12.5.14


A COPA VEM AÍ - Alguma coisa me diz que a Copa do Mundo de 2014, vai ser a maior e melhor Copa do Mundo de todos os tempos. Tem tanta coisa jogando contra que parece que tudo vai dar errado. Inúmeras ameaças de greves e protestos. E muita gente dizendo que não se importa com a seleção. Eu entendo e até concordo com muitas coisas. Mas, da mesma forma como o governo, os políticos, os empreiteiros e os corruptos estão tentando tirar proveito da Copa do Mundo, tem muita gente, do outro lado, tentando fazer a mesma coisa. Aproveitar o evento para adquirir visibilidade para seus interesses pessoais, reivindicações trabalhistas e projetos políticos. Não existe nada mais reacionário do que esse movimento "Não vai ter Copa". Não aguento mais essa ladainha de gente que fica dizendo que o governo deveria ter investido o dinheiro gasto na Copa com saúde e educação. É verdade. Mas, ao mesmo tempo, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ou melhor, uma coisa não impede a outra. Acontece que o nosso modelo político-governamental faliu. Temos que começar do zero e, talvez para isso, seja preciso que haja derramamento de sangue. Mas, por favor, só depois da Copa.

Acontece que o futebol é muito maior do que tudo isso. Como disse Nelson Rodrigues, "o futebol não é o fim do mundo, é algo muito maior do que isso". É maior que a arrogância da Fifa, maior que a corrupção do governo brasileiro, maior do que os revoltados que querem quebrar tudo, maior que os aproveitadores que querem fazer greve durante a competição...  É mais, melhor e maior que tudo!

Quando a bola começar a rolar e aquele bando de homens bonitos começar a correr atrás da bola, em busca do gol, nada mais vai ter importância de verdade. Apenas os resultados dos jogos. Quem vai ser campeão? Quem tem o melhor time? Qual a maior ameaça a seleção brasileira?

Poxa vida! A gente esperou tanto por isso. Uma Copa do Mundo no Brasil! A de 1950 foi há tanto tempo...  E na hora H surge esse clima de revolução. Nem pensar! Quero a revolução depois da Copa, durante a campanha política para a próxima eleição. Mas, durante a Copa do Mundo eu só quero saber das  pernas dos jogadores, dos gols, do colorido das camisas, das farras depois dos jogos do Brasil, das notícias dos bastidores...

Tenho fé que tudo vai dar certo! 

Nenhum comentário:

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas