10.3.07

LUZ DO SOL – Esta semana a direção da TV Record reuniu um grupo de jornalistas para mostrar cenas da próxima novela da emissora. Luz do Sol é escrita por Ana Moretzsohn, com a colaboração de Ana Clara Santiago, Denise Crispun, Emilio Boechat e Gustavo Reiz. É uma história romântica ambientada no Rio de Janeiro. Gente jovem, ricos deslumbrados, malucos beleza, zona sul, surfistas, paixões de verão, gente em busca do amor e da felicidade. Parece uma novela do Antônio Calmon. Um dos temas musicais, inclusive, é a canção Garota Dourada, que foi tema do filme Menino do Rio, dirigido pelo Calmon. Na trilha de Luz do Sol a música é cantada pelo Felipe Dylon, que criou um arranjo bem reggae para a nova versão. O produtor musical Marcio Antonucci também foi buscar inspiração no cinema para o tema de abertura. A canção escolhida foi a homônima Luz do Sol, canção que Caetano Veloso compôs para o filme Índia, de Fabio Barreto.

O ponto de partida de Luz do Sol é o desaparecimento de uma criança. A história começa quando Drica, uma menina rica, filha de Stella Maris, personagem da Luisa Tomé, desaparece durante sua festa de aniversário de cinco anos, um baile a fantasia. A família, dona de um estaleiro, se desestrutura com o desaparecimento da garotinha, que é seqüestrada, foge dos seus algozes, sofre um acidente e vai parar em Saquarema, na casa de Agenor, um pescador, interpretado por Leonardo Brício. A mulher do pescador, Eliana, personagem de Patrícia França, que havia perdido um filho meses antes, fica encantada com a menina. O casal resolve criá-la como filha na praia onde moram, um lugar de difícil acesso. Quando chega nesse ponto a novela dá um salto de doze anos. A menina desaparecida se transformou numa adolescente linda, surfista de Saquarema, que pega as melhores ondas. Um dia, durante um campeonato ela vai conhecer um rapaz bonito e se apaixonar por ele, sem saber que o lindinho é seu irmão. Nossos comerciais, por favor...

Durante a apresentação da novela Luz do Sol os diretores da Record pareciam muito animados com os resultados obtidos com a nova programação da emissora. Antes da exibição o diretor artístico Hiran Silveira fez um discurso inflamado onde elogiou o trabalho dos atores, da direção e da produção. E exaltou a façanha deles terem conquistado o segundo lugar em audiência na TV aberta. “O projeto da Record é um projeto sério. Agora estamos na briga pelo primeiro lugar. E vamos chegar lá mais rápido do que vocês imaginam”, dizia ele com segurança, firmeza e um certo tom de desafio. Sob aplausos efusivos Hiran Silveira completou: “Todos os que estão aqui estão fazendo história. Vocês estão fazendo a história da nova televisão brasileira”. Waal!

O diretor comercial Walter Zagari acompanhou o entusiasmo de Hiran Silveira e disse que ainda esse ano vão ocorrer muitas novidades na Record. “O mercado vai ficar estarrecido com o que vem por aí”, disse Zaguri, que foi interpelado pelo ator Bemvindo Siqueira: “Todos nós que trabalhamos na Record somos recordistas”.

O elenco é formado por Paloma Duarte, Giusepe Oristânio, Eliana Gutman, Karine Carvalho, Floriano Peixoto, Beth Coelho, Lea Garcia, Paulo Figueredo, Bruno Ferrari, Thiago Gagliasso, Paulo Figueredo, Françoise Fouton, Maria Ribeiro, Petrônio Gontijo, Suzana Werner, Gracindo Júnior, Rogério Fróes, Esther Góes, Luiz Carlos Miéle, Lea Garcia, Daniel Andrade, Luiz Henrique Nogueira,Stella Freitas, Sonia Guedes, Sonia Lima e mais uma dezena de atores jovens, nomes que a emissora está lançando.

Quem também está no elenco é Elke Maravilha, cujo personagem Urânia é uma mulher muito louca, uma excêntrica, que vai se tornar uma espécie de guru para a turma jovem da novela. Já Zezé Mota interpreta Odete Lustosa, uma executiva, gerente do estaleiro que é um dos cenários da novela. Odete é uma mulher tirana e autoritária, que ganhou o apelido de Condoleeza dos colegas de trabalho. Zezé tem tudo para arrasar nesse papel. José Dummont, o homem que virou suco, é Fausto, um pescador envolvido com contrabando, que morre no décimo capítulo. O ator foi contratado pela Record e já está escalado para atuar em Caminhos do Coração, de Tiago Santiago, a próxima novela das dez.

Luiza Tomé estava linda, totalmente à vontade no seu papel de grande estrela da Record. Foi saudada pelo diretor comercial como uma grande aquisição da empresa. Sobre o papel na novela Luiza contou que tem sofrido muito nas gravações porque seu personagem perde a filha no inicio da novela e esse drama vai acompanhá-la até meados da história. Como ela é mãe tem se deixado impressionar pelo desenrolar da história.

Maria Ribeiro interpreta uma DJ e para isso tem feito estágios em casas noturnas do Rio. A atriz sugeriu a direção da Record produzir uma série de anúncios com os atores dando um depoimento de como estão felizes trabalhando na empresa. Para o elenco que veio da Globo como Marcelo Serrado, Lavinia Vlasak, Luisa Thomé e Patrícia França ela sugeriu que todos aparecessem falando diretamente para o espectador: Faça como eu, mude para a Record!

Alguns atores de Luz do Sol saíram do elenco de Cidadão Brasileiro, a novela que antecedeu Vidas Opostas. Alguns deles não conseguiram esconder a frustração com a experiência. Meu personagem em Cidadão Brasileiro foi muito mal aproveitado, disse Bemvindo Siqueira. Cidadão Brasileiro foi uma novela de um personagem só, comentou outro artista que pediu para não ter o nome citado. De qualquer modo estavam ambos muito animados com seus personagens em Luz do Sol.







Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça , em vida em força, em luz
Céu azul que venha até onde os pés
Tocam na terra e a terra inspira e exala seus azuis
Reza, reza o rio ,
Córrego pro rio, rio pro mar
Reza correnteza , roça a beira a doura areia
Marcha um homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza
Finda por ferir com a mão essa delicadeza coisa mais querida-
A glória da vida
Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em verde de novo
Em folha, em graça, em vida, em força , em luz



Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas