14.11.08

CONTROLE REMOTO – O novelista Aguinaldo Silva voltou das férias e anda destilando seu costumeiro veneno em crônicas e artigos publicados no seu blog. Seu alvo principal é a TV, mas ele também escreve sobre o racismo nos EUA pós-Obama, de chineses que copiam a moda francesa e sobre o sexismo na política americana. Lendo o blog da “tia” Aguinaldo me chamou atenção um interessante comentário sobre o excesso de anúncios nos canais de televisão por assinatura. Aguinaldo tem toda razão. É cada vez maior a quantidade de anúncios nos canais por assinatura. Ora, bolas! A desculpa da cobrança para a TV por assinatura não era a de que não haveria anúncios? Pois é. A TV a cabo se tornou popular, os canais cada dia têm mais anúncios, e as empresas de TV a cabo estão ganhando de duas fontes: cobrando preços extorsivos dos anunciantes e faturando alto com a propaganda. Ainda bem que o Aguinaldo Silva cantou essa pedra. Afinal, alguém precisa fazer alguma coisa.

Muito se fala que um dos grandes problemas do Brasil é que aqui se investe muito pouco em educação. O que mais se ouve em discursos de políticos e se lê em artigos de teóricos e intelectuais é que o Brasil precisa investir em educação. Pois é. Uma excelente forma do Brasil investir em educação é conceder a TV a cabo gratuitamente para a população. Não há como negar. Os canais da TV cabo são extremamente educativos. Muitas vezes assistindo a TV ou lendo os jornais, tomo conhecimento de noticias de que a polícia desbaratou uma quadrilha que estava distribuindo canais de TV ilegais nas regiões mais pobres da cidade. Sempre fico chocado com isso. Quando o Estado nega o acesso aos canais da TV a cabo às camadas mais pobres da população, está negando a essas pessoas o acesso a educação, informação e cultura. Isso é terrível! Educação, informação e cultura é o que o nosso povo mais precisa.

Cada vez que assisto a TV por assinatura eu me pego aprendendo alguma coisa. Quando a Globo News apresenta programas como Espaço Aberto, com grandes entrevistas com filósofos, sociólogos, economistas, pensadores, escritores, etc, está oferecendo educação de alto nível para seu espectador. Cada entrevista é como se fosse uma aula magna sobre o tema retratado. Teóricos da Sorbonne, professores de Oxford, cientistas da Nasa... É impressionante a quantidade de informações de alto nível transmitidas pela TV a cabo. Por que negar isso a grande maioria da nossa população?

Para quem estuda línguas ter acesso ao canal da TV francesa, italiana, ou espanhola é fundamental. Para a maioria dos brasileiros que estudam inglês no colégio ter acesso a canais da TV americana e inglesa é de grande ajuda para o aprendizado. Isso sem falar nos canais assumidamente educativos como Futura, Discovery Chanel, People and Arts. Programas como GNT Fashion, Saia Justa e Manhattan Connection são muito educativos. São instrutivos também a grande variedade de documentários exibidos nos diversos canais. Mesmo canais de filmes como o Telecine Cult e o Canal Brasil são poderosos instrumentos de informação. Por que o povão não pode ter acesso gratuito a esse poderoso instrumento de educação e cultura?

“O Brasil precisa investir em educação”, essa afirmação ecoa nos meus ouvidos quando vejo a polícia arrancando os fios da TV a cabo das favelas brasileiras. Quem quiser TV a cabo tem que pagar uma assinatura de valor extorsivo. “Investir em educação” não é só construir escolas e melhorar o salário dos professores. Não se pode ignorar o poder da televisão como ferramenta de educação. Mas o governo brasileiro tem uma mentalidade subdesenvolvida com relação a essa questão. Aliás, o governo brasileiro, tem uma mentalidade subdesenvolvida com relação a tudo.

Está na hora de se formatar um movimento nacional contra o pagamento das mensalidades de TV a cabo. Aguinaldo Silva, o mais venenoso dos novelistas brasileiros, está lançando esse movimento ao perguntar no seu blog: Se é pra ter tanto anunciante, então pra que cobrar mensalidade?

Sinceramente? Eu acho que o Brasil está precisando urgente de uma nova revolução!


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas