2.8.02





Durante a minha viagem à Cuba em Janeiro eu conheci Janete, uma Mãe de Santo brasileira, filha de Olga do Alaketo, da Bahia. Ela é conhecida pelos seus filhos de santo como Ia. Ela estava em Cuba fazendo pesquisa sobre os cultos de descendência afro, muito praticados na terra de Fidel Castro. Ficamos hospedados no mesmo hotel e conversamos muito em diversas oportunidades. De volta ao Brasil nos falamos várias vezes por telefone e essa semana ela me ligou me convidando para um evento religioso em sua casa. A festa do caboclo.


O caboclo é uma entidade essencialmente brasileira. No salão da casa, na Ilha do Governador, uma figura do caboclo, em tamanho natural, se fazia presente com um aspecto de imponência e serenidade. O espaço todo decorado com plantas tropicais e muitas flores. Dezenas de cachos de uvas pendiam do teto, todo coberto com folhas. Um grupo de percussionistas tocava as músicas para o ritual. Músicas belíssimas que exaltavam o poder e a força do caboclo.


Os rituais religiosos da cultura afro-brasileira sempre me fascinaram. As músicas, as roupas, a relação com a comida. E foi com grande prazer que participei da festa do caboclo. Quando cheguei todos já estavam reunidos em volta do altar onde ficava a figura do caboclo, fazendo a louvação, cantando as músicas puxadas pelos percussionistas. Logo depois chegou Janete, a grande sacerdotisa do evento. Vestida com uma belíssima roupa de inspiração indígena e um bonito cocar de penas coloridas. Era uma outra mulher, diferente da Janete que conheci em Havana. Naquele momento ela era apenas a sacerdotisa que fazia a ligação entre o caboclo e seus discípulos. Cheia de energia e força, ela puxava as músicas e discursava para os presentes, fazendo referência a cada um, sempre no ritmo das canções. Depois distribuiu frutas para todos. Muitas frutas. Ao fim do ritual cada pessoa foi embora carregando bolsas de supermercado carregadas de frutas. Frutas que representavam alimento para o corpo e para o espírito. E luz para iluminar a estrada da vida.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas