18.1.07

DECADENCE AVEC ELEGANCE Flávio Canto, o top medalhista olímpico, um dos homens mais chiques e elegantes do Rio de Janeiro, foi o destaque na primeira fila do desfile da TNG. A presença do atleta do judô deu um toque de classe aos eventos do Fashion Rio. Bem humorado e alto astral ele contou que tem treinado com afinco para fazer bonito no PAN. Mas o assunto favorito do rapaz é o seu projeto social na Rocinha. Sua preocupação em ajudar jovens carentes através do judô é algo verdadeiro e sincero. Desde a primeira vez que eu o entrevistei para o Jornal do Brasil, antes das Olimpíadas de Atenas, que ele só falava dos seus alunos da Rocinha. Flávio foi ao Fashion Rio a convite da OI, empresa que patrocina o festival de moda e que também é patrocinadora do atleta. Ao me encontrar, na entrada da tenda onde foi realizado o desfile, ele me deu um abraço bem apertado. E esse abraço foi, para mim, a melhor coisa que aconteceu no Fashion Rio.

O desfile da TNG foi bacana. A moda masculina tinha inspiração militar nos jeans esverdeados, nas jaquetas de cortes geométricos e nos acessórios usados pelos meninos. A moda feminina parecia inspirada nas espiãs russas da literatura policial. Golas rulês, saias rodadas, capas e casacos compridos que davam um ar de mistério as garotas. A entrada de Reynaldo Gianechini na passarela provocou frissom no público feminino. Vestindo jeans, sem camisa e uma enorme e esvoaçante capa colorida, ele lembrava um super-herói. Curiosamente, o ator parecia pouco à vontade nas roupas que usava. O figurino de sua última entrada na passarela o deixou muito deselegante. Eu não estaria exagerando se dissesse que ele estava cafona. Quem manda...






DECADENCE AVEC ELEGANCE – Foi um suspense digno de Alfred Hitchcock o desfile de Sta Ephigênia. Parecia que a platéia estava assistindo a um filme de terror no momento em que o sanguinário vilão se prepara para atacar a mocinha. Foi nesse clima que a platéia assistiu a moda outono-inverno criada por Marco Maia e Luciano Canale. É que os criativos estilistas obrigaram as meninas a desfilarem usando saltos plataforma altíssimos. Os mais altos que alguém possa imaginar. Não satisfeitos com isso eles substituíram a passarela tradicional por uma ponte com o piso muito liso. A platéia assistiu ao desfile achando que a qualquer momento as modelos iam escorregar e cair. O que quase aconteceu com uma delas. Nesse clima ninguém conseguiu prestar muita atenção nas roupas de gosto duvidoso. O fato é que os pavorosos saltos plataforma destruíram o desfile da Santa Ephigênia. Uma pena.






DECADENCE AVEC ELEGANCE – “Os meus vestidos longos são realmente longos. E os curtos são realmente curtos”. Foi com essa frase de profunda inteligência, exibida no telão antes do desfile, que a estilista Eliza Conde apresentou a sua coleção outono-inverno 2007. Apesar da retórica de araque o desfile chamou atenção pelo bom gosto, sofisticação e elegância. As roupas eram lindas, delicadas, femininas. Os esvoaçantes vestidos longos mereciam ser premiados pela criatividade contida. Os detalhes e o acabamento todos feitos sob medida. Um luxo só.

A estilista Eliza Conde é filha do ex-prefeito do Rio e atual Secretário das Culturas Luiz Paulo Conde. A presença do político esperto na primeira fila do desfile da filhota agitou os jornalistas e fotógrafos presentes ao evento. O pessoal da imprensa cercou o sujeito como urubus na carniça. E essa figura de linguagem é perfeita para definir o que são os jornalistas, uns urubus, e o que é Luiz Paulo Conde, uma carniça.

A imprensa carioca precisa ser mais crítica. Deram ao Conde um tratamento de celebridade e estrela quando deveriam ter lhe virado às costas. Luiz Paulo Conde é um dos responsáveis pelo estado lastimável em que se encontra o Rio de Janeiro. Na época em que foi prefeito ele apenas seguiu a cartilha do César Maia e permitiu o crescimento das favelas e a invasão de áreas de proteção ambiental. Vamos nivelar por baixo! Esse parecia ser o lema do seu anti-governo. O glutão nunca fez nada pela segurança pública. Governou a cidade como um marajá fazendo acordos políticos espúrios que foram de encontro aos interesses da população. Um político sórdido que, como administrador, só conseguiu administrar seus próprios interesses.

Luiz Paulo Conde foi secretário da Rosinha Garotinho. Sua habilidade como político é tanta que ele saiu de uma quadrilha e entrou em outra. Agora é Secretário das Culturas do governador Sergio Cabral. Poxa! Com tanta gente no Rio de Janeiro com preparo na área cultural o Sérgio Cabral escolheu para gerenciar essa área um político que está apenas utilizando sua atuação na secretaria como plataforma para tentar se reeleger prefeito no próximo ano. Só isso já demonstra a má fé que está por trás do discurso de Sergio Cabral.

No mesmo dia em que Conde foi incensado pela imprensa deslumbrada que cobre o Fashion Rio a ex-miss Brasil Leila Schuster foi atacada por dois ladrões quando se dirigia ao desfile da Alessa, numa concessionária de veículos em Botafogo. Os bandidos, numa moto, puxaram a bolsa da mulher. Como a bolsa se enroscou na mão dela os pilantras a esfaquearam. Nenhum jornalista se lembrou de perguntar ao Conde o que ele tinha achado do episódio. A polícia, lacônica como sempre, limitou-se a dizer que os bandidos são menores de idade que atuam na região. Eles sabem disso e não fazem nada porque os filhos da puta são menores de idade. Aqui no Brasil os menores de idade são tratados como a vaca é tratada na Índia. Se na Índia a vaca é sagrada aqui no Brasil os menores são sagrados e ninguém pode fazer nada contra eles. Que merda!






DECADENCE AVEC ELEGANCE O lugar mais fervido do Fashion Rio é o estande da OI, a patrocinadora do evento. O lugar é aconchegante, tem um DJ incrível que toca house music com remixes de Justin Timberlake, Pet Shop Boys e Scissor Sisters. Ali a bebida é farta, as comidinhas são tudo de bom e os funcionários da empresa são educados e gentis. É para o estande da Oi que vão os modelos bonitões quando acabam os desfiles. É lá que eles vão flertar com as cobiçadas tops que circulam no pedaço e com as meninas bonitas que sonham serem descobertas por algum produtor de moda. A azaração é o ponto forte do lugar que, a partir das oito da noite, fica lotado. Nos intervalos dos desfiles eu sempre dou uma passada no estande da OI para fazer um lanchinho, tomar um drinque e ver o movimento do povo fashion. É o melhor estande do lugar. Na quarta-feira dei uma passada lá depois do desfile da TNG. O lugar estava super lotado, mas, como eu sou vip, pude entrar sem nenhum problema.

O segundo estande mais badalado do Fashion Rio é o do Jornal do Brasil. O jornal pode estar indo mal das pernas, mas o estande do JB sempre é um dos mais animados do festival de moda. Principalmente agora que ninguém corre mais o risco de encontrar a Ana Tahan dando pinta por lá. Os brindes do JB são super concorridos. Todas as mulheres queriam ganhar uma bolsa colorida que as bonitas recepcionistas distribuíam para os convidados. Coordenando tudo a sempre simpática Tânia Caldas, uma pessoa que sempre vale a penar encontrar nos eventos sociais.






DECADENCE AVEC ELEGANCE – O que mais gosto do Fahion Rio é o movimento social. É divertido encontrar pessoas que raramente vejo. Dei boas gargalhadas com o Amin Khader, pois vimos o desfile da marca Reserva juntos. Como é uma grife de moda masculina, na passarela só havia rapazes lindos. Que bofe é esse?, perguntava Amin cada vez que um bonitão entrava na passarela. Ai que tórax!, esbravejou ele quando um belo garotão entrou na passarela com um casaco aberto no peito. E que peito! As roupas da Reserva são incríveis. Tem cortes masculinos e um acabamento perfeito. As camisas são tão lindas quanto as que Jay Gatsby, o personagem do livro O grande Gatsby usava. Moda também é cultura!

Ronald Villardo também é uma figura. Assisti o desfile da Elisa Conde ao lado dele. Ronald deu uma enorme gargalhada quando a estilista, no vídeo de apresentação antes do desfile, disse a frase que marcou a sua apresentação. Os meus vestidos longos são realmente longos. E os curtos são realmente curtos, disse a modista, provocando um ataque de risos no jornalista. Ronald é inteligente, bem informado, entende de moda e escreve muito bem. Foi por causa dele que parei de usar a palavra lounge para definir os cercadinhos da imprensa e dos patrocinadores. Eu prefiro a palavra estande, decretou ele.

Antonio Carlos Miguel e Katy Pinto foram ao Fashion Rio apenas para assistir ao desfile da Santa Ephigênia e ficaram chocados com o desfile. Aqueles sapatos horríveis destruíram o desfile, disse ACM boquiaberto. Já Jorge Salomão, sobre o mesmo desfile, contou que ficou o tempo inteiro rezando um mantra para as modelos que dizia apenas: Não caiam, não caiam, por favor não caiam, não caiam...

Sylvia de Castro, minha adorada coleguinha do JB, estava chocada com a violência sofrida por Leila Schuster. Sylvinha é uma excelente editora de moda e sabe tudo sobre os bastidores do mundinho fashion. Já o meu querido Júnior de Paula foi implacável ao final do desfile da TNG: Estava tudo errado nesse desfile. A TNG arrasou com Gianecchini.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas