13.5.11

































TERRA EM TRANSE - Os bombeiros do Rio de Janeiro fizeram uma passeata por melhores condições de trabalho. E eu estava lá, solidário com nossos heróis. Foi uma semana agitada politicamente no Brasil. Em Brasilia o embate entre os gays e os bolsonaros e também toda a questão envolvendo o Código Florestal. (Quem é Aldo Rebelo para afrontar a nossa querida Marina Silva?) Na Câmara Municipal a questão dos automóveis que mobilizou a mídia e a opinião pública da cidade. Mas, no meio de todas essas questões, a que eu mais me engagei, sem dúvida, foi a luta dos bombeiros. E eu adoro o corpo dos bombeiros.


"A gente vai fazer uma manifestação por melhores salários. Vai lá fazer umas fotos", me disse um amigo salva-vidas. E na hora da passeata lá estava eu com a minha câmera, acompanhando todo o movimento da tropa. Gritei palavras de ordem e cantei o Hino Nacional com meus amigos. Os bombeiros não se conformam com as mudanças feitas na Instituição pelo meu querido Sérgio Cabral. Poxa vida! O Cabral tirou o Corpo de Bombeiros da área de Segurança Pùblica e colocou a Instituição subordinada a Secretaria de Saúde. "Nós somos militares, não podemos ser comandados por um civil", me disse um deles com tristeza na sua voz máscula.


Coitados!


Havia neles uma vontade muito grande de lutar por seus direitos. Eu conseguia perceber que eles se sentiam, de verdade, preteridos no seu orgulho profissional. Havia uma tristeza na gritaria das reivindicações. Ao mesmo tempo, tudo era feito com uma alegria, uma energia, e isso dava um encanto especial ao movimento por eles criado. No meio da passeata os meninos faziam performances engraçadas, se jogavam no chão, praticavam exercícios. E também rezavam. Essa era a melhor parte. Todos se abraçavam e oravam compungidos. Rezei muito com eles.



Depois da passeata foi todo mundo acampar nas escadarias do suntuoso castelo onde fica a Assembléia Legislativa. A organização do movimento distribuiu barracas, colchonetes e travesseiros e todos se acomodaram do jeito que foi possível. Antes, porém, foi servido um lanche: sanduíches de mortadela, frutas e leite. Aos poucos o movimento do centro da cidade foi se esvaindo. A agitação deu lugar ao sossego. E na calma da noite do Rio só ficaram aqueles trabalhadores em busca de uma vida melhor.







Clique no link a seguir e veja o blog oficial da campanha dos bombeiros por melhores salários e melhores condições de trabalho. A luta dos bombeiros não está sendo fácil. Sergio Cabral mandou prender os líderes do movimento. Os que participaram da passeata estão sendo transferidos. O negócio é sério. http://www.sosguardavidas.com/





Assine a Petição Pública em favor dos bombeiros no link abaixo:



Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas