12.6.06

DECADENCE AVEC ELEGANCE – Foi sensacional o desfile da Sandpiper na edição verão 2007 do Fashion Rio. Não falo apenas das roupas ou do styling, mas do evento em si. A platéia, o astral, a trilha sonora, o clima. Tudo funcionou com muita harmonia. A platéia parecia muito excitada com o desfile, talvez pela possibilidade de ver o Paulo Zulu que, a cada dia que passa, fica mais bonito e sexy. Quando as luzes da tenda Corcovado se apagaram a diva das passarelas Letícia Birkheuer surgiu na penumbra, caminhou até a ponta da passarela e sentou no chão. Só então as luzes se acenderam e o público pôde conferir a beleza lânguida e sensual da top model. Assim começou o desfile da marca carioca de moda jovem que contou ainda com a sensualidade de Gianni Albertoni com os seios à mostra. Já a beleza latina de Paulo Zulu continua mexendo com o imaginário feminino. Quando ele entra na passarela as mulheres não param de cruzar as pernas


O desfile da Sandpiper ainda teve a presença de André Rezende desfilando de sunga. Uma das famosas sungas da Sandpiper, aquelas que deixam os bofes com tudo em cima. Quando o deslumbrante André entrou na passarela só de sunga houve suspiro coletivo na platéia. Uma moça atrás de mim não se conteve e falou para as amigas, com a voz cheia excitada: O André Rezende arrasa! Arrasa mesmo, pensei com meus botões, já passando mal. E ainda havia o João Velutini vestido para matar. Mas quem me comoveu mesmo foi o Mateus Verdelho. Definitivamente é o meu favorito das passarelas. Com relação à moda da Sandpiper posso dizer que a bermuda com as barras dobradas, num tecido de cor diferente, foi o objeto de consumo favorito da platéia masculina. Já o vestido de sereia que La Biekheuer usou no final deixou as mulheres passadas...


Depois do desfile fui com meu amigo Lui Mendes tomar um drinque no lounge da OI, o patrocinador oficial do Fashion Rio. Lá era o lugar mais fervido do festival de moda, apesar de haver outros lugares bem animados como o estande da Firjan, comandado por Liége Monteiro e o estande do Jornal do Brasil. Mas, no lounge da OI o som era irresistível e a bebida era mais do que farta. Os garçons só faltavam nos enfiar drinques goela adentro. E ainda havia deliciosos pães de queijo quentinhos e uma enorme variedade de canapés. A caipirinha de maracujá com cachaça Montanhesa fez o maior sucesso com a rapaziada, graças ao empenho da promoter Andréa Senna, que recomendava a bebida a todos.


O lounge da OI também era ponto de encontros de descolados. Havia um palco onde a loirinha gostosa Lívia Lemos entrevistava as celebridades que apareciam. Figuras como Suzana Vieira, Lenny Niemeyer, Jorge Salomão, Felipe Dylon, Amin Khader, Luis Salem e o estilista da Sandpiper Napoleão Fonyat que contou como tinha criado sua coleção. O ator Rodrigo Valentim também estava por lá com a mulher. Ela está grávida, não se cansava de repetir o orgulhoso rapaz.


Depois de ser entrevistado por Lívia Lemos Lui Mendes pediu uma cerveja e o celular tocou. Era Letícia Birkheuer ligando do restaurante Sushi Leblon. Vem pra cá agora, disse ela convidando para jantar. Saímos da Marina da Glória e fomos voando para o restaurante. Na saída encontramos com o produtor Candé Salles, chiquérrimo como sempre, que nos convidou para sua festa de aniversário que seria logo mais no Sky Lounge. A noite prometia ser animada.


Quando chegamos no Sushi Leblon Letícia foi logo perguntando o que tínhamos achado do desfile. Você estava maravilhosa. Eu não consegui ver mais ninguém além de você, disse Lui Mendes para sua colega da novela Belíssima. Você é um fofinho, respondia Letícia dando um monte de beijos no rosto do galã. Eles se adoram e ela é muito carinhosa com o ator. Eu estou torcendo para que a Érika e o Lourenço fiquem juntos na novela, dizia a atriz cruzando os dedos.


Letícia estava feliz. Esse sentimento resplandecia no seu rosto de modelo internacional. Ela estava falante, risonha. Relaxando da adrenalina de quem tinha acabado de sair da passarela. Seu comportamento denunciava o quanto fazer aquele trabalho era importante para ela. Ela tinha a segurança de quem sabia que tinha feito um trabalho correto e profissional. Saboreando uma caipirinha de laranja lima ela falava da novela, do desfile, de sua carreira, de seus trabalhos e suas aventuras no fascinante mundo da moda.


Letícia especula sobre quem será o vilão misterioso da sua novela. Levanta hipóteses e cita cenas de Belíssima com riqueza de detalhes e a gente percebe que ela acompanha a história com atenção. A maioria dos atores só lêem suas falas e não têm a menor idéia do que acontece na novela como um todo.


Quando Lui faz uma brincadeira sobre o seu sucesso como modelo ela suspira e conta que já houve um momento que pensou em desistir. Estava há três anos em Nova York e nada acontecia. Num dia de angústia decidiu mudar o visual. Foi ao cabeleireiro e cortou seus longos cabelos loiros e mandou pintar de preto. Are you crazy?, perguntou o cabeleireiro antes da moça insistir. Quando apareceu na Ford com o novo visual foi demitida na hora. Arrasada, decidiu voltar ao Brasil e desistir da carreira. Já estava com a passagem comprada quando recebeu um telefone de Filippa, a lendária agente portuguesa de Kate Moss. Vem pra Paris agora. Eu só quero que você me dê um mês. Se nesse tempo não acontecer nada você volta para o Brasil, argumentou Filippa. Desanimada a modelo embarcou para Paris, mas tudo correu bem na capital francesa. Um mês depois de chegar Letícia abriu o desfile de Valentino. Pouco depois foi convidada para ser a garota propaganda do perfume Pure Poison, da marca Dior (foto acima).


Quando alguém cita o livro O diabo veste Prada ela fica séria e lembra seu encontro com Anna Wintour, a todo-poderosa editora da Vogue América, que inspirou o livro que já virou filme. Ela é uma mulher tão estranha. A modelo conta que foi levar seu book na revista e foi recebida pela recepcionista da editora, uma mulher bem simples. Letícia se apresentou, disse que queria mostrar seus trabalhos para alguém da Vogue e trocou algumas palavras gentis com a mulher. A recepcionista pediu para ela aguardar e minutos depois voltou e mandou a modelo entrar. Letícia achava que ia ser recebida por alguma secretária, algum assistente, mas a voz da recepcionista não deixava dúvidas: Ela vai lhe receber. Foi então que Letícia Birkheuer se viu na mesma sala que Anna Wintour.


Champanhe, champanhe, champanhe...


Sem dizer uma palavra Madame Vogue América fez um sinal para que a jovem sentasse. Pegou o book e ficou impassível folheando as páginas com os principais trabalhos da moça. Gosto muito do trabalho desses fotógrafos, foi seu único comentário. Depois devolveu o book e fez um gesto com a cabeça que, ao mesmo tempo, significava obrigado e passe bem. La Birkheuer saiu da Vogue América sem saber se a editora havia ou não gostado do seu trabalho. Dois dias depois um telefonema avisava que ela tinha sido escolhida para um ensaio e teria que estar disponível para viajar ao sul da França onde seria fotografada num castelo por Helmut Newton, um dos maiores fotógrafos de moda de todos os tempos.


Por que eu fui escolhida? Tão rápido assim?, quis saber a modelo. A produtora das fotos confidenciou que, como Letícia tinha sido carinhosa com a recepcionista, a mulher pediu para a própria Anna recebê-la. É que aquela mulher simples jogada na ante-sala dos assistentes exercia grande influência sobre a temida editora da Vogue América. E ela tinha gostado da jovem brasileira. Eu sempre trato bem as pessoas. Principalmente as pessoas mais simples. E não é que eu queria ser boazinha, não. É que isso me faz bem.


A festa de aniversário de Candé foi a seqüência natural da fashion night. Na porta do Sky Lounge encontramos Napoleão Fonyat que já estava indo embora. Parecia cansado, mas feliz. Montar um desfile dá um trabalhão. Candé Salles recebia os convidados do seu aniversário com um vestido da Érika Palomino. Vocês não acham que eu fiquei ótimo com o vestido da minha mulher? - perguntava aos convidados que ia de Milton Nascimento a Luiza Mariani, passando por Sergio Matos, Marcus Vinicius, Mateus Verdelho... A boate estava lotada. Gente bonita, alto astral, bebida, música e animação. A pista de dança fervia com um punhado de modetes. Quando começou a tocar o hit do DJ Leozinho Ela só pensa em dançar, Letícia Birkheuer soltou os cabelos e se jogou na dancefloor. O Candé é muito querido no mundo da moda e foi muito celebrado na sua festa que marcou a nona edição do Fashion Rio.


Champanhe, champanhe, champanhe...


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas