1.10.08




Uma bela velhice é, ordinariamente, a recompensa de uma bela vida. - Pitágoras

95 ANOS ESTA NOITE – Hélio Gracie completou 95 anos nesse primeiro de outubro e, para comemorar a data, seus filhos Royler, Rolker e Rickson, (os outros irmãos estão no exterior) fizeram uma pequena comemoração na Academia Gracie do Humaitá. “Afinal, 95 é uma idade que merece ser comemorada”, disse Royler emocionado ao fazer uma saudação ao pai. Foi uma comemoração bem íntima. Apenas a família e os seguidores da filosofia Gracie que lotaram a academia para reverenciar o Mestre da arte marcial que praticam.

Os dois salões, transformados em enormes tatames, ficaram lotados de lutadores. Uma pequena multidão de faixas-pretas se expremia para chegar perto do criador daquilo que os americanos chamam de Brazilian Jiu-Jitsu, uma evolução sofisticada do jiu-jitsu ancestral praticado na Índia, na China e no Japão. Uma horda de lutadores, todos vestidos com elegantes quimonos, fez fila para cumprimentar o Hélio, dar um abraço, um beijo, bater uma foto, trocar um gesto de carinho. Um ritual quase religioso embalado num clima de harmonia e respeito onde todos pareciam conscientes da sua condição de samurai. Guardiões de um princípio, de uma sabedoria muito especial.

Na celebração aos 95 anos de Hélio Gracie houve bolo com refrigerantes, parabéns pra você e breves discursos. O primeiro a falar foi Royler que, com a voz embargada, os olhos em lágrimas, falou da importância do seu pai para a história do jiu-jitsu. E também da importância dele como pai e amigo. Depois Royler pediu que o Cirurgião Plástico Pedro Valente, entusiasta do jiu-jitsu, e amigo de Hélio há muitos anos, que dissesse algumas palavras. O médico saudou o aniversariante e contou como Jiu-Jitsu, que praticou a vida inteira, o ajudou no seu trabalho como cirurgião, interferindo de forma muito positiva no equilíbrio e segurança necessários à sua atividade profissional. Dr. Pedro Valente é tão ligado ao Jiu-Jitsu que educou seus três filhos homens não para serem médicos como ele, ou engenheiros, advogados ou arquitetos. Criou os rapazes para serem mestres de Jiu-Jitsu, continuadores da prática e da filosofia da antiga academia de Carlos e Hélio Gracie, que forjou o Jiu-Jitsu moderno. Hoje os filhos do cirurgião Pedro, Guilherme e Joaquim são donos de uma grande academia em Miami, a Valente Gracie Jiu-Jitsu, onde ensinam tudo o que aprenderam com Hélio.

Em seguida foi a vez do mito Rickson Gracie dizer algumas palavras. O lendário Rickson, ídolo maior dos lutadores brasileiros, é a serenidade em pessoa. Sóbrio, equilibrado e falando corretamente ele discorreu sobre a arte marcial desenvolvida por seu pai e pelo tio Carlos. Para Rickson o grande mérito do Hélio foi tornar o Jiu-Jitsu popular. Foi transformar o Jiu-Jitsu numa opção de defesa pessoal para os mais fracos. Para o campeão, se o Jiu-Jitsu tivesse sido uma ferramenta de defesa pessoal boa apenas para lutadores profissionais ou homens fortes, não teria se tornado tão grande e respeitado como é nos dias de hoje. O principal mérito do Hélio foi mostrar que qualquer um pode ser um grande lutador, mesmo sendo fisicamente mais fraco. Na próxima semana, nos dias 11 e 12 de Outubro, Rickson Gracie estará ministrando um raro seminário para lutadores, no Clube do Flamengo.

O último a falar foi o aniversariante. Lúcido, bem humorado, feliz, ele saudou os filhos e os alunos da academia. “Desejo que todos vocês cheguem a minha idade com muito mais vitalidade do que eu. E aprendam uma coisa: o segredo da vida longa está no que a gente come”, dizia o sábio dando uma risada jovial, de quem estava adorando a festa. Quem o viu falando com tanta segurança e destreza jamais diria que estava diante de um homem de 95 anos. Em seguida filhos e alunos presentearam o Mestre com uma faixa vermelha com os dez graus de graduação bordados em ouro.

Depois dos discursos as luzes do salão foram apagadas e as velas do bolo foram acesas para dar início ao Parabéns pra você cantado por um coral de vozes masculinas que entoou a tradicional música de aniversário com vigor e emoção. Foi lindo. Acho que foi o mais bonito Parabéns pra você que já ouvi. Em seguida foi servido bolo e refrigerantes para todos.

Feliz Aniversário!

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas