12.2.14


Viver é aprender a medida das coisas.

NÃO É POR VINTE CENTAVOS! – O prefeito Eduardo Paes publicou no Facebook nota de pesar pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes. Muito elegante da parte do prefeito. Mas, não podemos esquecer que nada teria acontecido ao cinegrafista se Eduardo Paes não tivesse aumentado as passagens de ônibus. Nesse momento em que a mídia destaca de forma implacável a prisão do rapaz que teria lançado o rojão que atingiu o profissional da imprensa, é importante lembrar que o estopim de todos os acontecimentos foi o o aumento das passagens de ônibus, autorizado pelo Prefeito Eduardo Paes.

Há pouco mais de seis meses quase acontece uma revolução nesse país por conta do aumento das passagens de ônibus em São Paulo. “Não é por vinte centavos”, gritavam os manifestantes por todo o país, numa referência ao valor do aumento da tarifa do transporte público. Foi, no mínimo, falta de sensibilidade com a opinião pública a atitude de Eduardo Paes. Seu decreto autorizando o aumento das passagens é que provocou toda essa confusão. Vale lembrar que parecer do Tribunal de Contas do Município recomendava que o valor da passagem deveria diminuir. Mas o prefeito, atendendo seus interesses políticos, decidiu aumentar o valor.

Certamente Eduardo Paes apostou naquela teoria furada de que o brasileiro não tem memória. Ou então acreditou demais na sua esperteza política. Achou que ia aumentar o valor das passagens de ônibus e ia ficar por isso mesmo. Acreditou que as manifestações eram coisa do semestre passado e que não ia acontecer nada de anormal. O fato é que sua atitude resultou numa manifestação onde aconteceu a morte de um profissional da imprensa. A mídia, de um modo até compreensível, por ter se sentido diretamente atingida, só está preocupada em crucificar aquele que teria acendido o rojão que atingiu o cinegrafista. E, de forma cega e tendenciosa, está ignorando o estopim dos acontecimentos: o aumento das passagens.

O incidente que resultou na morte do cinegrafista merece uma reflexão. Há pouco mais de seis meses o país viveu momentos de tensão com uma série de passeatas e manifestações, com diversas reivindicações do povo brasileiro. Era de se esperar que depois de tudo aquilo acontecessem mudanças no governo, nos partidos políticos, no modo das autoridades lidar com as aspirações da sociedade. Mas, nós podemos observar claramente que nada mudou. E a atitude do Eduardo Paes é um exemplo claro disso.

Para os políticos brasileiros, foi como se não tivesse acontecido nada. Seja a nível municipal, a nível estadual ou a nível federal, não houve mudança alguma. Da presidente da república, ao mais reles dos vereadores, foi como se as manifestações tivessem acontecido em outro planeta. Todos ignoraram solenemente tudo o que houve no Brasil durante a Copa das Confederações. Dilma Roussef e todos os outros agem como se aquilo não tivesse nada a ver com eles. Todos fizeram ouvidos moucos aos gritos de desespero do povo brasileiro.

É sintomático que tudo isso esteja acontecendo no ano em que se comemora os 50 anos do governo militar. É chegada a hora de se fazer uma grande reflexão sobre a democracia brasileira. Será que vivemos mesmo uma democracia?   


Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas