15.3.07

PET SHOP BOYS - As bichas arrasaram. Ar-ra-sa-ram! Neil Tennant e Chris Lowe, os Pet Shop Boys encantaram o público que lotou o Credicard Hall para vê-los cantando novos e antigos sucessos. O show tem um conceito sofisticado, como tudo o que é produzido pelo duo. No palco uma mulher e cinco rapazes se revezam fazendo os vocais e executando inspiradas coreografias. Além disso, apenas Neil nos vocais e Chris com seu inseparável teclado. Nada de banda. Guitarra? Bateria? Baixo? Para quê essa parafernália? A música é toda gravada. Desde sempre os meninos foram adeptos da tecnologia a serviço da música pop. E essa tecnologia esteve presente no magnífico show apresentado por eles no Credicard Hall.

No repertório canções que marcaram época como Domino Dancing, Rent, Suburbia, West End Girls e Go West. Cada música embalada por recursos visuais que hipnotizavam o público. Os bailarinos deram um show à parte. Criativos, performáticos, apresentaram coreografias inteligentes. Em alguns momentos do show um gigantesco telão mostravam imagens pré-gravadas dos dançarinos enquanto eles repetiam a mesma coreografia no palco. O efeito foi lindo! Os figurinos, os cenários e as projeções valorizavam as canções. Todos esses elementos reunidos tratavam de mostrar cada música como um bem produzido videoclipe. Um luxo.

Um momento particularmente mágico do show. Durante a música Dreaming of the queen, Neil Tennant e os vocalistas se apresentam vestidos de preto e com a expressão compungida, enquanto o imenso telão, ao fundo, projeta imagens do velório da princesa Diana. Dreaming of the queen, com sua melodia terna e melancólica, foi composta quando a princesa ainda era viva e lançada no disco Very. Os versos da canção são pungentes: Dreaming of the queen, visiting for tea, you and her and I, and Lady Di.


Do disco novo, Fundamental, cantaram Minimal, um hit dançante que é sucesso nas pistas e fez o público bailar à vontade. A melodiosa balada Numb teve uma apresentação luxuosa, com os dançarinos vestidos como soldados do exército de Napoleão, enquanto o telão exibia, em preto e branco, cenas de passeatas e revoluções. Dramático e comovente. Numb é uma música belíssima. Uma das mais bonitas do repertório dos meninos. Vale a pena comprar o disco Fundamental apenas para ouví-la. Numb está para os Pet Shop Boys assim como O lago dos cisnes está para Tchaikovski.

Home and Dry teve uma apresentação muito bonitinha, cantada à capela, com Neil tocando violão e participação discreta dos vocalistas. Puro deleite. Flamboyant é uma das minhas canções favoritas. A apresentação no show foi linda, mas a música não é muito conhecida do grande público, já que foi gravada num CD bônus chamado Fundamentalism, que só foi lançado na Inglaterra, junto com o álbum Fundamental.

No final do show, quando "as duas" cantaram It´s a Sin, o Credicard Hall se transformou num baile de carnaval, ou melhor, numa festa X-Demente, com todo mundo cantando e dançando no mesmo astral. Quando os artistas saíram do palco o público ficou gritando, pedindo para que eles cantassem Being Boring, mas não foram atendidos. Infelizmente Being Boring, uma das canções mais emblemáticas da música pop dos anos 90, ficou fora do show. Sorry, como diria Madonna.

Com 25 anos de carreira, o duo Pet Shop Boys soube amadurecer evoluindo. Eles continuam elegantes, chiques e sofisticados. O seu radical estilo gay de observar a vida, o mundo e a arte atravessou barreiras e tocou o coração do grande público, independente de orientação sexual. Ao mesmo tempo, suas canções e seus videoclipes compõem a definitiva trilha sonora para as conquistas e sofrimentos dos gays nas últimas duas décadas.




DREAMING OF THE QUEEN (Tennant/Lowe)


Dreaming of the Queen
Visiting for tea
You and her and I
And Lady Di

The Queen said: "I'm aghast
Love never seems to last
However hard you try"
And Di replied

That there are no more lovers left alive
No one has survived
So there are no more lovers left alive
And that's why love has died
Yes, it's true
Look, it's happened to me and you

Then carriages arrived
We stood and said goodbye
Diana dried her eyes
And looked surprised

For I was in the nude
The old Queen disapproved
But people laughed and asked
For autographs

And there were no more lovers left alive
No one had survived
So there were no more lovers left alive
And that's why love had died
Yes, it's true
Look, it's happened to me and you

I woke up in a sweat
Desolate

For there were no more lovers left alive
No one had survived
So there were no more lovers left alive
And that's why love had died
Yes, it's true
Look, it's happened to me and you


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas