4.3.07

LUIS PIMENTEL & SUAS DECLARAÇÕES DE HUMOR – Um dos grandes jornalistas cariocas do nosso tempo, Luis Pimentel lança o livro Declarações de Humor, dia 8 de março na Casa de Cultura Laura Alvim. Pimentel é uma personalidade que dá dignidade a imprensa. Um sujeito que leva a sério o seu ofício. Ao contrário de muitos jornalistas que lidam com a sua profissão como uma maneira vulgar de ter poder ou status social, Pimentel é daqueles para quem o jornalismo é algo natural, uma característica do seu caráter e personalidade.

Eu tive a oportunidade de desfrutar da sua convivência profissional quando ele foi editor do Caderno B, do Jornal do Brasil. Quem assinava a editoria do caderno era o Ziraldo, mas quem, efetivamente, editava o suplemento cultural era o Pimentel, já que ele era um colaborador de confiança do cartunista. Pimentel editava o B com uma dignidade, uma pureza e um amor ao seu ofício que chegava a ser comovente.

Seu entusiasmo pelo trabalho na redação era contagiante. Ele não deixava dúvidas que ali era seu ambiente natural. O seu respeito pelo trabalho dos colegas era digno de nota. Tinha entusiasmo pelo trabalho de seus colaboradores e buscava sempre levantar a bola de todos, valorizando seus textos e opiniões. Ao contrário de certos editores que buscam sempre puxar o tapete da sua equipe, para que possa brilhar sozinho.

Luis Pimentel já escreveu romances, livros de humor e alguns livros infanto-juvenis. Em parceria com Dante Mendonça escreveu Piadas Para Sacanear Vascaínos (Para alegria dos flamenguistas) e Piadas Para Sacanear Flamenguistas (Para alegria dos vascaínos). Para jovens e crianças publicou O peixinho do São Francisco, Uma vez uma avó e Um menino chamado asterisco. Romancista dos bons, são dele os livros O calcanhar da memória e Um cometa cravado na tua coxa.




LA LUNA – O eclipse lunar foi o melhor programa para a noite do último sábado. Durante todo o dia não houve uma única nuvem no céu infinitamente azul. À noite o céu continuou límpido permitindo uma observação bem nítida do fenômeno. A praia de Ipanema ficou lotada de curiosos interessados em testemunhar o momento em que a sombra da terra iria escurecer a lua. Só faltou alguém virar lobisomem para o evento ser perfeito. No Posto Nove um grupo ficou tocando violão em volta de uma fogueira enquanto uma pequena multidão batia palmas cantarolando velhos sucessos de Bob Marley. A fogueira tinha se tornado necessária, já que o vento que vinha do mar era bem frio. Quando a lua começou a escurecer um enorme transatlântico todo iluminado surgiu por trás das pedras do Arpoador, dando um toque ainda mais exótico aquela noite tão especial. Foi incrível.


DEVE SER BOM SER VOCÊ – Um sucesso na Internet o site do jornalista Sidney Rezende, que é âncora da CBN e da Globonews. É lá no site do Sidney que, uma vez por semana, escrevo uma coluna de variedades. A crônica mais recente, um texto chamado O legado de Brizola, provocou a ira dos brizolistas de carteirinha. Nunca fui tão xingado em minha doce vida. Os fãs de Leonel Brizola não querem admitir que o seu guia espiritual foi um dos responsáveis pela situação de caos social do Rio de Janeiro. Se tiver saco leia AQUI!


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas