulas com animais da floresta como macacos, capivaras e pássaros coloridos: araras, papagaios e outras aves. Parte do bosque se debruça sobre a abundância do rio negro, com suas águas serenas e escuras. Da janela do meu quarto eu posso ver o pomar com dezenas de mangueiras carregadas de frutos.


Foi na piscina do Hotel Tropical que encontrei Antônio Calmon. Muito simpático e bem humorado, me deu um abraço assim que me viu. Eu já o tinha visto no dia anterior, por entre a profusão de lutadores que chegavam ao Hotel para o JUNGLE FIGHT. Conversamos bastante, trocamos impressões sobre o Amazonas, sua terra natal. Ele me falou com tranqüilidade dos seus projetos artísticos e de sua visita a Manaus. Da sua emoção ao rever a cidade onde nasceu e do carinho que tinha recebido das pessoas do lugar que o tratavam como um filho que volta à sua velha casa.


Nadamos na piscina de ondas e eu dei boas risadas com as histórias engraçadas que ele me contou. Depois falamos sobre o JUNGLE FIGHT que ele tinha assistido na noite anterior. Os comentários dele foram muito engraçados:


Eu adorei o JUNGLE FIGHT. Todo o espetáculo é muito divertido. Aquela abertura com os índios. A entrada dos lutadores. As lutas. O evento tem algo de operístico, de marcial. É muito kitsch.”


Nós não nos falávamos há oito anos. Na piscina o Calmon me mostrou suas novas tatuagens. Duas em cada braço. E uma bem grande nas costas, uma figura alada. Foram feitas pelo mesmo cara que fez as tatuagens do Axl Rose e do Kurt Kobain. Ele disse que normalmente suas tatuagens provocavam estranhamento nas pessoas, mas que estava se sentindo super à vontade em meio aos lutadores já que todos também tinham fartas tatuagens por todo o corpo. Na piscina, uma garotinha perguntou se ele também era lutador e Calmon se divertiu muito com isso.


No dia seguinte tomamos um belo café da manhã, saboreando as maravilhas culinárias do Amazonas. À nossa volta lutadores, treinadores e preparadores físicos mandavam ver na comida, com o apetite dos atletas. Wallid Ismail, o organizador do torneio, sentou na nossa mesa e nós conversamos sobre os detalhes e os bastidores da festa. Aproveitamos para elogiar o evento. E Wallid ficou visivelmente orgulhoso.









FESTA NA FLORESTA – A noite de Manaus ferve nos fins de semana. Os “manauaras” são bem animados e gostam de beber “todas” nas dezenas de bares que se espalham por todos os lugares da cidade. Quando a noite cai a cidade adquire um ar de mistério. Parece que em cada esquina uma lenda da floresta ameaça se materializar. A lua exala magia quando refletida no rio. Impressiona as centenas de barcos ancorados no porto que parece não ter fim. Barcos que chegam e barcos que partem. No píer quilos e mais quilos de peixes dando uma angustiante sensação de fartura e excesso. Peixes grandes. Inacreditáveis de tão grandes. Eu olhava os bonitos peixes e imaginava qual daqueles seria o peixe encantado. O boto cor-de-rosa, que nas noites de lua cheia se transforma num homem. A cidade é sensual, no seu ritmo ditado pela correnteza do rio, e no seu calor selvagem que parece conter o bafo da floresta.


MAMUTE. Esse é o nome da boate mais quente de Manaus. É um lugar surpreendente e sofisticado. Uma ampla pista de dança com um bar no centro. A boate é toda decorada com elementos da cultura indiana. Figuras de centenas de elefantes se espalham por todo o lugar. Logo na entrada tem um altar religioso com incenso e figuras esotéricas que nos remete a cultura indiana. No lounge espaçoso, com poltronas confortáveis e luzes coloridas, a gigantesca figura de um Buda chama atenção. É lá na Mamute que a rapaziada mais descolada de Manaus vai curtir o suingue do hip-hop ou balançar o corpo ao som do funk carioca. No meio da noite dois rapazes sobem no balcão do bar que fica na pista de dança e fazem malabares, enquanto na pista grupos de jovens dançam coreografias ensaiadas. Cerveja. cerveja, cerveja...


Adorei Manaus...

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas