27.6.07

O TERCEIRO PECADO – Ano passado a ARTV – Associação Brasileira de Roteiristas Profissionais de Televisão e outros Veículos de Comunicação promoveu um Curso de Roteiro de Telenovelas, ministrado por Walcyr Carrasco, autor da novela Sete Pecados, e que contou com um Ciclo de Palestras ministradas por alguns dos maiores novelistas da televisão brasileira como Tiago Santiago, Lauro César Muniz, Marcílio Moraes, Sérgio Marques, Carlos Lombardi e Gloria Perez. Entre os alunos jovens novelistas como Renata Dias Gomes e Gustavo Reiz, cineastas como Denise Fontoura, jornalistas consagrados como Beth Rito do GNT e Armando Freitas, do Sportv e até o cartunista Ique, entre outros.

O curso foi muito interessante. Cada autor falava dos bastidores da criação de suas telenovelas, dava dicas e contava os segredos particulares utilizados na elaboração de suas histórias. Walcyr Carrasco deu um show como principal professor do curso, já que ele possui didática e uma original vocação para ensinar. Sua novela Alma Gêmea tinha acabado de sair de cartaz depois de bater recordes de audiência e ele estava vivendo um momento especial de prestígio e reconhecimento artístico.

Animado com o sucesso na telinha Walcyr Carrasco contou aos seus alunos que já estava escrevendo sua próxima novela que ia ter uma trama original e muito engenhosa. Um dos alunos logo perguntou do que se tratava. Qual seria a história? Carrasco, com o ar blasé e superior que lhe caracteriza, disse que não podia responder aquela pergunta por que a história era um verdadeiro achado. Os alunos ficaram curiosos para saber que história tão original era essa que o professor considerava um achado. Como ele se negou a adiantar aos seus alunos qual o enredo de sua trama, ficaram todos aguardando ansiosamente a estréia de sua novela.

Finalmente, semana passada, estreou sua nova novela, Sete Pecados. Seus alunos correram a assistir curiosos em verificar o que havia de tão original na trama da novela. O que o professor Carrasco quis dizer com achado? Well. Só se foi achado nos arquivos da novelista Ivany Ribeiro, uma das fundadoras da telenovela brasileira. Sim, pois a novela do professor Carrasco não é nada mais, nada menos, que uma releitura de O Terceiro Pecado , uma antiga telenovela de Ivany Ribeiro, exibida pela TV Excelsior no longíquo ano de 1968.

Em televisão nada se cria, tudo se copia, dizia um antigo bordão do Chacrinha. Na novela de Ivany Ribeiro o Anjo da Morte, Natália Thimberg, envia a terra um mensageiro, Gianfrancesco Guarnieri, para buscar Carolina, Regina Duarte, uma moça de bondade extrema que nunca havia cometido nenhum pecado na vida. Diante de mulher tão bela e virtuosa o mensageiro se apaixona e pede ao Anjo da Morte que poupe sua amada e mate a irmã desta, Rute, Maria Isabel de Lisandra, uma moça sem nenhuma virtude. O Anjo da Morte, comovida com o amor de seu mensageiro decide poupar a bela Carolina lhe dando a chance de cometer dois pecados. Caso a moça cometesse um terceiro pecado ela morreria. Vejam só que trama engenhosa e original.

Minha querida mãe Nadir assistiu a versão original de O Terceiro Pecado e me contou que foi um grande sucesso na sua juventude. Ela lembra que Regina Duarte já era uma estrela nessa época, quando devia ter não mais que dezoito anos. Ela estava loira e encantava o país com sua doçura e jovialidade. Segundo ela Natália Thimberg estava linda, mas, mesmo assim, assustava as telespectadoras de então, já que encarnava a morte em pessoa. Natália sempre aparecia num cenário que era um casarão vazio onde havia apenas um bonito lustre. O inusitado é que, como era um personagem sobrenatural, ela sumia e aparecia de repente. Era um efeito especial muito simples, mas que, na TV de 1968, era considerado o máximo da inovação. Quando Natália aparecia no meio dos seres vivos, os outros atores congelavam e ficavam como estátuas enquanto ela trocava diálogos assutadores com Guarnieri, apavorando as donas de casa do final dos anos 60. Também estavam no elenco Paulo Goulart, Stênio Garcia e Edgard Franco.

Em 1989 a TV Globo exibiu um remake de O Terceiro Pecado com o nome de O Sexo dos Anjos. Mas essa nova versão não foi bem sucedida. Só para se ter uma idéia no papel que foi de Natália Thimberg a Globo escalou Bia Seidl. Não podia mesmo dar certo! Regina Duarte e Guarnieri foram substituídos por Isabela Garcia e Felipe Camargo. Outro erro medonho. O único acerto do elenco foi Sylvia Buarque como a malvada Rute. Quem viu O Sexo dos Anjos a achou arrastada e sem charme, apesar de ter sido escrita pela própria Ivany. Segundo minha mãe a Globo destruiu a história original produzida pela extinta TV Excelsior.

Como a TV Globo tem os direitos sobre todas as novelas de Ivany Ribeiro a emissora pode refazê-las do jeito que bem entender. A telenovela não é um produto exclusivamente autoral. A novela é, antes de tudo, um produdo da emissora que o exibe. Sendo assim elementos de uma telenovela podem muito bem ser adaptados para uma outra sem nenhum prejuízo para o autor, diretor ou elenco. Afinal, como dizia o sábio Velho Guerreiro, em televisão nada se cria, tudo se copia.

Sete Pecados, a nova novela das sete se apropriou do conceito original da novela de Ivany e transformou o que eram três pecados em sete. O mensageiro agora são dois anjos da guarda e o anjo da morte foi transformado numa dupla misteriosa, que pertence a uma seita secreta, que busca uma estátua antiga que está guardada com a heroína. A heroina Priscila Fantin, para conquistar o galã, tem que fazê-lo cometer os sete pecados capitais. Junte a isso todos os clichês das telenovelas e o telespectador terá Sete Pecados. Como é inteligente e maquiavélico Walcyr Carrasco, para apimentar ainda mais sua história, salpicou aqui e ali pitadas de O Código da Vinci, o sensacional best-seller de Dan Brown. Afinal, a trama de uma seita secreta, que busca um segredo misterioso, cuja chave está escondida numa estátua é puro Da Vinci Code. Elementar, meu caro Walcyr.

Tudo bem. Alguns dos maiores sucessos da TV brasileira tiveram inspiração no cinema, no teatro e na literatura. Irmãos Coragem foi inspirado no faroeste O bom, o mau e o feio; Selva de Pedra no filme Um lugar ao sol; Bandeira Dois trazia para o mundo dos bicheiros da zona norte do Rio a trama de Romeu e Julieta; Mulheres de Areia teve como inspiração o filme Alguém morreu em meu lugar. Não existe mal nenhum em ter os clássicos como fonte de inspiração. Os clássicos existem para isso mesmo. Para serem refeitos, recriados e reinterpretados. E, ninguém há de negar, Ivany Ribeiro está para as telenovelas brasileiras assim como William Shakeaspeare está para o teatro. Mas, daí, afirmar aos seus alunos que a trama de sua novela é um achado é uma outra história.

Sete Pecados é uma boa novela? É ótima. É divertida, tem uma trama instigante e um elenco eficiente. O maior mérito da novela é que a história é bem contada. O espectador entende de uma forma bem clara a história que o autor quer contar. Tem uma trama principal que conduz de forma inteligente as tramas paralelas, algo que não havia nas últimas produções do horário. E tudo isso é muito bem conduzido pelo diretor Jorge Fernando que é um mestre na direção de atores e na condução de uma história.

A palavre é:

ACHADO: Ação de achar; coisa achada; invento; bom negócio.


Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas