27.9.08

UMA LÁGRIMA PARA PAUL NEWMAN - Descanse em paz, Paul Leonard Newman. O dia da sua morte será um dia de grande tristeza para todos que amam o cinema. Newman foi um daqueles astros cuja existência se confunde com a própria história do cinema. Seu talento como ator, sua desenvoltura frente as câmeras, seu carisma excepcional, seu estilo de representar, sua beleza máscula, a expressão de ternura sempre presente no seu rosto, seus incríveis olhos azuis... Tudo nele parecia adequado para as telas de cinema. Fora das telas também foi um homem cativante, na medida que tinha um comportamento que denotava integridade de caráter. Como resistir a alguém como ele? Morreu o ator, mas deixou um patrimônio artístico de valor inestimável.

A seqüência em que aparece andando de bicicleta com Katharine Ross no filme Butch Cassidy, ao som da música Raindrops keep falling on my head sempre vai ser lembrada pelos fãs, dada a magia e o encantamento que a cena transmite. Mas o currículo cinematográfico do ator é uma sucessão de obras-primas. O Mercador de Almas, Desafio a Corrupção, O moço da Filadélfia e Rebeldia Indomável são títulos que sempre vão causar prazer e emoção aos cinéfilos de hoje e de sempre.

Quais os filmes mais marcantes de Paul Newman? É difícil dizer. São tantos os bons filmes estrelados por ele, que é impossível fazer uma seleção. Tanto em clássicos do cinema como Cortina Rasgada, onde foi dirigido por Alfred Hitchcock, como em filmes comerciais como Inferno na Torre, sua atuação é irrepreensível. Mas sempre é possível fazer uma lista usando como critério o gosto pessoal. Sendo assim, um dos meus filmes favoritos estrelados por Paul Newman é Quinteto, um perturbador thriller de ficção científica dirigido por Robert Altman. É uma obra-prima. Denso, perturbador. E Newman, como sempre, está sensacional.

Gata em teto de zinco quente é o filme em que ele está mais sexy. Sua performance é uma explosão de testosterona. Atuando ao lado de Elizabeth Taylor tem-se a impressão que foram feitos um para o outro, tal o entrosamento entre os dois artistas. Outro dos meus favoritos chama-se O Emissário de Mackintosh, um magnífico suspense dirigido por John Houston, onde ele contracena com Dominique Sanda, a adorável estrela do cinema francês, musa de Bernardo Bertolucci. O Emissário de Mackintosh é um filme fantástico, que sempre me causou prazer todas as vezes que o assisti.

A piscina mortal é outro filme que adoro. É um elegante film noir rodado em 1975 por Stuart Rosemberg, que também dirigiu Paul em Rebeldia Indomável. Aqui Paul interpreta o detetive Lew Harper e contracena com Joanne Woodward, sua mulher na vida real, numa trama policial cuja seqüência final é eletrizante. Uma curiosidade: 1966 Newman já havia interpretado o detetive Lew Harper em outro filme, O caçador de aventuras, onde atuou ao lado de Lauren Bacall. Em Marcado pela sarjeta, um de seus primeiros filmes, o artista tem uma atuação marcante como um garoto de rua que se transforma num famoso lutador de boxe, mas que vive sendo atormentado pelo seu passado de marginal. Robert Wise também dá um show na direção. Nesse filme Paul contracena com Pier Angeli, a mítica estrela italiana que foi namorada de James Dean. Cinema é a maior diversão.

Meus filmes favoritos:

1 – Gata em teto de zinco quente – Richard Brooks
2 - A piscina mortal – Stuart Rosemberg
3 - Marcado pela sarjeta – Robert Wise
4 - O Emissário de Mackintosh – John Houston
5 - Quinteto – Robert Altman
6 – Estrada da Perdição – Sam Mendes
7 – A cor do dinheiro – Martin Scorcese
8 – O veredito – Sidney Lumet
9 – Hud – Martin Ritt
10 – Rebeldia Indomável – Stuart Rosemberg

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas