20.8.12















LINDA E LOIRA, MONIQUE VEREADORA - O que mais me impressionou no encontro promovido pela delegada Monique Vidal, para lançar sua candidatura a vereadora, foi o seu discurso. Não apenas o conteúdo, mas a forma, o linguajar, as palavras que ela escolheu para defender seus pontos de vista. Ela tem um discurso próprio, popular, feminista e, ao mesmo tempo, descolado, informal. "Como ela fala bem", pensei, enquanto ouvia seus argumentos. Logo depois, quando chegou sua vez de falar, o prefeito Eduardo Paes sugeriu aos demais políticos presentes que aprendessem a discursar com a policial. Então percebi que não fôra apenas eu quem tinha ficado impressionado com o discurso da moça.

"Se alguém tiver alguma dúvida com relação à minha pessoa, dê um google", disse a delegada, aos seus possíveis eleitores. E arrematou: "Nos dias de hoje, mulher nenhuma sai mais com um homem sem antes dar um google nele". 

(Eu nunca tinha pensado nisso dessa forma, mas o google é um tremendo X-9.)

Sou fã da delegada faz tempo. Desde quando ela apareceu no RJTV, gravidíssima, depois de prender um exímio lutador, que tinha se envolvido em confusões numa casa noturna. Eu achei interessante a sua figura feminina, aparentemente tão frágil, enfrentando com muita personalidade um simbolo da fortaleza masculina. Curioso é que hoje, mais de uma década depois, ela é casada com um dos grandes lutadores brasileiros, Gustavo Ximú.

Nelson Motta, que se inspirou nela para criar a "delegata" do seu livro Bandidos e Mocinhas, já disse que Monique Vidal deveria ser apresentadora de um desses programas de noticias policiais, que fazem tanto sucesso na TV. Uma espécie de "Wagner Montes  linda e loira".  Depois de conferir seu carisma falando para uma plateia, eu concordo com meu colega jornalista. A delegata seria um sucesso na TV.

"Que bom que você está aqui apoiando a Monique", me disse, gentilmente, o deputado federal Pedro Paulo, um dos principais articuladores da campanha. Foi ele, junto com seu inseparável amigo Eduardo Paes, quem concebeu a candidatura da policial. "Nós vimos na Monique a possibilidade de uma aquisição muito positiva para a câmara dos vereadores. É competente, talentosa e tem um sério compromisso com a ordem pública", disse, em seu discurso.

Eu sou fã do Pedro Paulo, que nos últimos quatro anos atuou como chefe da Casa Civil da prefeitura. Acho ele bonito, charmoso e sexy, com aquela franja lhe caindo sobre a testa. E tem fama de competente e profissional. (Já dei um google nele...) Há quem diga que, na prática, é ele quem administra o Rio. O Eduardo Paes seria o político, mas o real administrador é ele. Eu diria, apenas, que eles formam uma grande dupla.

Na sua vez de falar Eduardo Paes elogiou a delegada e explicou, para uma platéia onde a maioria eram policiais, por que achava importante alguém com o perfil da Monique no Palácio Pedro Ernesto. "Nós sabemos que muitas vezes a criminalidade elege candidatos que usam o sagrado espaço da Câmara para atividades criminosas". Ele estava se referindo diretamente a um vereador, eleito com o apoio de milícias na zona oeste, preso no ano passado, que usava seu gabinete no nono andar da Câmara para se reunir com milicianos.

Eduardo Paes também pediu votos para sua própria candidatura. Não fez nenhuma referência aos seus concorrentes. Falou apenas sobre o que considerava "os pontos positivos" da sua administração e sobre o que ele gostaria de fazer num segundo mandato. Foi um discurso alegre, otimista e cheio de paixão pela cidade.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas