3.12.08

SÁBADO EM BOTAFOGO - Sábado passado houve almoço de confraternização da minha turma da faculdade. Alunos e professores reunidos num restaurante em Botafogo para contar novas e velhas histórias dos bons tempos do curso de Comunicação da PUC. Foi bem mais divertido do que eu imaginava. Uma alegria enorme em rever as pessoas e lembrar como foram felizes os anos que passei na PUC. Algumas pessoas eu não via desde a sala de aula, duas décadas atrás. Outras se tornaram amigas de toda a vida.

Da minha turma o aluno mais famoso é o jornalista Sidney Rezende. Lembro dele bem jovem, sempre adotando uma posição de liderança entre os alunos. Logo no começo do curso ele fundou uma revista, chamada Proposta e me convidou para escrever artigos. Até hoje, sempre que se envolve em algum projeto, ele sempre me chama para participar. Pela sua atitude na sala de aula e também pelo seu interesse pelo curso e pelos nuances do jornalismo, seus colegas nunca tiveram dúvidas que o Sidney seria um dos grandes. “Vocês ainda vão me ver apresentando o Jornal Nacional”, nos disse ele certa vez nos pilotis da PUC.

O mesmo Sidney Rezende jovial e falante esteve presente no almoço de confraternização de seus colegas de curso. Mesmo sendo o mais famoso da turma, ele fez questão de prestigiar seus antigos colegas de turma. Quando alguém elogiou sua jovialidade, sua pele jovem, seu sorriso franco e seu alto astral, ele comentou. “Fiz cinquenta anos esse ano. Eu, Madonna e a Bossa Nova”. Sidney lembrou histórias divertidas da nossa época da Faculdade e contou casos muito bacanas da PUC dos dias de hoje, onde agora é professor.

Foi muito bom rever a professora Rosangela Ainbinder, que eu não encontrava desde a sala de aula. Suas aulas eram cultuadas pelos alunos da minha turma. O pensamento do filósofo Nietzsche era assunto constante de suas aulas. Foi Rosângela quem nos apresentou o trabalho do artista MC Escher, cujas gravuras ela usava como referência para debates entre os alunos. A minha turma adorava a Rosângela, pois a considerava “muito louca”. Durante o almoço, quando perguntamos se ela ainda usava as ilustrações de Escher para estimular o debate entre os alunos, ela respondeu que sim. Mas que agora também usava o filme Matrix para discutir o pensamento Nietzsche.

O professor Silvio Tendler também estava no almoço. De todos os professores que já tive na vida, o Silvio é o que mais leva ao pé da letra sua função de Mestre. Sempre foi super atencioso com seus alunos, se sente responsável por eles. É cuidadoso, paternal. Gosta de orientar e acompanhar a trajetória de cada um depois que sai da Faculdade. É um sujeito que tem vocação pra professor e exerce seu ofício com uma atitude que sempre comoveu e impressionou seus alunos.

Moema Toscano foi outra presença que emocionou a todos. Uma professora que nos marcou muito com suas aulas precisas e conscientes. Sua atitude sempre elegante e firme foi um marco no nosso curso de Comunicação. Durante o almoço Sidney sempre se referia a nossa professora com muita reverência, muito carinho. E isso foi muito bonito. Foi bom poder admirar sua beleza e elegância através das marcas do tempo no seu rosto e nos seus cabelos imaculadamente brancos. O professor Bernardo Monteiro nos fez rir muito com suas histórias tragicômicas sobre o mercado imobiliário da zona oeste, onde tem uma construtora. E o professor César Romero Jacob nos deu uma aula de política, ao analisar o resultado das últimas eleições no Rio de Janeiro.

Conversei bastante com a Liliana Rodrigues, cuja presença deu muito charme ao nosso almoço. Liliana é uma pessoa divertida e alto astral. Durante o almoço nos falou de sua trajetória pessoal, de sua experiência como apresentadora do RJTV, do casamento, dos filhos homens que vivem lhe fazendo perguntas indiscretas. “Meus filhos são muito curiosos. Vivem me perguntando o que é que eu faço na cama, se eu transo assim, se eu transo assado. Fico sem saber o que responder”, dizia ela provocando gargalhadas. No almoço também estavam Maria Tereza Marques Moreira, Marilene Lopes, Roberto Faustino, Mary Anne Sá, Ligia Ortiz e mais um monte de gente.


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas