25.9.21

Simone de Beauvoir nas telas do cinema






 


O INFERNO SÃO OS OUTROS - A grande dama do existencialismo Simone de Beauvoir será personagem do filme "An Ocean Apart", do diretor Fredéric Garson. Nas telas Simone será interpretada por Charlotte Gainsbourg, filha dos ícones da cultura francesa dos anos de 1960 Serge Gainsbourg e Jane Birkin. (Lembram da música Je t´aime moi non plus?) No filme, Jean-Paul Sartre, marido de toda a vida de Simone, terá um papel secundário. O filme vai contar exatamente o romance extraconjugal de Simone com o escritor americano Nelson Algren. Que tal?

O roteiro é inspirado no livro "Um amor transatlântico - Cartas a Nelson Algren", publicado pela Editora Gallimard, que reúne as cartas apaixonadas que Beauvoir escreveu para o amante americano. Mesmo sem conseguir abandonar Sartre, Beauvoir manteve o seu relacionamento com Algren, com quem trocava cartas apaixonadas. Uma paixão quase adolescente, apesar dela já ter quarenta anos quando se conheceram.

Escritor e jornalista, Nelson Algren é autor do livro "O homem do braço de ouro", que resultou no famoso filme de mesmo nome estrelado por Frank Sinatra e que tem uma das trilhas sonoras mais famosas do cinema americano. No final da década de 1940 Beauvoir viajou aos EUA e conheceu Algren em Chicago. Viveram uma paixão intensa, viajaram juntos pela América Latina. Ela ficou encantada pelo tipo que ele reapresentava: um intelectual de esquerda charmoso e contestador, que vivia sendo perseguido pelo FBI. De volta à França e aos braços de Sartre fez do amante um personagem do seu livro Os Mandarins. Ou seja, Simone era uma danadinha! No filme Nelson Algren vai ser interpretado por Matt Dillon. Mas ainda não foi divulgado  o nome do ator que vai fazer Sartre.




Nenhum comentário:

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas