8.12.08

CONTROLE REMOTO - A festa de confraternização de fim de ano dos roteiristas da Rede Record foi com um animado almoço no Porcão Rio´s. Com a bela vista do Pão de Açúcar ao fundo, os escritores mandaram ver nas picanhas, maminhas e filés da badalada churrascaria enquanto faziam um balanço dos acertos e erros da teledramaturgia nesse ano de 2008. Estavam lá desde Tiago Santiago, o novelista e supervisor de teledramaturgia da emisssora, até Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair e Dias Gomes, que faz parte da equipe de roteiristas da novela Chamas da Vida, de Cristiane Fridman.

Também marcaram presença Luiz Carlos Maciel, Doc Comparato, Marcilio Moraes, Altenir Silva. Gibran Dipp, Antonio Carlos Fontoura, Gustavo Reiz, Camilo Pellegrini, Joaquim Assis, Paula Richard, Vivian Oliveira, Denise Crispun, Ana Clara Santiago, Sylvia Palma, Margareth Boury, René Belmonte... Autores que moram em São Paulo, como Emilio Boechat, Nélio Abbade e Lauro César Muniz não puderam comparecer. Já Maria Cláudia Oliveira, uma das mais talentosas autoras do time da Record, não pôde ir por que o encontro foi no dia de folga da babá. Então a escritora teve que ficar em casa cuidando da sua filha Gabriela.

O sucesso de Chamas da Vida foi um dos assuntos mais comentados no almoço. A equipe de redatores está muito satisfeita com a repercussão da novela, mas se queixaram que têm trabalhado muito. É que uma série de contratempos fez com que vários capítulos fossem reescritos: acidentes e problemas de saúde com pessoas do elenco. Todo mundo no almoço elogiou a atuação dos atores André di Mauro e Letícia Colin, o pedófilo e a garotinha, atual casal-fetiche da TV brasileira. Mas também foi uma unanimidade as criticas a atuação de Roberto Bomtempo como o travesti Docinho, na mesma novela. “Ele está péssimo”. “Bomtempo destruiu o personagem”. “Aquele papel deveria ser do Gilberto Grawonski”. Foram alguns dos comentários...

Luiz Carlos Maciel, guru intelectual da maioria dos escritores presentes, foi o primeiro a chegar. Divertido, inteligente e bem humorado fez comentários pertinentes sobre os roteiros das novelas em cartaz. Já Doc Comparato, autor do mais importante livro sobre roteiros do Brasil, disse que está na hora de surgir uma nova geração de novelistas. Antonio Carlos Fontoura causou polêmica quando elogiou a novela Três Irmãs. “Adoro as novelas do Antônio Calmon. Sempre tem muita praia, surfe e garotas de biquíni. Acho relaxante e alto astral”, disse Fontoura, que já trabalhou com Calmon no cinema. “Quando conheci o Calmon ele nem era gay”, disse o roteirista provocando gargalhadas.

Um garçon foi convocado para fazer a foto do grupo no jardim do restaurante, com o Pão de Açúcar ao fundo. O vento que soprava da baía da Guanabara deu trabalho a Renata Dias Gomes. Ela não sabia se segurava sua vasta cabeleira ou sua minissaia, divertindo seus colegas com a dúvida. Vivian Oliveira contou que está grávida e foi muito paparicada, já que é muito querida por todos. Gustavo Reiz, um craque de histórias para adolescentes, contava do sucesso do seu último livro “Sonhos de umas férias de verão”. Conta a história de Marcelo Pitbull, um adolescente que muda sua vida quando se apaixona por uma garota durante as férias numa praia paradisíaca. Já Marcílio Morais e sua equipe eram só expectativa com a estréia do seriado A Lei e o Crime, dia 5 de Janeiro.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas