28.6.08

ACENOS E AFAGOS – Pára tudo! Nada é mais importante na vida brasileira neste momento do que o novo romance de João Gilberto Noll. Estou devorando as páginas do romance com curiosidade e prazer. Sou fã do Gilberto Noll desde que li Hotel Atlântico, a partir de então, um dos meus livros favoritos. Seu novo romance chama-se Acenos e Afagos e está me provocando grande prazer na sua leitura. Talentoso manipulador de palavras, Noll envolve o leitor com sua história terna e sensual, que se desenrola num turbilhão de acontecimentos que conta a vida de um outsider.


ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA? - Outro fato marcante da cultura brasileira é o lançamento no circuito comercial do filme Onde andará Dulce Veiga?, de Guilherme de Almeida Prado. Uma jóia rara do cinema brasilerio do século 21. Maitê Proença está fantástica como Dulce Veiga, uma cantora de bossa-nova que desaparece no auge do sucesso. Muitos anos depois um jornalista tenta escrever uma resportagem sobre a cantora e o filme conta o que ele descobriu sobre a misteriosa mulher. O filme tem incríveis seqüências em preto e branco, mostrando Maitê Proença como uma diva do cinema do passado. Glamour, jogos de luzes, clima de filme noir.

O que eu mais gosto no cinema de Guilherme de Almeida Prado é a aura de grande arte que ele imprime a seus trabalhos. As seqüências têm um ritmo próprio, a fotografia se utiliza de sofisticadas referências, os atores são bem dirigidos. Ele acredita no diretor como o maestro do filme e se inspira nos grandes mestres. O filme apresenta ótimas interpretações de Nuno Leal Maia, Christiane Torloni, Júlia Lemmertz, Matilde Mastrangi e Carolina Dieckmann. Mas dois atores merecem destaque: Carmo Dalla Vechia e Oscar Magrini.

Carmo Dalla Vechia interpreta Raudério, um fã obcecado pela cantora, desses que adoram a artista mais que a sua prórpia vida. Quando a estrela some o sujeito entra num processo de desespero e começa a se drogar. Drogas pesadas. Picos na aveia. O sujeito começa a entrar numa viagem de que é a cantora e assume a personalidade dela. O personagem é ótimo, muito bem arquitetado dentro da história do filme e Carmo tem uma atuação brilhante. Ele aparece drogado, junkie, vestido de mulher, achando que é uma cantora famosa. É provocante e perturbador. Carmo Dalla Vechia é um bom ator. Amigos de Pernambuco me contam que ele foi o melhor ator que já fez Jesus na encenação da Paixão em Cristo de Nova Jerusalém.

Oscar Magrini faz um diretor de teatro , ex-marido da tal cantora famosa, com quem viveu um triângulo amoroso com outro rapaz. O filme dá a entender que ela sumiu depois de descobrir que o marido gostava mais do outro vértice do casal. Magrini dá show fazendo um personagem afetado, cheio de trejeitos e poses, que dirige uma peça que conta a história de amor entre dois marmanjos. Essa é a deixa para uma série de nus frontais masculinos. Quem gosta de ver homem pelado não pode perder esse filme. O cartaz de divulgação diz que Onde andará Dulce Veiga? é um filme para se ver várias vezes. É verdade.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas