17.3.03

MULHERES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS - Um mergulho imenso nas relações humanas, à partir do universo feminino, resultaram nos dois mais importantes filmes deste século 21: AS HORAS e FALE COM ELA. São dois filmes que demonstram uma enorme paixão pelas mulheres. Amor, carinho e compreensão, de uma forma como jamais foi mostrada na criação artística. O curioso é que ambos os filmes tem por trás da criação artistas gays. O que só faz mostrar como os homossexuais amam as mulheres. Muito mais do que qualquer homem heterossexual já pode demonstrar.


AS HORAS é uma adaptação do livro homônimo do escritor Michael Cunningham. No começo de sua carreira, quando lançou seus primeiros livros, Mr. Cunningham costumava ser definido pela mídia como um “escritor gay”, por ser homossexual e ter o universo gay como ponto de partida de suas obras. Só que, ele cresceu tanto como escritor, sua literatura se tornou tão maior do que qualquer rótulo, que a própria mídia passou a se sentir constrangida em classifica-lo como um “escritor gay”. Agora o define apenas como o maior escritor americano da atualidade. Em AS HORAS, os conflitos das relações humanas e a perplexidade do homem diante dos reveses da vida são mostrados com grande sensibilidade e sob uma ótica deveras original. E para isso, o escritor usa como recurso o seu amor pelas mulheres. O seu desejo de que elas acertem, sejam felizes e vivam suas vidas muito além do que o mundo masculino possa determinar.


FALE COM ELA é dirigido por Pedro Almodóvar, um cineasta homossexual, que dedicou sua filmografia a vasculhar com muito talento e carinho o mundo surpreendente das mulheres. O roteiro de Fale Com Ela foi escrito em Salvador, na casa de Caetano Veloso, onde o cineasta esteve passando férias. Mas, algo do livro de Michael Cunningham deve tê-lo inspirado na realização do filme. Tanto que, numa cena de Fale Com Ela, aparece de forma bem clara, um exemplar do livro As Horas, na cabeceira de um personagem.


O mais importante nesses dois filmes é a maneira adulta e profunda com que eles fazem seus questionamentos. São filmes que, de maneira inquestionável, nos dão prazer. Mas, muito mais do que prazer, são filmes que nos fazem pensar sobre a vida. São filmes que nos fazem refletir sobre nós mesmos e sobre a humanidade. São filmes que nos fazem aprender. Ao sair do cinema o espectador tem a absoluta certeza de ter aprendido mais sobre si e sobre o destino do ser humano.

Baseado meu amor...

  O STF discute a descriminalização da maconha. Num momento em que as grandes cidades brasileiras vivem num clima de guerra civil por conta ...

Postagens mais vistas