19.4.07

UM BRASILEIRO NA CHINA – Será dia 3 de Maio, na livraria Argumento do Leblon, a noite de autógrafos do livro Um brasileiro na China, do jornalista baiano Gilberto Scofield Jr, correspondente da Globo News na terra de Mao Tse Tung. O livro não é exatamente uma coletânea das ótimas reportagens que Gilberto manda todas as semanas para o jornal O Globo. É mais do que isso. É um relato pessoal do seu cotidiano e da sua convivência com a cultura e com o estilo de vida dos chineses. Gilberto está na China desde 2005 e fica lá até as Olimpíadas de Pequim. “Está sendo uma experiência maravilhosa, mas eu não agüento mais a China. Estou com saudades do Brasil”, me disse ele no início do ano, durante a apresentação do DJ Tiesto na praia de Ipanema.






A DECISÃO DE CÉSAR - Os mármores dos templos e do Senado, as areias do Coliseu e o suor da conquista. O mundo romano nunca esteve tão vivo quanto através das palavras do escritor e historiador Steven Saylor, dono de um estilo inconfundível, capaz de mesclar diálogos dinâmicos e grande precisão histórica. Em A decisão de César, acompanhamos Júlio César e sua luta para se manter no poder, envolvido com Ptolomeu e Cleópatra, rivais na disputa pelo trono do Egito.

Com a incrível e lendária Alexandria como cenário, no ano de 48 A.C., os generais César e Pompeu, inimigos, decidem o destino do mundo. Cada um em busca de alianças capazes de fortalecer seus exércitos. Do encontro de César e Cleópatra, no entanto, surge a mais perfeita das sociedades: os dois se apaixonam perdidamente e protagonizam um dos romances mais comentados da História.

Naquela sufocante atmosfera de intriga e trapaça chega Gordiano, o Descobridor, na inocente busca de uma cura para sua mulher, Bethesda, nas sagradas águas do Nilo. Mas quando seus planos dão errado, ele se vê envolvido numa busca ainda mais desesperada - provar a inocência do filho que ele outrora renegara e que é acusado de assassinato. A decisão de César irá determinar o destino do filho de Gordiano; a escolha que César fizer entre Cleópatra e seu irmão Ptolomeu irá determinar o futuro do Império Romano. No centro desses dois dilemas, Gordiano se torna o fulcro involuntário que irá deslocar o equilíbrio da História. Testemunha dos estertores mortais do mundo antigo, ele vai representar um papel crítico no nascimento do mundo futuro.

O escritor americano Steven Saylor tem um imenso fascínio pela Roma antiga. Na infância, não perdia a estréia dos grandes épicos como Cleópatra, Espártacus e Ben-Hur nas telas do cinema. Formado em história na Universidade do Texas, o autor colabora com o canal de televisão History Channel, discutindo questões sobre a política e a vida romanas.






A ÚLTIMA VIAGEM DE COLOMBO - No ano em que velas ostentando a cruz de malta surgiam no horizonte do Brasil, Cristovão Colombo, despojado de todos os cargos e do título de Almirante do Mar Oceano, encontra-se encarcerado numa prisão caribenha. Uma cela construída por sua ordem, de onde avista a colônia que fundou - e governou - durante oito anos. Em desgraça, acusado de fraude pelo Tribunal Real e de ter roubado as riquezas do Novo Mundo, suspeito de ser, na realidade, judeu, o velho capitão sonha com mais uma viagem aos confins da Terra, a última oportunidade para provar o seu valor.

Em A última viagem de Colombo, Martin Dugard narra essa aventura épica. A definitiva, e ainda pouco explorada por historiadores, expedição de Colombo aos confins da Terra em busca de fama e redenção. Segundo o próprio marinheiro, tratou-se de sua grande viagem, ainda que também a mais traiçoeira. Com acuidade histórica, ritmo e estilo, Dugard desvela a quarta excursão do desbravador. Um universo de tempestades terríveis, motins, guerras e um naufrágio que deixou Colombo abandonado numa ilha deserta durante quase um ano. Em seu rastro, os inimigos, enviados da Europa. À sua frente apenas o desconhecido. Com este emocionante relato da sua viagem final, sua última e derradiera expedição, Martin Dugard faz reviver Colombo como ninguém - o aventureiro, o homem de negócios, o pai, o amante, o tirano e o herói.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas