24.8.06

FALA FOTO – A exposição de fotografias de Cora Ronai, na Galeria de Arte Mercedes Viegas é imperdível. Arte de vanguarda, esta é a primeira vez que é feita uma exposição com fotos tiradas por telefones celulares. Cora é a rainha dos gadgets. Sempre interessada nas maravilhas da tecnologia, ela vive ligada nos últimos lançamentos em termos de computadores, máquinas fotográficas, celulares e qualquer tipo de maquininha que torne mais prática e divertida a vida moderna.


As fotos são lindas. Ampliadas, expostas em quadros com molduras pretas, as imagens adquirem status de obras de arte. Uma foto da avenida Copacabana, feita de dentro de um táxi preso num engarrafamento, parece um quadro de Edward Hopper. Paisagens de Budapeste revelam uma cidade bucólica e nos remetem ao livro de Chico Buarque. Uma imagem noturna da cidade lembra uma cena do filme Blow Up. O detalhe de um quarto de hotel revela uma imagem poética. A melancolia das gotas de chuva numa vidraça se transforma numa das mais belas fotos da exposição. São cenas do cotidiano em que a artista (sim, a artista) mostra como tudo pode ser belo na simplicidade da vida cotidiana.


Cora Ronai classifica suas fotos como um diário: Eu nunca consegui fazer um diário escrito. O meu diário é fotográfico.

Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea
Rua João Borges, 86 – Gávea – Fone: 2294.4305







A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela teríamos pessoas boas fazendo o bem e pessoas más fazendo o mal. Mas para pessoas boas fazerem coisas más é necessário a religião.
Steven Weinberg, prêmio Nobel de Física.






AÉCIO NEVES MERECE O PLANALTO O site oficial do governador de Minas Aécio Neves ressalta a declaração, feita num debate no jornal Folha de São Paulo, em que ele se declara a favor do casamento entre homossexuais. O material de divulgação da campanha a reeleição envia aos eleitores o artigo do jornalista André Petry, publicado na revista VEJA, em elogia a postura progressista do governador. Viva o Brasil moderno!


Aécio Neves tem carisma, talento e charme. É um homem inteligente e moderno, que freqüenta shows de rock e vai a Los Angeles assistir a entrega do Oscar. Pois bem. Com um político com esse perfil nos seus quadros, o PSDB escolheu o insosso Geraldo Alckmin para concorrer a Presidência da República. Puta que pariu! É por isso que Lula está em primeiro lugar nas pesquisas. Não é pelas suas realizações que o sapo barbudo vai ganhar a eleição. Ele vai ganhar a eleição porque os adversários são muito fracos. Se Aécio Neves fosse candidato à presidência duvido que Lula fosse reeleito.


Fernando Henrique Cardoso, que foi o principal articulador da candidatura de Alckmin, vai entrar para a história como o maior cabo eleitoral de Lula. Foi FHC quem elegeu Lula no primeiro mandado. Foi graças à decepção com seus oito anos de governo que o povo brasileiro mergulhou nessa aventura insana com o dono do PT. Afinal, se o governo de Fernando Henrique tivesse sido bom ele teria conseguido eleger José Serra. Agora o anti-cristo FHC entra em cena novamente, com seu objetivo de acabar definitivamente com a nação. Ele discartou José Serra e Aécio Neves, candidatos em condições de enfrentar Lula e escolheu Alckmin, o mais fraco e sem personalidade. Fernando Henrique Cardoso odeia o Brasil.





Leia a seguir o texto do jornalista André Petry, publicado na revista VEJA, que faz parte do mailing do candidato Aécio Neves.






Faz bem ouvir depoimentos como o do governador mineiro Aécio Neves. Numa sabatina promovida pelo jornal Folha de S.Paulo, o governador disse que é um defensor do casamento homossexual. "Não me oponho à união civil entre homossexuais. Não coloco nenhuma objeção ao fato." Aécio Neves disse que o país tem demonstrado tolerância ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e defendeu a idéia de que a lei contemple esse avanço. Parece que disse pouco, mas é bastante.


Os políticos profissionais não gostam de externar posições claras sobre temas aparentemente controvertidos. No caso do casamento gay, têm receio de deflagrar a fúria da Igreja Católica, talvez a instituição mais intolerante do mundo à liberdade sexual, e sobretudo de perder o voto do eleitorado mais conservador. O comportamento esquivo dos políticos explica por que o casamento homossexual nunca é votado no Congresso Nacional, ainda que o tema circule por ali há mais de uma década. Explica, ainda, por que já houve tanto projeto apenas prevendo a convocação de plebiscito sobre o tema - pois é uma forma de agradar à comunidade gay sem afrontar os conservadores.


O casamento homossexual é uma realidade no Canadá e em alguns países da Europa, inclusive na católica Espanha, e será uma realidade no Brasil - mais cedo ou mais tarde. Trata-se de um avanço inevitável, como aconteceu com o divórcio ou o tabu da virgindade. Para quem tem dúvidas, basta conferir algumas decisões judiciais recentes:
Em julho, o juiz Rômolo Russo Junior, de São Paulo, determinou que o Instituto de Previdência do estado pagasse pensão ao companheiro de um servidor que falecera havia cinco anos. Em sua sentença, escreveu que o direito existe para que "o homem alcance o justo meio das coisas".
No mesmo mês, a juíza Mariângela Meyer Pires Faleiro, de Belo Horizonte, tomou decisão idêntica, ainda que a lei não preveja benefício previdenciário a casais homossexuais. Escreveu: "A Justiça não pode seguir dando respostas mortas a perguntas vivas".
Ainda em julho, a juíza Adair Julieta da Silva, de Cuiabá, reconheceu a união estável de um casal homossexual - antes que qualquer um morresse. O casal passou, assim, a ter benefícios previdenciários, direito a pensão alimentícia ou a herança, como qualquer casal heterossexual.
Outra decisão, também do mês passado, é ainda mais notável: o juiz José Antônio Cezar, de Porto Alegre, autorizou um casal homossexual a registrar o filho adotivo numa certidão em que não houvesse menção a "pai" ou a "mãe".


Quem sabe isso tudo - a declaração de Aécio Neves quebrando o padrão de hipocrisia dos políticos e as decisões judiciais dando exemplo de grandeza - ajude a desbloquear a legalização do casamento gay. Faria bem ao país. Ensinaria, aos socialmente conservadores, aos religiosos que identificam liberdade sexual com sinal do apocalipse, que a legalização do casamento homossexual é apenas uma reverência à diversidade e um triunfo da tolerância. Não faz mal a ninguém.






O LIVRO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM - Poeta, contista, ensaísta e compositor, Nei Lopes é um raro caso da união de talento artístico, erudição e articulação política a serviço da população brasileira. Em seu livro 20 CONTOS E UNS TROCADOS, o autor concilia, como poucos, o espírito popular dos subúrbios do Rio com a qualidade estética de uma grande obra. O universo dos contos é o do indivíduo negro, que vive o cotidiano das comunidades humildes e marginalizadas da cidade.


Entre diversas análises, o livro retrata a involução sofrida no mundo do samba desde a origem das primeiras escolas até a transformação do carnaval em um grande setor do turismo e do entretenimento. Malandros, pais-de-santo, compositores de escolas de samba, o subúrbio, o morro: personagens de um Rio de Janeiro que não se vêem nos cartões-postais da cidade, mas que desfilam com grande força literária na obra.


São 20 contos — e ainda mais seis (os “trocados” do título) — em que o autor nos conduz, com batuta de maestro, pelo dia-a-dia dos habitantes dos mais inesperados e marginalizados locais da Cidade Maravilhosa. Imagens, cenários; alegrias, decepções; vidas construídas, destruídas, reconstruídas. Assim o leitor vai descobrindo, conhecendo e se envolvendo com esses personagens tão reais a que Nei Lopes deu vida em sua aquarela carioca.


Com uma fluência que nos remete ao ritmo do mestre do samba, 20 CONTOS E UNS TROCADOS apresenta ao leitor um universo marginal e fascinante, em textos que reproduzem a oralidade popular de forma autêntica e marcante.



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas