1.12.05

FESTA NA FLORESTA - Quando cheguei a Manaus chovia muito, então não senti de início o famoso calor da cidade. No aeroporto um rapaz todo tatuado chamado Beethoven me esperava. No mesmo vôo um grupo de rapazes fortes com enormes tatuagens nos braços musculosos não deixavam dúvidas: eram lutadores que estavam indo participar do JUNGLE FIGHT, o internacional torneio de Vale Tudo promovido pelo empresário e ex-lutador amazonense Wallid Ismail.


No caminho para o Hotel Tropical, o famoso cinco estrelas da capital amazonense, pude observar a exuberância da vegetação. As árvores pareciam felizes com a chuva torrencial. Beethoven me disse que estava chovendo há vários dias na região e que aquela seca terrível que acontecera no Amazonas já tinha acabado. Eu perguntei se Beethoven era seu nome verdadeiro e ele respondeu que sim. Ele era Beethoven filho, já que seu pai também tinha esse nome e que seu filho era Beethoven Neto.


Quando cheguei no Hotel Tropical fui recebido pelo dono da festa, o próprio Wallid que me abriu os braços e disse: "Você é meu convidado de honra". No lobby encontrei meu camarada o jornalista e fotógrafo Marcelo Alonso, editor da revista TATAME, que tinha vindo fazer a cobertura do torneio. Enquanto eu fazia o check-in chegou a cantora Margareth Menezes, que tinha vindo no mesmo vôo que eu. No mesmo dia ela faria um show às margens do rio Negro, na praia particular do hotel.


No hotel um grande movimento de atletas, lutadores, treinadores e aficcionados de artes marciais. Num dos salões de eventos do hotel foi feita a pesagem dos lutadores. Esse é um dos rituais mais importantes dos torneios de Vale Tudo. A pesagem dos lutadores. Numa balança, em frente a comissão de arbitragem, os lutadores se pesam para poder definir a classificação de cada um. Como cada grama tem importância fundamental eles se pesam nus. O lutador Edson Drako estava com quase um quilo acima do seu peso então, para perder o excesso, ele ficou cinco horas fazendo sauna, já que a luta seria no dia seguinte. Acabou conseguindo ficar no peso ideal.


Manaus parou para assitir a quinta edição do JUNGLE FIGHT, que esse ano teve ares de super produção e reuniu algumas das maiores estrelas do mundo das artes marciais do Brasil, Rússia, Sérvia, Finlândia, Colombia e Dinamarca. O estádio do Hotel Tropical foi tranformado numa gigantesca tribo indigena, graças a cenografia inspirada nos mitos da floresta amazônica. Efeitos especiais, fumaça, raios-laser e iluminação feérica ajudaram a empolgar o público cada vez que um lutador entrava em cena saindo da boca de um cacique gigante que fazia parte do cenário. Belas modelos em minúsculos trajes de india anunciavam os rounds. Foram nove lutas num espetáculo que durou três horas. Na luta mais aplaudida Alexandre Cacareco nocauteou Júlio Jamanta em menos de 1 minuto e foi ovacionado pelo público. Na luta mais polêmica o gaúcho Edson Draggo nocauteou seu conterrâneo Hélio Dipp, que entrou em cena ao som do funk carioca fazendo coreografias que levantaram o público. Como havia uma rivalidade pesoal entre os bofes Draggo continuou batendo em Dipp mesmo depois que ele já tinha desmaiado. O juiz conseguiu segurar o valentão que saiu de cena vaiado pelo público.


O veterano Carlson Gracie, de 73 anos, foi o grande homenageado do JUNGLE FIGHT. Vivendo atualmente em Chicago, onde tem uma academia, ele se dedica a preparar e a treinar jovens lutadores. Foi das mãos do seu ex-pupilo, o Senador Artur Virgilio Neto, que Carlson recebeu o troféu de Honra ao Mérito. O Senador amazonense, que é faixa-preta de jiu-jitsu e já ameaçou bater no presidente Lula, foi ovacionado pelo público quando afirmou com voz emocionada: "Tudo o que aprendi no jiu-jitsu foi Carlson Gracie que me ensinou. Foi esse homem quem me deu a faixa-preta!". Carlson GRacie, por sua vez, revelou que está levando para treinar nos EUA cinco lutadores de Manaus e afirmou: "'O Amazonas é um celeiro de grandes lutadores".


Marcus Antônio di Lucia foi um dos lutadores mais celebrados do JUNGLE FIGHT, onde atuou apenas como árbito. Radicado há mais de 10 anos nos EUA, ele dá aulas de jiu-jitsu para celebridades como Bryan Spears, irmão da Britney Spears, além de Vin Diesel, LL Cool J, Ben Affleck e Guy Richie, o marido da Madonna que, quando está em Los Angeles, sempre vai treinar jiu-jitsu, esporte que adora. "O Guy é um cara super gente fina", diz Marcus que foi para os EUA com uma mão na frente e outra atrás e hoje é dono de uma academia localizada em Beverly Hills, o bairro mais chique da capital do cinema.


A cantora baiana Margareth Menezes foi uma das grandes atrações do JUNGLE FIGHT. Mas, calma leitores, ela não entrou no ringue. É que, um dia antes do torneio, foi organizada uma animada Micareta no Hotel Tropical a fim de promover o evento. Um palco foi montado na praia particular do hotel às margens do rio Negro, onde cerca de 5 mil pesoas se esbaldaram ao som de novos e antigos sucessos da estrela baiana. De dentro do rio Negro mais de uma dezena de iates lotados de foliões ajudaram a deixar a festa ainda mais bonita. Antes de Margareth quem animou a festa foi a banda J Quest.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas