3.5.08

LEITURA OBRIGATÓRIA - O Jardim dos Finzi-Contini, de Giorgio Bassani (1916 - 2000), é uma das obras-primas da novelística italiana do século passado. A história do amor irrealizado entre o personagem principal, autor da narrativa, e a bela judia Micòl Finzi-Contini se inscreve na evolução de um cenário idílico que se desagrega com o advento do fascismo na Itália e o início da Segunda Guerra Mundial. Em 1970, o livro foi levado ao cinema com enorme sucesso, numa bela adaptação do premiado diretor italiano Vittorio de Sica. Agora está voltando as livrarias com tradução de Paulo Andrade Lemos, na Coleção Grandes Traduções.

O italiano Giorgio Bassani foi um dos novelistas mais importantes de sua geração e O Jardim dos Finzi-Contini é considerado sua obra-prima. Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, enquanto o nazismo e o fascismo avançavam pela Europa, a aristocrática família Finzi-Contini insiste em tentar ignorar o crescente preconceito contra os judeus. Os irmãos Alberto e Micòl continuam protelando a formatura: ocupam o tempo realizando competições de tênis com os amigos na quadra de sua bela casa; os pais, por sua vez, fingem não notar o avanço da doença de Alberto, que enfraquece a cada dia.

O destino trágico da família é relatado por Bassani já no início do romance: Alberto falece em 1942; Micòl e os outros são deportados para a Alemanha e mortos em um campo de concentração nazista. A propriedade dos Finzi-Contini, incluindo o jardim, permanece, mesmo degradada pelo tempo e pela falta de cuidado, como um símbolo concreto das lembranças do narrador.

O protagonista se apaixona por Micòl; e é nesse momento que o personagem parece agir do mesmo modo cego dos Finzi-Contini, deixando-se levar por ilusões, freqüentemente enganando-se e fingindo não ver a realidade. Micòl aparece aos olhos do leitor como um misto de espontaneidade, mistério e beleza: suas atitudes demonstram um amor pela vida e ao mesmo tempo uma adoração do passado, tal qual o narrador. Suas ações, repentinas e surpreendentes, compõem uma personalidade única e encantadora.

Romance autobiográfico de Giorgio Bassani, O Jardim dos Finzi-Contini narra os momentos de convivência do autor com a família, seja apenas observando-a de longe no Templo judaico, ainda quando criança, seja freqüentando, já mais velho, a casa que tanto o encantava.

Giorgio Bassani nasceu em Bolonha em 1916, mas passou a infância e a juventude em Ferrara. De origem judia, foi obrigado, vítima de leis raciais, a publicar seu primeiro livro sob o pseudônimo de Giacomo Marchi. Militante antifascista, foi preso em 1943. Ao fim da guerra, trabalhou como roteirista e ator de cinema e mais tarde filiou-se ao partido socialista. Faleceu em 13 de abril em 2000, na cidade de Roma, onde há muito residia.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas