15.9.02





Martin and Beggar de El Greco


Marcelo Balbio comemorou seu aniversário sexta-feira e recebeu amigos no seu simpático apartamento, debruçado sobre uma bonita área verde do bairro de Ipanema. Marcelo é um sujeito super alto astral e gente boa. Além disso, tem uma coisa que adoro nele que é o seguinte: ele tem uma atitude moderna diante da vida. Pois a festa dele tinha exatamente esse clima de alto astral e modernidade.


A noite estava fria e choveu um pouco. Da sala do seu apartamento podíamos ver a chuva através da luz da iluminação pública, regando a belíssima amendoeira que ficava bem em frente à janela. Parecia um efeito especial criado pela natureza para dar um clima a festa. Um espetáculo lindo de se ver. Lá dentro bom papo, boa música, boa comida e boa bebida.


Foi na festa do Marcelo que conheci a simpática jornalista Cora Ronai. Para mim foi uma honra, já que ela, além de ser uma especialista em internet e de tudo o que tem a ver com computadores, é uma entusiasta do mundo dos blogs. Ela tem um blog ótimo, transformou sua coluna no Globo no primeiro blog em mídia impressa e acompanha com interesse o andamento de todos os blogs disponíveis na rede.


Eu fico super feliz quando alguém me diz que visita o meu blog. “Ainda ontem visitei o teu blog”, me disse Cora, enquanto saboreava os deliciosos petiscos da festa do Marcelo. Ela falou que adorava conhecer as pessoas que tinham blogs. Falou sobre a Meg, que tinha visitado há poucos dias e que tem um dos blogs mais interessantes da rede. Falamos sobre Marina W e seu fantástico Blowg. E sobre o Victor, blogueiro que a tinha convidado para uma festa mas que ela não pôde ir porque ele mora em São Paulo. Ela citou o fato de que, através dos blogs, as pessoas podem demonstrar aspectos do seu caráter e da sua personalidade que elas não conseguem demonstrar através de sua vida cotidiana. Isso significa que essa tecnologia realmente expandiu as possibilidades das relações humanas.


Conversamos um bom tempo, como se fôssemos velhos amigos. Ela também me contou que está começando a escrever um romance policial ambientado no mundo da internet e que ela vai usar como gancho o uso dos e-mails. Fiquei fascinado com a idéia. Primeiro, porque eu sou um apaixonado por livros. Segundo, porque eu acho que a internet oferece um enorme leque de possibilidades para a literatura.


A carta, sempre foi um gancho perfeito para a literatura. Seja nas novelas policiais de Agatha Christie ou nos maiores clássicos da literatura universal, a carta sempre foi utilizada como uma forma de resolver tramas intricadas, ou solucionar apaixonantes histórias de amor. Mesmo nas novelas de TV, a carta foi por diversas vezes utilizadas para criar suspense e mobilizar o telespectador para o próximo capítulo. Por isso, acho a idéia da Cora Ronai de apimentar sua trama policial utilizando e-mails, extremamente oportuna.


Comentei com ela que Marina W também está escrevendo um livro inspirado na internet. Só que o livro da Marina, chamado Vila Italiana, é uma história eletrizante ambientada no mundo dos blogs. São vários personagens, que se relacionam através de seus blogs. Só que, um dos personagens manipula os outros através dos textos que publica no seu próprio blog.


Cora também me contou que o jornal O Globo encomendou a quatro jornalistas que não trabalham na área de política a escreverem cada um, um perfil sobre os quatro candidatos à presidência da República. Cora que é especialista em informática foi convocada a escrever um perfil do José Serra. Assim, ela tem acompanhado o candidato e ficado bem perto dele. Foi acompanha-lo num corpo-a-corpo em Cuiabá que foi um sufoco. A cidade é muito quente e o candidato passou o dia inteiro em contato com a multidão. Todo mundo exausto. Os seguranças, os câmeras da TV, os jornalistas. E o José Serra na maior animação, adorando aquilo tudo.

Madonna vem aí...

 

Postagens mais vistas