29.11.06

BISCOITO FINO – Hoje à tarde Leda Nagle ofereceu biscoitos finos ao público do seu programa na TVE, ao apresentar uma entrevista de duas horas com a cantora Maria Bethânia, com a participação de Renata Sorrah, Bibi Ferreira, Miúcha, Kati de Almeida Braga e Haroldo Costa. Foram as duas horas mais geniais da TV brasileira no ano de 2006. A grande dama da MPB deu um show de inteligência e bom humor para o público do Sem Censura. Seus diálogos com Bibi Ferreira sobre palco, teatro e arte foram excepcionais. Suas histórias de vida sempre narradas com sabedoria e bom humor.

Dei gargalhada quando Bethânia contou a história da menina de Santo Amaro da Purificação que sempre desmaiava na hora da missa. E Bethânia, criança, achava aquilo lindo. E sonhava um dia ser aquele personagem. Outro momento muito engraçado foi quando ela contou do choque elétrico que levou ao entrar no palco, durante um show em Cuba. Tudo por causa da sua mania de entrar descalça em cena. Com o susto que levou ela quase se joga do palco. Ao ver aquilo Gilberto Gil alertou as pessoas: Bethânia levou um choque. Mas Chico Buarque não acreditou e achou que era apenas uma entrada teatral da cantora.

Suas opiniões sobre arte, suas conversas com Miúcha, suas observações sobre o Brasil de ontem e de hoje. Tudo foi muito informativo e esclarecedor. Não é só quando canta que Bethânia tem o que dizer ao público. Quando fala a artista emite opiniões lúcidas e inteligentes. Além disso, não é sempre que ela se abre e se mostra da forma como se mostrou nesse programa. Ela é amicíssima da Leda Nagle, por isso concedeu tão especial entrevista. Aliás, só a poderosa Leda Nagle para conseguir reunir Bethânia e Renata Sorrah no mesmo programa.

Renata quase não falou. Ficou quietinha, ouvindo sua amiga falar, demonstrando muita admiração e afeto. Ela sabia que não precisava falar muito, que bastava estar ali, ao lado dela. Num dado momento ao contar sobre as coisas que gostava de fazer quando não estava cantando, seus trabalhos artesanais, sua paixão pela cozinha, Bethânia murmurou: “A filha da Renata adora minha feijoada”. Fofas!






SAMBA, SUOR E CERVEJA – A Zona Sul ferve nas noites de domingo com o pagode do Pátio Lounge, no Jóckey. Os músicos são ótimos. Um grupo de sambistas com uma boa cozinha e um cuidado especial na amplificação do som. Eu diria que os sambistas Anderson e Andrezinho conseguiram eletrificar o samba, resultando daí um batuque muito gostoso que anda fazendo a festa da multidão que têm lotado o antigo El Turfe. O espírito do samba ronda pelo Jóckey nas noites de domingo. Cabrochas belíssimas, meninas douradas pelas praias, exercitam o gingado no salão fazendo com que o molejo de seus corpos ditem o ritmo da música. Ao mesmo tempo os muchachos mais salerosos da cidade se deixam dominar pelo ritmo do samba dançando com graça e suingue. Ali acontece algo impressionante. Quando o sujeito entra na boate parece que entrou no meio de um imenso espetáculo musical. Como se todo mundo ali estivesse em plena Marquês de Sapucaí, fantasiado de cores e sensualidade, distribuindo beijos, sorrisos, calor e energia. O verão chegou...






O LIVRO É O MELHOR AMIGO DO HOMEM – Um sucesso a noite de autógrafos do livro A senhora das velas de Walcyr Carrasco. A livraria da Travessa ficou lotada de artistas, jornalistas, fotógrafos, curiosos, fãs e aqueles chatos do Pânico na TV sendo desagradáveis com as pessoas. Tinha um monte de gente legal: Roberto Talma, Jorge Fernando, Maitê Proença, Patrícia França, Dusek, Rubens Araújo, Déo Garcez, Carla Daniel, Mauro Mendonça, Rosamaria Murtinho...

No início desse ano eu participei de uma Oficina de Teledramaturgia com vários novelistas: Lauro César Muniz, Marcílio Moraes, Tiago Santiago, Carlos Lombardi, Glória Perez e Walcyr Carrasco. Foram ótimos os debates, as discussões, as palestras. Cada um falou de sua experiência e de suas técnicas para desenvolver novelas. Era o top da televisão brasileira trocando idéias e revisando conceitos. Enquanto estavam sendo exibidos os últimos capítulos da novela Alma Gêmea Walcyr aplicou excelentes exercícios de teledramaturgia para a equipe. Depois fez comentários pertinentes sobre a forma como cada grupo tinha desenvolvido seu projeto de novela. Ele é um sujeito inteligente e tem grande facilidade de transmitir seus conhecimentos. Ao mesmo tempo é um cara extremamente venenoso. É como se fosse uma serpente que precisa se alimentar do seu próprio veneno. Durante as palestras que dava na Oficina eu podia perceber o veneno escorrendo em golfadas pelo canto de sua boca.

O Gilberto Braga, que estava no lançamento, gosta muito dele. Certa vez o Gilberto deu um jantar no seu elegante apartamento no Arpoador e convidou alguns autores, entre eles o Walcyr. Na reunião o autor de Alma Gêmea falou o tempo inteiro e manipulou as atenções com suas opiniões definitivas sobre todos e tudo. De repente a sala de Gilberto se transformou num palco onde Walcyr dava um pocket show de erudição televisiva. Quando ele foi embora Gilberto virou-se para o seu companheiro e bradou: Edgar, você pode tirar inseticida da nossa lista de supermercado, pois a quantidade de veneno que o Walcyr Carrasco destilou aqui em casa valeu por uma dedetização. Pano rápido.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas