23.7.08

LITERATURA FRANCESA - Furiosamente cínico, desesperançado e de estilo provocativo, o papa do noveau roman e enfant terrible do establishment literário francês Alain Robbe-Grillet morreu no início de 2008. Sua prosa cáustica e pornográfica deixou rastros de amor e ódio. Seu último trabalho, o livro Um Romance Sentimental, um conto de fadas para adultos desprovido de qualquer amarra moral, fechou com polêmica uma carreira repleta de provocações e originalidade.

A edição francesa chegou às livrarias lacrada e com as páginas parcialmente coladas, tendo em destaque, na capa, uma etiqueta de advertência ao leitor: risco de chocar certas sensibilidades. O motivo? Um Romance Sentimental conta a história da pequena Anne-Djinn, ou Gigi, que aos 14 anos recebe uma educação bastante peculiar do pai, com o qual divide a cama. Ele a obriga a ler em voz alta - e nua - textos eróticos do século XVIII. A fim de tomar as lições, aplica pequenos testes à menina, a qual é fisicamente repreendida em caso de erros. A história ganha nuances mais dramáticos quando o pai presenteia a garota com Odile, de apenas 13 anos, que se tornará a escrava dos desejos mais sádicos de Gigi.

Com Um Romance Sentimental, os leitores novatos de Grillet têm uma boa oportunidade de conhecer uma narrativa jubilar, ainda muito mais audaciosa que a de seus livros anteriores. Outros leitores, conhecedores de seus “pequenos trabalhos narrativos”, como ele chamava seus romances e filmes, reencontrarão aqui seus temas obsessivos.

Alain Robbe-Grillet nasceu em Brest, na Bretanha, em 1922. Engenheiro agrônomo, lançou seu primeiro romance, Les Gommes, em 1953. Participou do grupo de escritores reunido na Éditions de Minuit, criando as bases do Nouveau Roman em 1963. Entre seus roteiros de filmes, destaca-se O ano passado em Marienbad, dirigido por Alain Resnais. Publicou, entre outras obras, Le Voyeur (1955), La Jalousie (1957), La Maison de rendez-vous (1965), Topologie d’une cité fantôme (1976), Os últimos dias de Corinto (1994) e A retomada (2002). O autor faleceu em fevereiro de 2008, em decorrência de problemas cardíacos.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas