12.2.08





CINEMA É A MAIOR DIVERSÃO – Não entendi porque Javier Bardem foi indicado ao Oscar de Melhor Coadjuvante se ele é o ator principal do filme Onde os fracos não tem vez. Aliás, nem entendi por que esse filme recebeu tantas indicações. O filme é apenas mediano. Claro que tem bons momentos. O início é muito promissor. As cenas de violência e de suspense são bem dirigida, mas o filme se perde um pouco em vários momentos. O personagem do Woody Harrelson faz exatamente o que naquela história? Além disso, o final é frustrante. Na sessão que assisti, no Roxy, houve até um princípio de vaia. Muito justo. O filme promete mundos e fundos ao espectador e chega no final a promessa não se cumpre. O roteiro nos induz a acreditar que vai haver um happening de violência e ação, mas nada acontece. É o contrário do filme Desejo e Reparação. Esse tem um final tão genial e surpreendente que só a partir da sua conclusão que o espectador toma consciência que assistiu a uma obra-prima.

É injusto que 300 não tenha sido indicado ao Oscar. Foi o melhor filme americano de 2007, sem sombra de dúvida. Um filme extremamente bem dirigido. E que trouxe algo de novo ao cinema. Tudo o que se vê em Onde os fracos não tem vez já foi feito com muito mais talento por Sam Peckimpah. Os irmãos Coen deviam dar um tempo.






ECOS DO CARNAVAL – O carnaval continua na ordem do dia. De um lado César Maia, o prefeito cretino, que afirmou que o carnaval de rua do Rio superou o carnaval de Olinda e Salvador. Como é que ele sabe? O pilantra não foi passar o carnaval em Paris? O imbecil largou a cidade na desordem geral e foi curtir o bem bom gastando nosso suado dinheiro. Depois ele volta falando como se tivesse promovido um carnaval maravilhoso na cidade. Por que alguém não dá um tiro no César Maia? A cidade vai demorar décadas para se recuperar do mal que esse prefeito lhe fez.




A REPÚBLICA DOS MIJÕES - Outro assunto que não tem saído do noticiário é o bloco dos mijões. A imprensa carioca e as emissoras de TV não param de falar do assunto. Vivem reclamando que durante o carnaval os homens mijam no meio da rua e ficam “emporcalhando tudo” como escreveu um jornal carioca. Pois eu peço licença para ser do contra e afirmar que a coisa que eu mais gosto no carnaval é o bloco dos mijões. Para quem gosta de manjar rôla o carnaval carioca é algo como uma Disneylândia. Desde sempre os mijões são uma atração à parte do carnaval de rua. A reação da mídia a esse comportamento só mostra como é nova a convivência do Rio de Janeiro com o grande, o verdadeiro, o autêntico carnaval de rua.

Esse comportamento dos homens mijarem no meio da rua sempre foi uma característica do carnaval de Salvador. É tão característico que lá ninguém nem fala do assunto. O povo de Salvador encara aquilo como parte do carnaval. Aqui no Rio a mídia parece escandalizada. O Ancelmo Góes, com aquela cara de manja rôla, adora falar do assunto. Eu lembro que certa vez li na coluna da Joyce Pascowitch na Folha de São Paulo uma nota sobre o assunto. (Há quanto tempo Joyce deixou de ser colunista da Folha?) Joyce dizia que algumas dondocas paulistas, que tinham ido passar o carnaval em Salvador, tinham ficado muito impressionadas com a naturalidade com que os baianos botavam seus documentos para fora e faziam xixi em qualquer lugar. Pois é, Joyce. Bota naturalidade nisso.

É a melhor parte do carnaval. Os rapazes bebem, ficam à vontade, relaxam e daqui a pouco estão exibindo suas malas em público. Pessoalmente eu acho lindo. Diria até que é um momento poético e romântico do carnaval. Minhas amigas adoram. Esse ano, no primeiro desfile da Banda de Ipanema, eu estava em casa e recebi um telefonema da fotógrafa Thereza Eugênia. “Eu nunca vi tanto pau de fora na minha vida. O que é que você está fazendo em casa? Ipanema está uma loucura. Vá para a rua imediatamente”, dizia Thereza, completamente eufórica. Vale registar que Thereza Eugênia é baiana.

Deixem os bofes mijarem à vontade. É um espetáculo maravilhoso. Abaixo os banheiros químicos. Aliás, para quem gosta de ver bofes mijando, mas é tímido ou tímida, a Internet, esse mundo maravilhoso, tem a solução. O blog espanhol Tios Meando é recheado de fotos de rapazes tirando água do joelho. O Ancelmo Góes precisa marcá-lo entre os seus favoritos.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas