13.3.06

O LIVRO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM - A seguir, duas resenhas publicadas no Jornal do Brasil, de livros lançados na semana passada. Ambos foram escritos por mulheres inteligentes que possuem o dom da literatura. O primeiro, Teresa, que esperava as uvas, reúne contos de uma gaúcha cheia de sotaque. O segundo, é o comovente conto que deu origem ao filme O segredo de Brokeback Mountain. Tão surpreendente quanto o filme, o livro conta exatamente a mesma história, deixando claro que o diretor soube respeitar as idéias e os conceitos da autora. É uma edição de luxo, em capa dura, num belo trabalho de produção da editora Intrínseca, que aproveitou uma bobeira da sua concorrente Bertrand Brasil, que era dona dos direitos de publicação dos titulos de Annie Proulx, mas deixou vencer o prazo do contrato.




PEQUENAS EPOPÉIAS DO COTIDIANO - Nos últimos meses, o mercado editorial brasileiro foi invadido por uma infinidade de novos títulos. Um grande número de lançamentos de livros de autores que se destacam em outras áreas de atuação que não a literatura. Coletâneas de artigos publicados por jornalistas famosos, memórias profissionais de executivos bem sucedidos e obras de celebridades surgidas na TV, no teatro, na internet. Títulos que atendem aos interesses comerciais imediatos das editoras e à vaidade intelectual de seus autores. Mas, e a literatura? Cadê a literatura? Essa, que seria a principal razão para a existência de um livro, parece estar esquecida.
Na contramão dessa tendência perversa do mercado de livros, a Geração Editorial está lançando Teresa, que esperava as uvas, conjunto de contos da gaúcha Monique Revillion. A autora não é jornalista famosa, não é empresária bem sucedida, nem celebridade da TV, do teatro ou da internet. É apenas uma pessoa que escreve bem. O único argumento a seu favor é a literatura, que brota em abundância de seu livro, sem fazer economia. Monique faz parte do grupo de escritores que sabe transformar pequenos fatos da vida cotidiana em epopéias. Com sensibilidade e emoção, suas histórias parecem querer mostrar ao leitor que tudo na vida é milagre. Cada descoberta, cada amanhecer, cada sorriso estampado num rosto, cada sabor degustado numa refeição. Tudo é um milagre da vida.
Eficiente manipuladora de palavras, ela conta histórias que nos envolvem e surpreendem. No conto Soldado Ezequiel, ela cria um clima de tensão ao narrar a aventura de um policial obrigado a passar a noite na mata, tomando conta dos cadáveres de uma família vítima de um grupo de extermínio. Já Bolinha mostra como o encontro com um cão abandonado transforma a vida de uma criança, fazendo-a amadurecer ao descobrir as crueldades da vida. Uma história de M narra com ternura surpreendente a vida trágica de uma menor abandonada. O peixe descreve com amarga ironia como o tédio diluiu a paixão na vida de um casal.
São 36 contos, que revelam uma escritora sensível e inteligente, totalmente à vontade com seu estilo e personalidade. Teresa, que esperava as uvas é um belo exemplo da moderna literatura brasileira.




TODO HOMEM TEM UM SEGREDO! - É um equívoco afirmar que O segredo de Brokeback Mountain, livro de Annie Proulx que deu origem ao premiado filme de Ang Lee, é uma história sobre gays ou sobre o mundo gay. Na verdade é uma história sobre o mundo masculino. E impressiona que, uma obra que mexeu tão fundo no universo machista, tenha sido escrita por uma mulher.
A relação homossexual é algo que, ao mesmo tempo, causa repulsa e fascínio nos homens. A sociedade, que é machista, classifica a atividade homossexual como algo que diminui o sujeito, que o torna inferior. Mas, na sua consciência, todo homem sabe que não é bem assim. Principalmente, quando, dentro de si, cada um tem seus momentos em que brota a faísca da homossexualidade. Quando admira muito ou se identifica em demasia com um amigo ou mesmo quando sente desejo pelo traseiro bonito de um companheiro de pelada no vestiário do clube. É nesse quesito que se descortina o talento de Annie Proulx. Seu agudo senso de observação foi capaz de criar uma obra que nos mostra algo de novo. No seu conto ela revela uma verdade que nenhum outro escritor havia tido a oportunidade de contar: todo homem tem um segredo! O mundo está cheio de caras como Ennis del Mar e Jack Twist, os vaqueiros protagonistas do livro. Másculos, viris, casados, com filhos, vivendo plenamente sua vida heterossexual e tendo um segredo que o envolve com outro homem. Aliás, guardar segredo com relação a uma amizade mais íntima com outro homeme é um dos pilares da cultura machista. Fazer sim, tornar público, jamais, diria um possível manual do comportamento masculino. Quando Jack Twist propõe a Ennis del Mar viverem juntos na fazenda de seu pai, o amigo recusa dizendo que eles têm que se encontrar em segredo já que não pode admitir dois homens vivendo juntos. Em seguida Del Mar conta um fato que resume a grande tragédia que ronda o seu mundo viril. Quando tinha apenas nove anos, seu pai o levou para ver o cadáver de Earl, assassinado com golpes de chave de roda, depois de ter o pênis decepado. O crime de Earl foi viver com outro homem. O pai do vaqueiro fez questão de mostrar ao filho o que pode acontecer com um sujeito que decide viver com outro. Este, aliás, é um ritual corriqueiro no universo machista. Num certo momento da vida todo pai se sente na obrigação de mostrar para o filho, de forma bem dura, como deve ser tratado um sujeito que se deita com outro. Sem medir as consequências do trauma que isso pode causar na alma da criança. Foi a visão tenebrosa do cadáver de Earl que fez com que Ennis del Mar recusasse a grande chance de felicidade que a vida lhe deu.
São essa pequenas observações, tão agudas quanto pertinentes, que fazem de Annie Proulx uma grande escritora. Com uma história simples e romântica ela conseguiu ir fundo na alma masculina e revelou segredos que, ao longo dos séculos, os machos sempre tiveram pânico em revelar. O segredo de Brokeback Mountain é um livro que todo homem deveria ler.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas