12.10.12








LUTA EM FOTOS – Marcelo Alonso é um dos fotógrafos que mais admiro. Acompanho com atenção seu trabalho desde o início. Ele é um dos fundadores da revista Tatame, a bíblia das artes marciais. A primeira publicação nacional dedicada a registrar o mundo das lutas e dos lutadores. A primeira vez que eu vi o Vítor Belfort, então com 17 anos, foi numa foto dele, publicada na Tatame. Lembro que comprei a revista e mostrei para meu amigo Antônio Calmon. “Olha como esse lutador é bonito!” E era mesmo. Aos 17 anos, fotografado por Alonso, o Vitor realmente era um rapaz belíssimo.

Essa foto, do Vitor treinando com Carlson Gracie, e muitas outras que contam a história das artes marciais no Brasil nos últimos vinte anos, estão na exposição 20 anos de lutas: do Vale Tudo ao MMA, que reúne fotos de Alonso e de seu colega Susumu Nagao. Nesse período Alonso fotografou tudo o que aconteceu nessa atividade esportiva. Todos os campeonatos de jiu-jitsu, os primeiros torneios de vale-tudo, até chegar ao profissionalismo do MMA. Viajou para todos os lugares do mundo fotografando o que gostava, já que ele mesmo luta jiu-jitsu. Tóquio, Las Vegas, Barcelona, Londres, Chicago, Manaus, Paris...  Onde houvesse um campeonato Alonso estava lá, com sua câmera, registrando os lutadores em seus melhores ângulos.

De tanto encontrá-lo em campeonatos, acabamos ficando amigos. E tenho muito orgulho da sua amizade. Alonso é um sujeito fabuloso. Um homem tranqüilo, que vive para sua arte. Além disso, é um jornalista brilhante, que fundou a revista Tatame num momento em que os espetáculos de luta e os lutadores eram vistos com preconceito e desconfiança pela mídia e pelos patrocinadores. Ele acreditou naquilo. Teve feeling! Sabia que um dia o Brasil iria parar para ver os shows de luta. E estava certo. Investiu no seu trabalho, naquilo em que acreditava, e hoje pode colher os frutos do seu sonho.

A exposição de fotos de Marcelo Alonso está em cartaz no Shopping Rio Sul. Fotos como essas vistas logo abaixo.

  



Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas