11.6.07

DECADENCE AVEC ELEGANCE - A imagem mais marcante do último Fashion-Rio foi a entrada triunfal do top model Felipe Hulse personificando a figura de Exu, na passarela do desfile da Complexo B. O estilista Beto Neves foi bem atrevido e transformou sua passarela num terreiro de macumba. Enquanto os modelos da agência 40 Graus desfilavam, a cantora Rita Ribeiro acompanhada de um percussionista e de uma base dance pré-gravada entoava cânticos da umbanda e do candoblé. Exótico, bonito, elegante... E com um espírito brasileiro.

Na passarela a coleção de verão era exibida com referências aos santos das religiões de origem afro. Nas roupas e adereços a presença de Oxalá, Xangô, Iemanjá, Oxossi e Oxum. A espada de Ogum, o São Jorge do candoblé, marcou presença nas estampas, assim como desenhos de Iemanjá nas camisas imaculadamente brancas. A cabocla Jurema também foi lembrada nas t-shirts vermelhas usadas com calça comprida verde.

A coleção foi batizada de O reino de Oxalá - A marca dos orixás na cultura brasileira. Beto Neves esclarece que seu compromisso é menos com a religião e mais com o esforço de construir uma moda que se abra também e, sobretudo, para a cultura popular de raiz, da qual faz parte o sincretismo religioso. A nova coleção traz formas para quem pode e deseja estar com calças "skiny". Camisas com tecidos elásticos. Há camisetas over, com três ou quatro tamanhos acima, calças de judô ou de capoeira para momentos de lazer e calças de prega com cintura um pouco mais alta, além de coletes que funcionam como coringa ou couraça.

As estampas fazem, óbvio, referencia à iconografia dos orixás, caboclos e pretos-velhos. A cor predominante é a branca, tradicionalmente associada a Oxalá, orixá maior que é identificado com Jesus Cristo no sincretismo religioso, mas há pinceladas das outras cores associadas aos demais orixás e aos elementos da natureza que eles representam: vermelho (guerra), azul (mares), amarelo (ouro e riquezas) e verde (matas).


Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas