20.9.14



PRÊMIO FELIX - A edição 2014 do Festival de Cinema do Rio chega com uma novidade que já está dando o que falar. Esse ano o festival instituiu o Prêmio Felix, que vai ser concedido ao melhor filme com temática gay. A ideia foi copiada do Festival de Berlim, que anualmente distribui o prêmio Teddy a filmes com essa característica. A organização diz que escolheu o nome de Prêmio Félix, por que a palavra felix significa feliz em latim. Mas a comunidade gay logo associou o nome ao personagem da novela Amor à vida. Só falta agora a produção do festival convidar Mateus Solano para entregar o troféu ao vencedor.

Um dos mais fortes candidatos ao Prêmio Felix é o documentário "Favela Gay", produzido por Cacá Diegues e Renata Magalhães. É um filme sobre os gays que vivem nas favelas do Rio, transitando no mundo do samba, dos bailes funk, nas dificuldades cotidianas e na violência do tráfico. Outro brasileiro com chances de ganhar o Prêmio Felix é o documentário de Candé Sales "Para sempre teu, Caio F", sobre Caio Fernando Abreu, um dos mais talentosos escritores brasileiros da segunda metade do século 20, que foi vítima da AIDS.

A fotógrafa americana Nan Goldin também é alvo de um documentário que destaca o seu trabalho na comunidade gay dos Estados Unidos, principalmente nas décadas de 70 e 80 do século passado, quando se dedicou a fotografar a vida e os costumes dos homossexuais americanos. Já o filme "Sobre Susan Sontag" traça um perfil da escritora americana, analisa sua obra e abre o jogo sobre os romances que ela teve com várias mulheres. O costureiro francês Christian Dior tem sua vida e seu trabalho esmiuçados em "Dior e Eu", assim como David Bowie cuja carreira e vida pessoal são retratadas no filme que leva o seu nome.

Mas nem só de documentários vive o Prêmio Felix. "Feriado", de Diego Araújo, vem do Equador para mostrar que o cinema latino está em grande forma. O filme narra a história de um garoto rico que, ao passar o feriado no campo, descobre o amor nos braços de um ingênuo camponês. Tem também "O pacote completo", de Dóris Dorrie; o coreano "Vôo noturno"; "O cheiro da gente", um filme sobre skatistas de Larry Clark, o mesmo diretor de Kids; "A camareira" que deu a atriz Vicky Krieps o prêmio de melhor atriz no Festival de Munique. E muitos outros...

Veja aqui sete minutos de cenas do filme de Larry Clark, rodado em Paris.





"Feriado", representante do Equador no Festival de Berlim, promete ser um dos destaques do Festival do Rio, que começa dia 24 de setembro.




Dirigido por Rodrigo Felha, "Favela Gay" mostra como é a vida dos gays nas favelas do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas