17.8.02



A house by a road de Edward Hopper

A CIDADE E OS LIVROS é o titulo do novo livro de poemas do escritor Antonio Cicero . A animada noite de autógrafos foi na Livraria Argumento no Leblon. Antonio Cicero é o mais representativo poeta brasileiro da nossa época. Seus poemas definem com muita precisão a paixão e a beleza na vida contemporânea.

O GRITO

Estou acorrentado a este penhasco
logo eu que roubei o fogo dos céus.
Há muito tempo sei que este penhasco
não existe, como tampouco há um deus
a me punir, mas sigo acorrentado.
Aguardam-me amplos caminhos no mar
e urbes formigantes a engendrar
cruzamentos febris e inopinados.
Artur diz "claro" e recomenda um amigo
que parcela pacotes de excursões.
Abrutres devoram-me as decisões
e uma ponta do fígado mas digo:
E daí? Dia desses com um só grito
eu estraçalho todos os grilhões.



Dancers de Edgar Degas


INVERNO

No dia em que fui mais feliz
eu vi um avião
se espelhar no seu olhar até sumir


de lá pra cá não sei
caminho ao longo do canal
faço longas cartas pra ninguém
e o inverno no Leblon é quase glacial.



Há algo que jamais se esclareceu:
onde foi exatamente que larguei
naquele dia mesmo o leão que sempre cavalguei?


Lá mesmo esqueci
que o destino
sempre me quis só
no deserto sem saudades, sem remorsos, só
sem amarras, barco embriagado ao mar



Não sei o que em mim
só quer me lembrar
que um dia o céu
reuniu-se à terra um instante por nós dois
pouco antes do ocidente se assombrar

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas