30.6.06

MADONNA E O JIU-JITSU – Numa das cenas do recém-lançado DVD com o documentário sobre os bastidores da turnê Re-Invention tour, de 1994, o marido de Madonna, o cineasta Guy Richie, aparece lutando jiu-jitsu com o faixa-preta brasileiro Renzo Gracie. Um dos grandes lutadores da família Gracie, Renzo é identificado no documentário como Guy´s hero, o herói de Guy. No filme, enquanto Renzo e Guy lutam na academia Gracie de Nova York, em off, a cantora tece comentários sobre a paixão do marido pelo jiu-jitsu:


Acho que os homens não conseguem resistir a um convite para lutar uns contra os outros. Eles põem o short se deitam no chão. Daí eles ficam se abraçando por umas duas horas. Eles suam, se agarram, grunhem e sentam um na cara do outro. O meu marido tem mais intimidade com as pessoas com quem ele pratica jiu-jitsu do que comigo. Às vezes, ao vê-lo lutando, eu chego e digo: “Não tentamos essa posição ainda”.


O Guy consegue, não sei como, sujeitar os guardas de segurança do show e transformá-los em parceiros de jiu-jitsu. Principalmente o Kelly, com quem ele está sempre rolando no tapete.


A paixão do cineasta Guy Richie pelo jiu-jitsu é velha conhecida dos membros da família Gracie. Quando está em Nova York Guy treina na academia do Renzo. Quando está em Los Angeles ele treina com Rikson, Royler ou Royce. Desde que os filhos de Hélio Gracie se mudaram para os Estados Unidos o jiu-jitsu virou um esporte cultuado pelos americanos.


Royler Gracie, único dos irmãos Gracie que ainda mora no Rio, conta que conheceu Guy Richie na academia do irmão Royce em Los Angeles. Foi logo depois do atentado ao World Trade Center. Ele estava treinando com os alunos americanos do irmão e depois do treino Guy perguntou se os irmãos Gracie iam ao show da Madonna. Era o primeiro show da cantora depois do atentado em Nova York e havia muita expectativa na cidade, já que era o primeiro grande evento em Los Angeles depois da tragédia. Royler respondeu que gostaria muito de ir, mas não tinha tíquete, os ingressos já haviam se esgotado. Na mesma hora Guy disse que todos podiam se encontrar na casa dele, de lá iam para o show. Royler não entendeu nada. Só quando ele foi embora é que o irmão explicou que aquele sujeito boa praça era o marido da Madonna. Naquela noite Royler, Rikson e Royce foram para a mansão da cantora. Lá se encontraram com o casal e mais um grupo e foram todos para o estádio onde Madonna fez mais um show da Drowned World Tour.


Royler fala com muito carinho do cineasta inglês. O Guy é um cara muito legal. Simples, alto astral, gente fina. Ele é muito na dele. Royler conta que certa vez estava na casa do casal, treinando com Guy quando chegou a Madonna. Ela cumprimentou, foi super simpática, olhou para o marido e falou em tom de deboche: Guy, você não perde essa mania de ficar se agarrando com outros homens.


Os filhos do velho Hélio Gracie continuam fazendo história na América. Recentemente, uma luta entre Royce Gracie e Matt Hughes reuniu vinte mil pessoas no Staple Center, o estádio dos Lakers. A luta, ignorada pela grande imprensa do Brasil, teve muita repercussão nos EUA. Em Manhattan, do outro lado do país, um anúncio da competição ocupou oito andares de um prédio.






JE VAIS TE DIRE UN SECRET – O anúncio de que Madonna não iria fazer show no Brasil provocou reações iradas em alguns fãs. Sentindo-se rejeitados pela cantora, fãs tupiniquins reagiram com fúria. Na área de comentários de vários sites da internet a cantora é xingada de tudo quanto é nome. Alguns rogam pragas e se referem a artista com palavrões cabeludíssimos. No divertido blog Phillipinas , o adjetivo mais gentil dedicado a diva pop é vacona.


Para acalmar os ânimos exaltados esses fãs devem assistir imediatamente ao DVD I´m going to tell you a secret, que documenta os bastidores da turnê Re-Invention Tour de 2004. É um filme nos moldes de Na cama com Madonna. Só que, agora, a cantora está mais madura, mais consciente e mais zen. Assim, o filme é quase um tratado sobre valores espirituais e religiosidade. Todo o tempo, de forma explícita ou subliminar, o documentário procura difundir mensagens de harmonia, de serenidade, consciência social, amor à natureza, encanto pela vida e amor ao próximo. É quase gospel de tão religioso. Isso é a maturidade, diz Silvio Ciccone, pai da cantora, depois de assistir ao show, que tem o mesmo conceito espiritual do vídeo.


Já na abertura a mãe de Lolla e Rocco recita trechos do Novo Testamento. Depois, numa cena durante uma gravação no estúdio, ela tem uma conversa sobre fé com o produtor, quando ele comenta que não acredita em Deus. Isso me deixa chocada, diz Ester (nome judeu que ela adotou depois de se converter a Cabala). Madonna acredita (mesmo) em Deus. No final o filme apresenta seqüências da visita que ela fez a Israel e seu encontro com rabinos em templos religiosos. Mostra a artista conversando com os agentes da segurança e eles dizendo quão perigoso é a visita dela aos lugares sagrados de Israel já que é um possível alvo de terroristas. Mesmo assim ela insiste em visitar os lugares sagrados. Já me disseram que Nova York é um lugar muito mais perigoso do que Israel, argumenta com os agentes.


A relação da estrela com os músicos, bailarinos e a equipe de produção também conta uma história com uma mensagem de harmonia e solidariedade. Ela acompanha a trajetória dos bailarinos desde o teste para o show até a despedida depois da última apresentação. Mostra um pouco a história deles, artistas anônimos, vivendo aquela experiência de estar participando de uma turnê que é uma super produção. Quando estão em Paris ela os leva para assistir a um recital de piano, pois quer oferecer algo mais para os jovens artistas.


A família também está presente no documentário. Tem o encontro dela com o pai e a madrasta. E os comentários do velho dizendo ter gostado muito do espetáculo e elogiando a mensagem espiritual que o show transmite. Quando a turnê chega a Paris Madonna pede a filha Lolla que lhe ensine a pronunciar I´m going to tell you a secret em francês. Je vai te dire un secret, ensina a garota. Depois Lolla aparece na piscina do hotel reclamando que durante as turnês sente muita falta da mãe por causa das viagens. Deve ser por isso que ela não vem ao Brasil. O filho Rocco surge deitado com a mamãe no quarto do hotel. E o marido Guy, quando não está lutando jiu-jitsu, passa para vê-la nos bastidores. Há duas semanas você não aparece no meu show, reclama a estrela.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas