5.10.12


FILME NA PRAIA - Um dos eventos mais incríveis do Festival do Rio foi a exibição do primeiro filme de Hitchcock, "The Pleasure Garden", com a Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem tocando ao vivo a trilha sonora. A música foi composta especialmente para o filme por esse jovem da foto acima, Daniel Cohen, um músico de apenas 24 anos. "Eu assisti ao filme dezenas de vezes e fui compondo a música aos poucos", me disse ele, depois da sessão. Parecia feliz por estar participando do evento. Foi a primeira vez que o filme foi exibido fora da Inglaterra. Na verdade, depois de restaurado, ele foi exibido apenas três vezes em Londres.

The Pleasure Garden tem uma linda fotografia. É cheio de climas e a música realça esse aspecto. O suspense, característica do cineasta, já está presente com muita verdade. O filme já nasceu sendo um "típico Hitchcock". Tem uma sequência em que um homem afoga uma mulher no mar que é impressionante. E o estilo com que ele, no futuro, iria filmar Grace Kelly e Kim Novak, já está presente na sua estreia como diretor. 

Quando eu conversava com Daniel Cohen depois da sessão, disse que gostava muito de trilhas de filmes. E comentei que um dos meus compositores era o Angelo Badalamenti.  Cohen arregalou os olhos, surpreso, e me disse que simplesmente adorava o Badalamenti. "Em alguns momentos da minha composição eu me inspirei na trilha que ele compôs para Blue Velvet", disse. Jerry Goldsmith é outro compositor que ele curte. "A música do filme Aliens é sublime", afirmou o jovem talentoso.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas