13.9.12


Elegância é a arte de não fazer nada igual aos demais, parecendo que se faz tudo da mesma maneira que eles. (Honoré de Balzac)

A COMÉDIA DESUMANA – Minha querida e adorada Hildegard Angel faz aniversário no dia 24 de Setembro, mas as comemorações começaram segunda-feira, com um lindo concerto da pianista Fernanda Canaud, na Casa de Rui Barbosa. Foi uma homenagem à jornalista orquestrada pelo seu amigo Sergio Costa e Silva, idealizador do projeto “Música no Museu”, que promove apresentações de música clássica nos museus da cidade, sempre na hora do almoço.

Fernanda Canaud é uma exímia pianista e tocou apenas peças de compositores brasileiros: Villa-Lobos, Francisco Mignone, Radamés Gnatalli... A música mais bonita, entretanto, foi uma peça da própria pianista, chamada “Amor para sempre”, composta em homenagem ao marido. Uma linda canção de amor...

O teatro da Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, estava lotado. Todas aquelas personagens que permeiam a coluna da Hilde estavam lá, se deliciando com os lindos acordes executados pela pianista. Depois, ao ser homenageada com um discurso do anfitrião, Hildezinha revelou que, em breve estará lançando o seu livro de memórias, que vai se chamar A Comédia Desumana. "Mas ninguém aqui precisa ficar preocupado, pois a proposta do livro não é deixar meus amigos de saia justa", disse com seu humor todo especial.

No seu livro  Hilde vai falar de sua infância numa Ipanema idílica e a juventude marcada pela repressão do governo militar que atingiu fortemente sua família. Mas, também é desse período, algumas das lembranças mais felizes da sua vida, graças ao seu trabalho como atriz. A vida boêmia com artistas importantes daquele período, quando atuou em mais de uma dezena de peças de teatro. Chegou a trabalhar na primeira versão da novela Selva de Pedra, ao lado de Regina Duarte e Dina Sfat.

Sua trajetória como jornalista promete render boas histórias sobre os bastidores da imprensa carioca. O seu início como colunista de TV, quando foi a Patrícia Kogut de sua época. Certa vez, publicou uma nota de que a Globo não ia renovar o contrato do Carlos Eduardo Dolabella e foi destratada pelo ator, quando o encontrou numa estreia. Também vai contar como a imprensa manipulou as noticias por ocasião da morte da Cláudia Lessin. Desde o início os jornalistas sabiam que ela não tinha sido assassinada, apenas morrido de overdose. Mas decidiram sacrificar o Michel Frank, apontando-o como criminoso, porque essa versão era mais lucrativa, vendia mais jornais.

Em sociedade, tudo se sabe...

Seu livro certamente será um sucesso. Quando tive o privilégio de trabalhar sob o seu comando, no Jornal do Brasil, ela sempre me contava muitas histórias dos bastidores do jornalismo. Hilde é uma jornalista talentosa, perspicaz e que tem vocação para a profissão que escolheu. Além disso, ela cada vez escreve melhor. Seu texto hoje está muito mais apurado, enxuto, informativo e consistente. A Comédia Desumana certamente será um grande sucesso...  

Feliz aniversário, Hildezinha!

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas