29.4.08

NEGÓCIO DA CHINA - Nascida em Pequim no ano da Revolução Cultural, Diane Wei Liang exilou-se nos Estados Unidos após participar dos protestos na Praça da Paz Celestial. Atualmente morando em Londres, sua China natal está presente de forma indelével em sua estréia literária. O Olho de Jade apresenta, em cores vivas, todo o cenário da multifacetada Pequim: desde a sordidez dos cassinos clandestinos e bares de periferia até o esplendor da Cidade Proibida. Um retrato fascinante da vida urbana na China moderna.

Neste policial, Diane Wei Liang examina as relações, por vezes conflituosas, entre o violento passado comunista da China de Mao e seu presente como potência econômica. Mei Wang é uma chinesa moderna e independente. Além de ser a primeira mulher a se tornar detetive particular em Pequim, tem um carro de luxo e uma das mais ousadas comodidades da nova China: um assistente do sexo masculino.

Um dia, Chen Jitian, a quem ela chama de “tio” por se tratar de um velho amigo da família, vem à sua procura com um importante pedido: encontrar um valioso jade da dinastia Han. A pedra havia sido roubada de um museu durante os anos da Revolução Cultural, quando a Guarda Vermelha tinha como missão destruir todo e qualquer vestígio do passado.

As investigações da detetive, contudo, revelam uma trama intimamente ligada com o passado da própria família Wang. Mei se vê então obrigada a mergulhar numa parte sombria e brutal da história da China, marcada pelos campos de trabalhos forçados de Mao Tsé-tung e pela matança impune, bem como a refletir sobre as escolhas terríveis que se impunham a muitos: matar ou ser morto, amar ou sobreviver.


Diane Wei Liang nasceu em Pequim. Passou parte da infância com os pais num campo de trabalhos forçados numa região remota da China. Na década de 1980, quando estudava na Universidade de Pequim, participou do Movimento Estudantil pela Democracia e dos acontecimentos da Praça da Paz Celestial. Diane é doutora em administração pela Universidade Carnegie Mellon e lecionou por mais de dez anos nos Estados Unidos e na Inglaterra. Atualmente mora em Londres com o marido e os dois filhos. Da autora, a Editora Record publicará em breve o livro de memórias Lake with No Name e o romance Paper Butterfly.


Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas