5.7.08

A MEMÓRIA DO JIU-JITSU - Associada à excelência no esporte, sinônimo de jiu-jitsu brasileiro e também cercada de polêmica, a família Gracie criou em torno de si uma mística que atravessou gerações. Quem nunca ouviu falar de lutas memoráveis, da aura de invencibilidade dos Gracie? Ou da curiosa denominação dos integrantes da família como Royler e Rickson; ou mesmo das confusões envolvendo alguns de seus membros? Pela primeira vez, a intimidade desta família é revelada por dentro na biografia CARLOS GRACIE: O CRIADOR DE UMA DINASTIA, um livro revelador e saborosíssimo, escrito por Reila Gracie, filha de Carlos, e mãe do atual campeão da modalidade Roger Gracie. Uma mulher contando a saga de um clã de homens. E o que Reila conta é a trajetória de uma família absolutamente atípica, suas relações envolvendo lealdades e conflitos, paranormalidade, adultérios, busca incessante pela excelência em saúde e, claro, a criação de uma modalidade de luta reconhecida mundialmente. Uma obra tão emocionante quanto um vale-tudo.

Reila Gracie autografa seu livro nesta Segunda-Feira, 7 de Julho, no Parque Lage.

No início do século XX um antigo campeão de uma desprestigiada arte marcial japonesa aportou em Belém do Pará, onde começou a dar aulas. Entre seus alunos havia um menino magrinho, lourinho, franzino e brigão. Esse garoto indisciplinado e rebelde chamava-se Carlos Gracie, que décadas depois faria da luta, o jiu-jítsu, quase sinônimo do sobrenome da família. Numa família de lutadores na qual só os homens ganharam relevância, é irônico que justamente uma mulher tenha tido coragem de encarar a missão de revelar a trajetória dos Gracie. Reila, que é artista plástica, fez uma pesquisa de nove anos, remexendo no passado e no presente de uma família absolutamente atípica, na qual se misturam dramas shakespearianos e histórias espantosas, como as resultantes da paranormalidade de Carlos, de sua relação com o irmão Helio e com o sócio, e sua forma de encarar a paternidade. Carlos teve 21 filhos, criou todos conforme sua particular filosofia de vida e uma rígida doutrina alimentar.

A vida do clã Gracie sempre rendeu muitas histórias, muitas nunca explicadas. Do número espantosamente alto de filhos, aos casos de adultério dentro da família, e a briga pelo poder dentro do clã Gracie, tudo isso é esmiuçado nesta biografia, que só poderia ter sido feita por quem viveu dentro deste clã. Carlos Gracie foi mais do que o precursor do jiu-jitsu brasileiro. Como atleta fez lutas memoráveis, que lotaram ginásios e estádios no Rio, para onde se transferiu com a família. Como professor foi mestre de futuros campeões que revolucionariam o esporte, como o irmão Hélio e o filho Carlson.

As disputas internas na família e as cisões entre os membros do clã de lutadores acabaram reforçar uma imagem negativa de parte das gerações mais novas. "A minimização da importância do meu pai na história do jiu-jítsu Gracie, ou brasileiro, gerou a figura do pitboy, que é uma distorção do sentido da própria arte marcial", afirma a autora.

Carismático, Carlos foi figura constante nos jornais por décadas, seja promovendo combates ou brigando pelo crescimento e profissionalização do jiu-jítsu no país. Obcecado com a saúde e o esporte, Carlos desenvolveu a Dieta Gracie, que apontava a combinação exata de tipos de alimentos e os intervalos entre refeições."O fato de o jiu-jítsu permitir que uma pessoa franzina vencesse outra bem maior e mais forte foi uma novidade que encantou a todos, inclusive aos jornalistas", conta Reila Gracie. Mas a figura do chefe espiritual do clã Gracie era bem mais complexa. Carlos era paranormal e encarnava espíritos: "Ele não desassociava suas convicções e crenças das suas atividades profissionais e domésticas. Sua liderança lhe conferia poder para traçar os caminhos que o clã deveria seguir."

Aos seus alunos e discípulos Carlos Gracie pregava doze ensinamentos:

PROMETE A TI MESMO

1 - Ser tão forte que nada possa perturbar a paz da tua mente.

2 - Falar a todos de felicidade, saúde e prosperidade.

3 - Dar a todos os teus amigos a sensação de que têm valor.

4 - Olhar as coisas pelo seu lado luminoso e atualizar teu otimismo em realidade.

5 - Pensar somente no melhor, trabalhar unicamente pelo melhor e esperar sempre o melhor.

6 - Ser tão justo e tão entusiasta com respeito ao êxito dos outros como o és com o teu próprio.

7 - Esquecer os erros do passado e concentrar tuas energias nas conquistas do futuro.

8 - Manter sempre o semelhante alegre e ter um sorriso para todos os que a ti se dirijam.

9 - Empregar o maior tempo no aperfeiçoamento de ti mesmo, e nenhum tempo em criticar os outros.

10 - Ser grande demais para sentir desassossego, nobre demais para sentir cólera, forte demais para sentir temor e feliz demais para sentir contrariedades.

11 - Ter boa opinião sobre ti mesmo e proclamá-la perante o mundo, mas não com palavras altissonantes e sim com boas obras.

12 - Ter a firme convicção que o mundo estará ao teu lado, enquanto te manteres fiel ao que há de melhor em ti.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas