31.1.11



O músico Joel Ferreira em fotos de Thereza Eugênia.


O VERÃO DE 2011 – O músico Joel Ferreira vive momentos de glória neste insensato verão de 2011. O palco em que costuma exibir o seu som, a calçada em frente ao hotel Arpoador Inn, se tornou o lugar mais badalado desta temporada de sol inclemente e entardecer de pura magia. É ao som do seu saxofone que os freqüentadores do point em frente ao Arpoador Inn admiram o pôr do sol. É ouvindo, ao longe, a música de Joel Ferreira que Gilberto Braga, vizinho do hotel, escreve cenas de sua divertida novela. Woody Allen adoraria conhecê-lo. Seu som mistura jazz e bossa-nova, deixando bem claro que é tudo uma coisa só. Música, divina música.


Joel toca na calçada do Arpoador Inn desde o verão de 2009. Foi quando conheceu a fotógrafa baiana Thereza Eugênia. Chique como só ela sabe ser, Eugênia estava tomando um Martini no bar do hotel, admirando o pôr-do-sol no mar ao longe, quando escutou aquela música maviosa brotando do saxofone de Joel. Ficou atordoada com a música e logo percebeu que havia um artista de talento à sua frente. Imediatamente sacou sua câmera e começou a fazer cliques e mais cliques. Naquele momento surgiu uma bela amizade. E Joel Ferreira se tornou muso de Thereza Eugênia, que passou a fotografá-lo com frequência.


O que Joel não sabia (e não sabe até hoje) é que Thereza Eugênia é queridinha dos grandes nomes da MPB. Já fotografou Marina, Ney Matogrosso, Zizi Possi, Simone, Ivan Lins, Nana Caymmi, Tom Jobim, Paulinho Lima, Edu Lobo e Roberto Carlos, só para citar alguns. Fez capas de discos que se tornaram clássicos da música brasileira. Foi amiga íntima do grande Guilherme Araújo e de seus pupilos Gal, Caetano, Gil e Bethânia. (Ela tem fotos incríveis de uma jovem Maria Bethânia nadando nua na piscina de sua mansão na Joatinga). Muito em breve ela vai fazer uma exposição no OI Futuro de Ipanema com seu arquivo secreto de astros da MPB.


Thereza Eugênia é uma fotógrafa brilhante.


Semanas atrás Thereza Eugênia fez um almoço para seu muso. Baiana arretada, foi para a cozinha e preparou um delicioso caruru com moqueca de peixe temperada no dendê. Tive a sorte de ser convidado para a inusitada tertúlia. Junto com a comida saborosa, tive o privilégio de ouvir o som magnífico do saxofone de Joel Ferreira. E isso não foi tudo. Além da música de Joel todos nós tivemos o prazer de ouvir a poesia maravilhosa de Helen Queiroz, mulher do artista. Joel é casado com uma poetisa muito talentosa. Helen além de escrever poemas belíssimos, sabe recitar os poemas com a intensidade de uma grande atriz. "Vocês deviam fazer um trabalho juntos, reunindo música e poesia", eu disse ao casal, enquanto me deliciava de música, poesia e caruru.


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas