6.3.06

O VERÃO DE 2006 - Tantas coisas acontecem num verão... De todas as boas lembranças, a mais marcante foi uma tarde de sol em Ipanema. Em frente ao hotel Arpoador Inn encontro Marina e Guy, um casal muito bacana que eu havia conhecido em Paris. Ela brasileira, ele frances. Entediados com a neve que não parava de cair em Paris, os pombinhos vieram passar duas semanas no calor dos trópicos. Guy é muito simpático. Eu sempre me divertia com ele, que só me chamava de Monsieur Lait. Pois eu caminhava alegre e faceiro, sentindo no peito o calor do verão quando escuto aquela voz levemente familiar: Monsieur Lait... Monsieur Lait...


Ficamos conversando, eles me contando como estava o frio em Paris, tão diferente do tórrido calor do Rio, quando surgiu, linda como sempre, a eterna musa carioca Cynthia Howllet. Ela olha para o Guy, o cumprimenta, e troca com ele algumas palavras em frances. Eis o que eu queria dizer! Eu ouvi Cynthia Howllet falando frances. Durante alguns minutos ela conversou com Guy, que ela conhecia, pois ele é amigo do pai dela que também é francês... Linda, com aquele sorriso encantador e falando frances... Très jolie!!!


Depois ela colocou óculos de natação e mergulhou no mar. A tarde estava linda. O céu claro. Os raios do sol se refletindo no mar, quase como se fossem um espelho. E a musa nadando como se estivesse indo na direção ao sol. Com fôlego de sereia, ela nadou em direção ao alto mar, indo cada vez mais longe. Aos poucos ela foi diminuindo. Até que sumiu completamente, como se tivesse se dissolvido no reflexo do sol, que fazia a água brilhar. Foi impressionante.


Quando ela mergulhou na água, minha amiga Marina comentou: "Ela é linda!" E me contou que, duante as comemorações do Ano do Brasil na França, a televisão francesa fez uma reportagem sobre o Rio de Janeiro que foi apresentado por ela. A musa mostrando a cidade. "A Cynthia fala frances perfeitamente. Você precisava ter visto ela apresentando o programa", me disse Marina, orgulhosa.


Não adianta o JB ficar inventando novas musas de araque. Enquanto Cynthia Howllet estiver na parada, nenhuma outra mulher poderá ser chamada de musa carioca. Ela é a primeira e única...


Uma semana antes do carnaval eu a vi no desfile do Suvaco do Cristo, sambando com o estandarte do bloco carnavalesco... Linda. Fantasiada de india.


O Suvaco do Cristo, como sempre, foi o melhor do Carnaval. O Jardim Botânico tem alma. Por isso que o desfile do bloco, na principal rua do bairro, acontece de um jeito tão especial. Os bofes mais incríveis do Rio de Janeiro desfilaram naquele bloco. O problema é que os donos do bloco são muito caretas, conservadores e elitistas. Esse negócio deles não avisarem a hora do desfile é a coisa mais escrota que eu ja vi no carnaval. A glória de todo bloco carnavalesco é fazer a cidade parar no dia do seu desfile. Os caretas do Suvaco querem evitar aglomerações para não ter confusão. Pera lá. Onde tem bofe e bebida sempre vai ter confusão. E outra coisa: o som do bloco é mixuruca. A bateria, formada por uma playboyzada da zona sul, não segura a onda até o final do desfile. Falta preparo fisico ao pesoal para levar o bloco até o fim. Eles podiam resolver isso colocando a bateria em cima de um trio elétrico e amplificando o som dos instrumentos. Mas eles não fazem isso por serem falsos puristas e terem recalque do carnaval da Bahia.


Claro que a trilha sonora do verão 2006 foi o disco Confessions on a dance floor, o super dançante CD da Madonna, que tocou o tempo inteiro na minha casa. Madonna sabe tudo. Não dá para discutir com ela. O CD é incrível. E ponto final. Também fizeram parte da trilha do Verão 2006 o grupo Black Eyed Peas. Além da canção Don´t Cha com as inacreditáveis The Pussycat Dolls.


Longe deste insensato mundo. Assim eu me senti na temporada que passei em Trindade, a última praia do estado do Rio, para quem vai em direção a São Paulo, pelo litoral. Um paraíso tropical. Um lugar mágico, onde ainda se pode ouvir o silêncio. E mergulhar na praia tendo apenas a visão da floresta.


A noticia da morte de Carlson Gracie foi o momento mais triste do verão. Eu adoro os Gracie e fiquei muito tocado. Em dezembro eu havia estado com ele em Manaus, durante o Jungle Fight, o torneio de lutas na selva, onde ele foi homenageado. Carlson estava super orgulhoso com a homenagem e com o carinho dos lutadores, que o tratavam com reverência. Tomamos um inesquecível café da manhã no Hotel Tropical. Eu, ele e alguns lutadores. Ficamos conversando sobre as lutas da noite anterior e ele me contou dos seus planos. Queria treinar, na sua academia em Chicago, cinco jovens lutadores de Manaus. "Manaus é terra de bons lutadores. O caboclo daqui é bom de briga". Ele me deu um cartão com seu telefone e o endereço da academia nos EUA. Ficamos de nos falar novamente mas, infelizmente, não tivemos oportunidade. Descanse em paz, Carlson Gracie. Descanse em paz...




O MELHOR DO VERÃO

A musa: Cynthia Howllet (é claro!)
O muso: Renato Babalu (na foto acima)
A música: Ela só pensa em dançar, com o DJ Leozinho
O livro: Folhas de Relva, de Walt Whitman
O filme: O segredo de Brokeback Mountain
O disco: Confessions on a dance floor (Madonna)
O show: Marilia Pêra cantando Carmen Miranda
A praia: Trindade
O evento: Stones em Copacabana
O bloco: Suvaco do Cristo
A festa: O reveillon do Robson Soares no Arpoador
O desfile: Gisele Bundchen no Fashion Rio




AS FRASES DO VERÃO

Ele fuma maconha! (A mulher do Kadu Moliterno, falando do marido ao jornal Extra)

Às vezes nosso melhor amigo se revela nosso pior inimigo. (Alexandre Valois)

Tudo bem, galera? (Mick Jagger, em português, no show de Copa)

Viadinho é daqui pra lá. (Do pitboy da Farme que agrediu os gays que se beijavam)

Eu adoro Golden Shower! (Rick Martin, numa entrevista)

Je suis désolé... (Madonna, na musica Sorry)

A ética do PT e roubar (FHC falando dele mesmo)


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas