15.4.06

O REI DA VOZ - Toni Platão é um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Da mesma linhagem de nomes como Orlando Silva, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves, João Gilberto, Tima Maia e Ney Matogrosso. Ele tem uma voz potente, rouca e sensual. E é original o seu estilo de cantar. Seu canto é envolvente e ecoa música em seu estado mais puro. Quando o artista canta com seu timbre quase operístico parece que a canção está sendo feita naquele momento.


Antônio Rogério Coimbra, o Toni Platão, está lançando um novo CD e, para celebrar o acontecimento, ele está apresentando uma série de shows na livraria Letras & Expressões. A parada é todas as terças, a partir das 21:30, no terceiro andar. O lugar é muito agradável e parece perfeito para o público se deliciar com a voz do grande Platão.


O show é sensacional. O artista está no auge, maduro, sabendo exatamente o que quer. Ele deita e rola no palco da livraria, acompanhado de guitarra, baixo, bateria e um acordeon demencial. A voz rouca do cantor despeja para a platéia um repertório de pérolas em forma de canções. Músicas que, graças a forma como se apropria delas quando as interpreta, parecem terem sido feitas exclusivamente para ele. O show é jazz, é cool, é blues, é dance e é rock!


Vale a pena pagar o ingresso apenas para ouvi-lo cantar Movimento dos barcos, de Macalé e Capinan, clássico definitivo da música brasileira. O grande Platão começa o show cantando essa música, deixando a platéia com os pêlos eriçados. Entre outros sucessos, canta uma versão que fez de Without You, um antigo sucesso do cantor Harry Nilsson. Recria em grande estilo a música Impossível acreditar que perdi você, de Marcio Greyk. Lembram de Marcio Greyk? Mammy Blue de Rick Shayne é outro momento mágico. Claro que ele interpreta Pros que estão em casa, sucesso da época em que era vocalista do conjunto Hojerizah, assim como Calígula Freejack. Encerra o show com o hit das pistas de dança Vênus, do conjunto Shocking Blue, que ganhou um charme especial com o auxilio luxuoso do arcodeon.


Lulu Santos estava na estréia e vibrou com a performance do Toni. No final comentou com Marcus Vinicius o produtor do show que tinha adorado tudo. "O Toni parece uma atriz no palco", disse. É verdade. No palco ele tem aquela mesma força cênica da Maria Bethânia, por exemplo. E isso deixa o seu canto muito mais potente.


Movimento dos barcos


Estou cansado e você também
Vou sair sem abrir a porta
E não voltar nunca mais
Desculpe a paz que eu lhe roubei
E o futuro esperado que eu não dei
É impossível levar um barco sem temporais
E suportar a vida como um momento além do cais
Que passa ao largo do nosso corpo


Não quero ficar dando adeus
As coisas passando, eu quero
É passar com elas, eu quero
E não deixar nada mais
Do que as cinzas de um cigarro
E a marca de um abraço no seu corpo


Não, não sou eu quem vai ficar no porto
Chorando, não
Lamentando o eterno movimento
Movimento dos barcos, movimento




Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas