17.4.09




Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz. (Platão)



UMA NOITE INESQUECÍVEL – Foi uma única noite. Mas foi uma noite pra ninguém jamais esquecer. Toni Platão lotou o Canecão no show de lançamento do seu DVD que tem o singelo nome de Pros que estão em casa, título de uma das mais incríveis canções do seu repertório. Foi um show belo e comovente. Fiquei com os olhos cheios de lágrimas quando ele cantou The man who sold the world, a antiga canção de David Bowie. Puxa vida! Toni e sua banda parecem ter sido feitos um para o outro. Há um entrosamento perfeito entre o cantor e sua magnífica voz de tenor, e os instrumentos que o acompanham. O resultado disso é música no seu estado mais puro.


O artista e sua troupe, elegantemente vestidos de terno e gravata, pareciam totalmente à vontade no cenário criado por Gringo Cardia: vários abajures espalhados pelo palco, um sofá e cadeiras que piscavam como luzes de natal. Também haviam efeitos de iluminação num telão ao fundo. O efeito ficou bacana e conseguiu dar uma embalagem sofisticada e elegante ao show do grande cantor.


No repertório os clássicos da MPB e do pop internacional que Platão recria como se as canções tivessem sido feitas exclusivamente para ele. Tem desde Vênus, do Shocking Blue até Mares de Espanha de Ângela Ro Ro, passando por Impossível acreditar que perdi você, do Marcio Greyck e Come Together, dos Beatles, onde ele barbariza nos vocais. Because the night, de Patti Smith é um arraso. Calígula Free Jack é um escracho.


A platéia assistiu encantada. Muitos aplausos e vibração do público. Uma das espectadoras mais animadas era a escritora Maria Carmem Barbosa. A cada canção ela gritava bravo e beijava o marido Dartangan Júnior enquanto repetia: “ele é o máximo, ele é o máximo”! Depois, no camarim, bem humorada e divertida, Maria Carmem me contou que era a primeira vez que assistia o Toni ao vivo. “Vejo muito o DVD dele, que comprei depois da exibição no Canal Brasil. Toni é um fenômeno!”


Quem também viu o show do Toni Platão pela primeira vez foi a doce e bela Cynthia Howlett. Ela estava na platéia com seus longos cabelos, seu perfil de deusa grega e botas. Adoro garotas de botas. Quando a encontrei no camarim ela me deu abraço e falou: oi querido! Eu quase morro! Depois me disse que já conhecia o Toni pessoalmente há muito tempo, mas que nunca tinha assistido a nenhum show dele. “Achei incrível. Ele é realmente tudo o que falam”. Quando perguntei pela filhinha dela ela respondeu: "tá fazendo aniversário hoje. Dois anos". Junto com ela o marido Eduardo Moscovis, um dos caras mais bacanas do meio artístico.


A luxuosa platéia do Toni Platão também contou com a presença de Silvia Buarque e seu marido Chico Diaz. “Gostou do Toni cantando a música da tua peça?”, perguntei a Silvinha. “Cheguei atrasada e perdi esse pedaço do show”, me disse ela, meio frustrada por não ter conseguido vê-lo cantando Movimento dos Barcos, que foi a segunda música do roteiro. A gravação do Platão foi usada na trilha sonora da peça Um dia, no verão, de Jon Fosse, com direção de Monique Gardenberg e estrelada por Renata Sorrah e Silvia Buarque, que também era produtora da peça.


Um dia, no verão contava a história de uma mulher atormentada pela lembrança do marido que, vinte anos atrás tinha ido dar um mergulho na praia em frente a casa em que moravam e havia desaparecido no mar. Gabriel Braga Nunes fazia o marido. Silvia e Renata faziam a mesma mulher, em épocas diferentes. Um espetáculo belíssimo, que começava com a emoção de Toni Platão cantando Movimento dos Barcos. A canção é um clássico da música brasileira, lançada por Maria Bethânia no início da carreira.


Ney Matogrosso também foi dar um abraço em Toni Platão. “Ele tem uma voz incrível, o Toni é demais", me disse Ney. Dado Villa-Lobos fez uma participação especial no show, assim como Fausto Fawcett. Também estavam lá Fernanda Abreu, Leo Jaime, Leandro Verdeal, Carlos Laufer, Rogério Fróes, DJ Zé Pedro, Omar Salomão, Christine Fernandes, Floriano Peixoto e mais um monte gente...




MOVIMENTO DOS BARCOS

Estou cansado e você também
Vou sair sem abrir a porta
E não voltar nunca mais
Desculpe a paz que eu lhe roubei
E o futuro esperado que eu não dei
É impossível levar um barco sem temporais
E suportar a vida como um momento além do cais
Que passa ao largo do nosso corpo
Não quero ficar dando adeus
As coisas passando, eu quero
É passar com elas, eu quero
E não deixar nada mais
Do que as cinzas de um cigarro
E a marca de um abraço no seu corpo

Não, não sou eu quem vai ficar no porto
Chorando, não
Lamentando o eterno movimento
Movimento dos barcos, movimento...


Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas