17.8.09

FUI A RECIFE E ESCAPEI DOS TUBARÕES – Eu tinha esquecido como a cidade do Recife é bonita. Os rios que cortam a cidade, as pontes, a arquitetura da parte antiga, as praias, os coqueirais, os casarões... Fiquei encantado com a beleza da cidade onde passei minha infância. Olhei para tudo aquilo como se fosse a primeira vez. Na minha lembrança tudo parecia tão sem graça, mas agora, muitos anos depois, tudo me pareceu irresistivelmente belo. “Recife é uma segunda Paris...”, me disse o motorista de taxi quanto eu coloquei a cabeça fora da janela para admirar os prédios históricos vistos da ponte. E eu, que já estava pronto para uma temporada de férias em Paris, acabei mudando o destino depois de ouvir um apelo de minha irmã: você nunca vem visitar a gente! Não me arrependi. A cidade linda, as praias, o clima, a gastronomia, a cultura, os bofes...

Claro que muita coisa foi destruída. O massacre que foi feito na Praia de Piedade é algo imperdoável. As casas de praia com arquitetura dos anos 50 e os imensos coqueirais deram lugar a prédios medonhos, que agora estão ameaçados com a invasão do mar, que insiste em avançar em direção ao continente. O mesmo aconteceu com a Praia de Boa Viagem. Saudosista, fui dar um mergulho em frente ao Condomínio Transatlântico, formado por dois prédios de 16 andares, onde eu costumava ir quando tinha 14 ou15 anos. Na época esses edifícios eram os mais altos da orla, e muita gente já os considerava uma heresia. Pois bem. Ao lado deste condomínio, onde antes era um terreno baldio construíram um prédio de 39 andares. Como é que se constrói um prédio de 39 andares na beira da praia? Logo cedo o edifício derrama uma imensa sombra sobre a água do mar. Minha irmã me conta que o governo de Pernambuco acaba de sancionar uma lei proibindo a construção de edifícios com mais de dez andares na orla de Boa Viagem. É a Lei do Cinismo. Agora é tarde. Todas as casas da orla, com sua arquitetura que remetia à Cuba de Fulgêncio Batista, já foram demolidas e deram lugar a arranha céus medonhos.

E por falar em arranha-céus, está quase pronto um conjunto de dois edifícios perto do centro velho do Recife, que são idênticos ao World Trade Center. São prédios residenciais e, com eles, a Prefeitura pretende revitalizar o Cais de Santa Rita, zona portuária da cidade. Ao ver os dois edifícios tão parecidos com o World Trade Center eu disse para minha irmã que agora só estava faltando o ataque dos aviões. Vilma deu uma gostosa gargalhada...

Apesar da agressividade praticada pelo homem, a Praia de Boa Viagem continua maravilhosa. O lugar tem um astral gostoso. Uma calma. Uma falta de pressa. O mergulho no mar, é claro, tem que ser feito no raso. Os ataques de tubarão que causam pavor aos banhistas, agora também fazem parte do folclore da cidade. Camelôs vendem aos turistas uma camiseta onde se lê: Estive em Recife e escapei dos tubarões. A frase é ilustrada com um desenho de um tubarão com a mandíbula cheia de dentes, onde se lê, em letras menores: Da próxima vez te pego!


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas