12.5.08

A SERVIÇO DO POVO - Uma provocante sátira ao regime de Mao Tsé-Tung. Assim é o livro A serviço do povo, do escritor Yan Lianke, que conta a história de um casal de amantes que descobre que pequenos atos de rebeldia, como quebrar estátuas de Mao, aumentam o apetite sexual do casal. Rotulado como obra pornográfica, o livro foi banido na China: “que não se distribua, faça circular, comente, copie trechos ou resuma...”, diz um trecho do decreto de proibição pelo governo chinês. Apesar de ter sido censurada, a obra ganhou forte repercussão em fóruns da internet, o que chamou a atenção de editores de todo o mundo. Os direitos do livro foram vendidos para mais de 15 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Itália , Japão, e há diversas produtoras de cinema interessadas nas obras de Lianke.

Wu Dawang é o exemplo do soldado revolucionário. Aos 28 anos, é capaz de recitar, sem esquecer uma única palavra, os clássicos da Revolução Cultural. A destreza se estende também aos domínios da cozinha, onde consegue, em menos de trinta minutos, descascar legumes e preparar uma suculenta refeição de quatro pratos e uma sopa. Ao observar o engajamento do militar, o Partido aloca Wu Dawang como ordenança e cozinheiro particular do coronel do regimento. Mas o rapaz chama a atenção da jovem e entediada Liu Lian, esposa do coronel, que fica à janela observando Wu Dawang cultivar a horta da residência.

Wu Dawang e Liu Lian tornam-se amantes, e passam os dias trancados na casa. O casal descobre que quebrar estátuas do Grande Timoneiro é ótimo para aumentar o apetite sexual. Rasgar páginas do Pequeno Livro Vermelho e rabiscar imagens de Mao Tsé-tung também se mostra um poderoso afrodisíaco.De uma hora para outra, Wu Dawang e Liu Lian se vêem envolvidos em uma divertida brincadeira, uma deliciosa, porém perigosa, competição na qual cada um tenta provar ser mais contra-revolucionário que o outro.

Yan Lianke apresenta, de maneira hilariante, um romance inesquecível, que esmaga com a delicadeza de um rolo compressor, os tabus do exército chinês, da Revolução Cultural e da hipocrisia do partido comunista. O escritor nasceu em 1958, na província de Henan, China. Começou a carreira literária aos 20 anos, escrevendo para o exército. Atualmente, é considerado um dos grandes nomes da literatura contemporânea de seu país, e jám ganhou dois importantes prêmios literários em seu país. O autor teve quatro romances banidos pelo governo chinês, dentre os quais A serviço do povo.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas