23.5.06

NEGRO AMOR - Este é o nome do novo disco de Toni Platão. Negro Amor é uma versão de Caetano Veloso para uma antiga canção de Bob Dylan chamada It´s all over now, baby blue. Foi sucesso na voz de Gal Costa, no final dos anos 70, quando ela gravou a música num disco absurdinho chamado Caras e Bocas. Agora o bravo Toni recriou a canção, com sua voz exótica e mágica e a transformou no carro-chefe do seu novo disco.

Esqueçam os atos de terrorismo em São Paulo, as bombas do Iraque, a ameaça de guerra atômica, a fome na África e as mentiras de Bush e companhia. O mundo precisa parar para ouvir Toni Platão. As pessoas precisam se ajoelhar diante dele para ouví-lo cantar pérolas como Mammy Blue. Na voz dele qualquer música se transforma numa pérola rara. Da mesma forma como nunca houve uma mulher como Gilda, nunca houve um cantor como Toni Platão.

Seu show no terceiro andar da Livraria Letras & Expressões é o acontecimento musical do ano. Quem já viu há de concordar comigo. Ele é incrivel, me disse uma garota que estava na platéia pela terceira vez. Quem viu uma vez, sempre vai querer assistir novamente.

Toni Platão sempre foi genial. Desde que surgiu com o grupo Hojerizah, em meados dos anos 80, cantando Pros que estão em casa, que o universo pop brasileiro ficou passado. Outro sucesso da banda foi uma música chamada Que horror!, que ele cantava divinamente. A personalidade de sua voz e o seu estilo de cantar logo fizeram dele um destaque. Na carreira solo Toni Platão fez shows memoráveis e gravou dois CDs. Mas nunca se transformou num grande sucesso popular. Eu não entendo o porquê. Seu repertório é comercial, seus discos são ótimos, ele é bonito, charmoso, carismático. O que falta para o grande público descobrir que ele é um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos. Nelson Gonçalves? Francisco Alves? Orlando Silva? Tim Maia? João Gilberto? Ney Matogrosso? O bravo Toni faz parte dessa linhagem.

Quando entra no palco sussurrando os versos que dizem "nem que eu caminhasse às três da manhã, nem que eu me enganasse prá ver o que é bom, nem que eu caminhasse até o Leblon, não iria encontrar você navegando os mares da Espanha", de uma música de Angela Rô Rô, Toni Platão transporta a audiência para uma outra dimensão, um outro mundo. Seu show é quase como um fenômeno paranormal. Parece que sua voz nos hipnotiza fazendo com que as músicas adquiram vida própria e fiquem brincando com nossas almas.

Gal Costa consegiu esse efeito no show Gal Tropical. Elis Regina conseguiu esse efeito no show Falso Brilhante. Maria Bethânia conseguiu esse efeito nos grandes shows de sua carreira.







NEGRO AMOR

Vá, se mande, junte tudo que você puder levar
Ande, tudo que parece seu é bom que agarre já
Seu filho feio e louco ficou só
chorando feito fogo à luz do sol
Os alquimistas já estão no corredor
e não tem mais nada negro amor

A estrada é pra você e o jogo é a indecência
junte tudo que você conseguiu por coincidência
e o pintor de rua que anda só
desenha maluquice em seu lençol
sob seus pés o céu também rachou
e não tem mais nada negro amor


Seus marinheiros mareados abandonam o mar
seus guerreiros desarmados não vão mais lutar
seu namorado já vai dando o fora
levando os cobertores? E agora?
até o tapete sem você voou
e não tem mais nada negro amor
e não tem mais nada...

As pedras do caminho deixe para trás
esqueça os mortos que não levantam mais
o vagabundo esmola pela rua
vestindo a mesma roupa que foi sua
risque outro fósforo, outra vida, outra luz, outra cor
e não tem mais nada negro amor
e não tem mais nada negro amor
e não tem mais nada negro amor
e não tem mais nada negro amor








MARES DA ESPANHA

Nem que eu caminhasse às três da manhã
Nem que eu me enganasse prá ver o que é bom
Nem que eu caminhasse até o Leblon
Não iria encontrar
Você navegando os mares da Espanha
Tecendo prá outra seu corpo com manha
Você navegando o vazio da Espanha
E eu no Leblon

Loucura é loucura não me compreenda
Loucura é loucura pior é a emenda
Loucura é loucura não me repreenda
Eu amei demais

Você quando acorda tem gente do lado
Mas eu quando durmo é um sono abafado
De uísque e vergonha
Por nunca encontrar você...
Ainda insiste na experiência
Pensando que o amor é como a ciência
Amantes diversas não vão trazer nada a mais

Loucura é loucura não me compreenda
Loucura é loucura pior é a emenda
Loucura é loucura não me repreenda
Eu amei demais

Nem que eu caminhasse de volta prá casa
Deixando as mentiras e os sonhos prá trás
Tentando viver o real de um amor
Que se deu demais
Nem que eu caminhasse às seis da manhã
Nem que eu me cegasse prá ver o que é bom
Nem que eu rastejasse até o Leblon
Não iria encontrar....








PROS QUE ESTÃO EM CASA

Até bem cedo
Esperei pelo telefonema
Tapando com peneira
O sol que vai nascendo
Não vou tomar café
Nem escovar os dentes
Vou de aguardente
Como o sol que queima a praça

Bom dia, boa tarde, good night
Quero dar um tapa
De topete e cara
Vi Nova Iorque internada

E meu amor não deu em nada
Minhas sombrancelhas eriçadas
A essa altura do fato
Nem fumaça tem cano de descarga


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas